Se sua ideia de férias perfeitas são de frente para o mar e com o sol brilhando durante boa parte do dia, temos aqui 5 motivos para curtir o verão europeu em Menorca na Espanha. Pequenas praias de águas verdes, calmas e cristalinas formam o cenário deste trecho das Ilhas Baleares, a apenas 25 minutos de balsa de Ibiza.

Menorca na Espanha

As praias mantêm uma atmosfera selvagem e em boa parte do ano estão desertas. Conhecida como “a ilha do vento”, Menorca tem muitos atrativos naturais e históricos, como o Forte Marlborough, erguido por britânicos no século 18, em Maón; ruínas de construções do ano 1.000 a.C; e cultivo de árvores de zimbro que resultam em um dos melhores gins do mundo, feito pela tradicional destilaria familiar Xoriguer, uma das atrações turísticas locais.

Se esses pequenos detalhes já despertaram sua curiosidade, bora saber mais:

1. Acesso a praias lindas e sossegadas

Menorca tem o maior número de praias das Ilhas Baleares e uma é mais bonita do que a outra. Para citar apenas algumas das opções, a Cala Pilar tem uma fonte de água potável, muito utilizada pelos banhistas; a praia Macarelleta é bem pequenina, cercada de rochedos e vegetação; a Cala en Bosch e a Cala Presili tem águas bem translúcidas e azuis. Todas são relativamente pequenas e por isso chamadas de “cala”, que significa prainha.

2. É uma Reserva da Biosfera

Devido sua biodiversidade, Menorca é considerada uma Reserva da Biosfera, título atribuído pela Unesco a cerca de 400 lugares no mundo. O fato redobra a atenção das autoridades para a preservação da fauna e da flora, incluindo espécies endêmicas como o lagarto balear e 24 tipos de orquídeas.

3. Tem um bar escondido numa rocha 

As cavernas de Menorca não são meras formações naturais. Algumas delas escondem bares com um visual imperdível para o mar, como é o caso da Cova d’en Xoroi, em Taula. Aproveite para conhecer o sítio arqueológico Talayot de Trepucó, com várias esculturas rochosas que possuem mais de 3 mil anos de história em seu DNA.

4. É sua chance de ver uma praia de areia vermelha

Selvagem, a Cala Pilar passa boa parte do ano com cavalos sendo os únicos visitantes. Além de ter uma fonte de água potável, impressiona por sua paisagem, formada por águas azuis em contraste com as areias avermelhadas. Os ventos são fortes e as ondas moderadas. O acesso é somente por barco ou longas caminhadas.

5. Ciudadela é um poço de charme

É a segunda maior cidade de Menorca e seu legado histórico é muito charmoso. Com atmosfera medieval, tem pequenas vielas que lembram a atmosfera romântica e descontraída Itália. Tem uma famosa festa de São João e de seu porto partem diversos barcos rumo às praias deslumbrantes.

Post por Brunella Nunes
Fotos via

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.