Sol, mar e água fresca! Se você adora curtir o litoral paulista, hoje vai conhecer algumas das melhores praias de Peruíbe para aproveitar os dias quentes no maior estilo!

Com 32 km de praias e os menores índices de poluição do litoral paulista, Peruíbe é um destino que realmente encanta os visitantes. Com estrutura completa para receber os turistas, a cidade, localizada a 140 km de distância de São Paulo, vem se tornando um destino de verão excelente para os paulistanos.

Onde se hospedar em Peruíbe? Encontre aqui hotéis e pousadas com diárias que cabem no seu bolso

Praias de Peruíbe para conhecer

Prepare sua roupa de banho e protetor solar: é hora de curtir o litoral paulista!

1. Praia do Centro

praias em peruibe
Foto: Wikimedia Commons

A praia central de Peruíbe fica sempre cheia tanto na alta quanto na baixa temporada. Mas, não é para menos: com um mar bem gostoso para tomar banho e bons restaurantes na orla, a região encontra-se sempre movimentada.

Pelo fato de ficar na região central da cidade, dar um pulinho e curtir o mar calmo ou simplesmente ficar pegando um sol na extensa faixa de areia é uma boa pedida.

10 cidades para fazer um bate-volta de São Paulo e aproveitar os dias de folga

2. Praia do Costão

Em volta desta linda praia ficam costões rochosos que praticamente emolduram o mar. A areia fina e clarinha ajuda a deixar o visual ainda mais bonito.

Por ser uma das praias mais fáceis de chegar, o Costão fica sempre bem cheio de turistas e moradores locais que literalmente se jogam nas águas tranquilas da Praia do Costão. Leve protetor solar e também repelente, isso porque a região tem bastante pernilongos.

Roteiros de até 7 dias para curtir a natureza no Brasil

3. Prainha

praias em peruibe
Foto: Wikimedia Commons

Entre o Costão e a Praia do Guaraú é possível encontrar uma das praias mais bonitas de Peruíbe: a Prainha. Com 345 metros de extensão, essa praia é uma das mais frequentadas na região graças às suas águas clarinhas e vista panorâmica para a cidade.

Após caminhar por uma trilha bem sinalizada, desça uma escadaria entre casarões e chegue a esse paraíso! Aproveite as condições do mar para fazer stand-up paddle ou dar uma voltinha de caiaque!

Estando na areia, você consegue avistar o famoso castelinho medieval que fica no alto e no meio da mata. O castelo está abandonado e não pode ser visitado, somente apreciado.

13 lugares para curtir o verão em São Paulo

4. Praia de Guaraú

praias em peruibe
Foto: Wikimedia Commons

A 8 km do centro de Peruíbe fica um dos destinos mais agitados e divertidos da cidade, a Praia de Guaraú. Surfistas de plantão sempre marcam ponto nessa praia que tem toda a infraestrutura que os turistas precisam.

Cheia de mistérios, há quem diga que na praia já ocorreram aparições de naves extraterrestres, tanto que Guaraú virou roteiro ufo turístico de Peruíbe. Mas com tanta beleza, não é de se espantar que até um alienígena tenha gostado do local!

Viagem misteriosa: 5 destinos com histórias alienígenas

5. Ilha do Guaraú

Considerada por muitos como o Caribe da Baixada Santista, a Ilha do Guaraú, também conhecida como Ilha do Abrigo, é um paraíso com águas esverdeadas que você precisa conhecer durante sua visita a Peruíbe.

O local é perfeito para a prática de mergulho, já que suas águas cristalinas facilitam ainda mais a visualização dos animais marinhos da região. Os visitantes também podem praticar stand-up paddle e até para passear de caiaque.

Para ir até à ilha, é necessário pegar um barco na praia do Guaraú. A viagem dura aproximadamente 30 minutos. Na hora de voltar, um dos monitores ambientais da ilha aciona os barqueiros que vão buscar os passageiros e levá-los até o ponto de partida.

Por ser bem isolada, não existem restaurantes e nem quiosques na praia. Leve um lanche e bebidas para passar o dia na ilha.

Sem energia elétrica, Ilha do Cardoso tem praias desertas e muito sossego em São Paulo

6. Praia do Arpoador

A Estação Ecológica Jureia-Itatins é uma área de proteção à natureza com território distribuído em vários municípios, inclusive Peruíbe.

Dentro da estação fica a pequena e deserta Praia do Arpoador, um destino maravilhoso para quem gosta de águas transparentes e calmas, perfeitas para boiar e relaxar.

A praia é considerada uma das mais bonitas de Peruíbe e mesmo que você deva caminhar por trilhas para chegar até lá, saiba que esse esforço será recompensado com um cenário de encher os olhos.

Quais são as melhores Praias de São Paulo? Fizemos uma lista aqui 🙂

7. Praia do Caramborê

Rodeada por mata nativa, costas rochosas e areia clarinha encontra-se a Praia do Camboré. Quem está em busca de tranquilidade e tem vontade de se desligar do mundo precisa passar um dia nessa praia deserta.

Com 550 metros de extensão, essa pequena praia é cenários de muitos eventos, como festas de casamento e aniversários. Mas não pense que a infraestrutura é completa por lá: não existem restaurantes e nem quiosques, por isso: leve bebidas e lanchinhos para passar o dia.

Chegar a esse paraíso secreto não é a coisa mais fácil do mundo, mas vale a pena, já que os caminhos difíceis são aqueles que levam às pessoas aos lugares mais bonitos, não é mesmo?

Na natureza selvagem: lugares remotos no Brasil para se isolar

8. Praia do Parnapuã

Atenção surfistas de plantão: quer encontrar as melhores ondas de Peruíbe? Então, pegue sua prancha e corra para a Praia do Parnapuã, que também fica dentro da Estação Ecológica Jureia-Itatins.

Se as ondas altas garantem toda a adrenalina para os surfistas, o visual lindíssimo da praia vai conquistar todo tipo de visitante. Assim como as outras praias da estação ecológica, o acesso não é dos mais fáceis e, justamente por isso, a praia fica mais deserta e reservada.

Roadtrip saindo de São Paulo: 3 sugestões de roteiros para suas férias

9. Barra do Una
Cercada pela natureza preservada, a Barra do Una consegue ser um dos destinos mais lindos e emocionantes de Peruíbe. Por lá, o rio e o mar se encontram, proporcionando águas tranquilas em uma das mais belas praias de Peruíbe.

Seja durante o dia ou à noite, você encontra bares e lanchonetes simples que são comandados pelos moradores da vila de pescadores.

Se as praias de Peruíbe já rendem muita diversão, saiba que a cidade ainda tem mais atrações incríveis, como o Aquário de Peruíbe, a Cachoeira do Paraíso (que fica dentro da Estação Ecológica Jureia-Itatins), as Ruínas do Abarebebe e também o Museu Histórico e Arqueológico.

Prestigie o litoral paulistanos! Temos certeza que você vai se apaixonar pela cidade e pelas praias de Peruíbe 🙂 Se quiser, você pode alugar um carro e fazer essa trip com maior comodidade!

3 comentários

  1. Eu conheço Peruíbe a alguns anos e é um lugar muito calmo sem muita bagunça. Mas que esconde lugares muito bonito
    Cachoeiras, ilha e praias desertas. Lugares que só e possível visitar com guia turístico. Eu fui com a família muito bom registrar momentos.
    m.facebook.com/roteirosecotrilhasagencia
    Eu recomendo e votado pelo TripAdvisor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.