Se você está em busca das melhores praias do Brasil (e talvez nem tão conhecidas assim), aqui é o lugar certo! Separamos as praias mais bonitas, tranquilas e deslumbrantes para você aproveitar com sua família. Siga as dicas e não erre no passeio!

As melhores praias do Brasil

1- Praia da Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco

A praia da Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, é escolhida ano após ano como uma das praias mais bonitas do mundo. Ela sempre está no ranking e não é por acaso. Lá, você tem uma vista deslumbrante antes mesmo de colocar os pés na areia.

A praia é rodeada de um paredão de pedras, e o acesso é feito através de uma escadaria. O acesso não é um dos mais fáceis, mas acredite: tudo isso vale a pena. Ao chegar lá embaixo, você vai poder desfrutar da imensidão da natureza que lhe abraça, literalmente.

A sensação é de estar no meio do paraíso: águas cristalinas, passarinhos cantando ao fundo e um lindo mar azul na sua frente. A depender da época, é possível que a praia esteja mais vazia, dando uma sensação ainda maior de paz e tranquilidade.

Só esteja preparado para o retorno, pois a mesma escada que você usou para descer, será a mesma para subir. Mas calma, lá em cima você será recompensado mais uma vez com os mirantes da Baía dos Porcos e do Morro Dois Irmãos, outros dois cartões postais de Fernando de Noronha.

Encontre aqui sua passagem aérea para Fernando de Noronha

2 – Praia do Madeiro, Pipa/Tibau do Sul – Rio Grande do Norte

Na praia do Madeiro, em Pipa, você terá uma sensação parecida com a Baía do Sancho. Lá, a natureza vai abraçar você. Só cuidado com as falésias! Evite ficar próximo delas. Mas não se preocupe: existem muitas barracas e também uma ótima faixa de areia para você estender sua canga.

Ah, e se você gosta de badalação, a praia do Madeiro é perfeita pra isso, principalmente no verão. É bem provável que, por acaso, você encontre alguém conhecido por lá. Ou simplesmente conheça novas pessoas com uma vibe muito boa. Lá você vai encontrar todas as tribos: surfistas, famílias, casais… Tem espaço pra todo mundo.

É uma praia pra você chegar de manhã e sair no pôr do Sol. Você com certeza vai relaxar muito por lá.

Encontre a hospedagem perfeita para você curtir a praia do Madeiro e as outras praias da Pipa

3 – Praia da Barra de Camaratuba, Mataraca – Paraíba

Distante 100km de João Pessoa, a Barra de Camaratuba é o último povoado paraibano, quase na divisa com o Rio Grande do Norte. Cercada por coqueiros, a praia tem água cristalina e fica na foz do rio Camaratuba. Uma verdadeira maravilha para os olhos e para a alma.

Apesar de pouco conhecida pelos brasileiros, ela está no roteiro de muitos dos que gostam de esportes aquáticos, principalmente os mais radicais. A depender da época do ano, a Barra de Camaratuba recebe muitos ventos e boas ondas, ótimos para a prática de kitesurf e surf.

Se você gosta de aventura, já separe um espaço no seu roteiro para essa praia.

Pesquise passagem aérea para João Pessoa

4 – Rio Arapiuns, Alter do Chão – Pará

Praia de água doce? Sim, temos! E para quem ama um rio, separamos essa praia especialmente para você. Se nunca visitou uma praia de água doce, já fica aqui a dica para renovar as energias.

Na região do Alter do Chão, no Pará, você vai encontrar diversas praias de areia branquinha e águas na temperatura certa para relaxar. São mais de 100 km de praias, então nem precisa se preocupar. E é no afluente do rio Arapiuns que você vai encontrar as mais bonitas do Brasil.

Ah, se você optar pelos passeios, vai poder se deliciar com o almoço nas comunidades ribeirinhas. Vale a pena para conhecer a culinária regional e ainda tirar uma soneca nas redes que sempre ficam estendidas por perto.

5 – Praia da Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – Ceará

Nós desafiamos você a encontrar uma praia com mais tons de azul que a praia da Lagoa do Paraíso. Com as redes dentro d’água para o descanso, você vai se sentir a pessoa mais sortuda do mundo.

Na praia, você também vai encontrar mesas e cadeiras dentro d’água para poder se refrescar enquanto aproveita seu drink, por exemplo. Ah, pode ficar tranquilo porque as águas são rasinhas e super calmas.

Mas se você gosta de agitação, tem espaço para todos os gostos: basta aproveitar o clube da praia e se divertir à vontade.

Pesquise hospedagem em Jericoacoara

6 – Quarta Praia, Morro de São Paulo – Bahia

Está em busca de tranquilidade? Então esse é o lugar certo. Considerada uma das melhores praias do Brasil, a Quarta Praia de Morro de São Paulo tem piscinas naturais incríveis para você se isolar e relaxar.

Ela é o ponto final de uma famosa caminhada pé na areia que começa na Primeira Praia. Mas já avisamos: vá com disposição! No caminho entre a Quarta Praia e a Quinta Praia, existe um pedacinho de mangue, também conhecido como Praia do Encanto. Já dá pra imaginar o motivo, né? Ela também pode ser considerada uma das melhores praias do Brasil, então aproveite esse combo separado por alguns quilômetros de distância!

Reserve sua hospedagem em Morro de São Paulo

7 – Praia do Francês, Marechal Deodoro – Alagoas

Quem visita Maceió já tem em mente visitar a Praia do Francês. E se você ainda não conhecia, vai se surpreender! A praia fica na cidade de Marechal Deodoro, a 25km da capital alagoana, e pode ser conhecida em um curso trajeto de carro. Se preferir, existem diversas empresas da região que fazem o passeio de Maceió até lá.

A praia é calma e cercada por corais, que permitem o surgimento de verdadeiras piscinas naturais. Nos finais de semana, ela vira o point do litoral. Por isso, se possível, visite-a durante a semana, pois terá menos gente.

Viaje para o nordeste brasileiro com passagens aéreas que cabem no seu bolso

8 – Praia Brava, Búzios – Rio de Janeiro

Calma! Juramos que de brava ela só tem o nome! Para entrar no nosso ranking das melhores do Brasil, tem que ser bonita e possível de entrar e relaxar, nem se preocupe. Lá, você vai encontrar um ambiente super acolhedor, sendo provavelmente uma das praias mais convidativas de Búzios.

A faixa de areia sempre tem espaço para sua canga mas, se preferir, pode escolher as barracas e se deliciar com um drink super chique.

Pesquise hospedagem em Búzios

9 – Praia da Ilha do Prumirim, Ubatuba – São Paulo

A Ilha do Prumirim pode não ser tão conhecida quanto a sua vizinha Ilha das Couves, mas certamente é uma melhores praias do Brasil. Mar transparente, larga faixa de areia, fácil acesso e um lindo cenário para você aproveitar todos os cliques.

Com um mar calmo e raso, é unanimidade para quem gosta da prática de snorkel, bem como para quem está viajando com crianças. Lá, os pequenos vão poder ver peixes e até tartarugas. Por isso, se você quer visitar Ubatuba, não deixe a Ilha do Prumirim de lado!

Foto: Wikimedia

Encontre sua hospedagem aqui

10 – Praia da Ilha do Campeche, Florianópolis – Santa Catarina

Santa Catarina é conhecida pelas suas belíssimas praias, e certamente esse estado estaria no nosso ranking. Aqui, a praia escolhida para a lista de melhores praias do Brasil é a Ilha do Campeche, localizada na capital Florianópolis. Lá, você vai encontrar águas cristalinas, tranquilas e ótimas para aproveitar com a família.

Uma curiosidade do local é que além das muitas belezas naturais, a ilha também é um patrimônio arqueológico, com diversas inscrições rupestres de milhares de anos atrás! Para chegar até lá, visite a Praia da Armação ou a Praia do Campeche e pegue uma pequena embarcação que faz a travessia.

Quer uma dica? Esse é um dos passeios que é melhor fazer durante a semana, pois no final de semana você vai encontrar muitos turistas.

Gostou dessa praia? Escolha agora a sua hospedagem por um preço acessível

11 – Praia do Patacho, Porto das Pedras – Alagoas

Localizada no litoral sul de Alagoas, na cidade de Porto das Pedras, a Praia do Patacho é conhecida por sua beleza natural, com areia branca, mar cristalino e coqueiros. A bela praia fica mais especificamente em um trecho chamado de Rota Ecológica de Alagoas, que compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe e Porto de Pedras.

Considerada uma das mais bonitas do Brasil e do mundo, ela é cercada por falésias, que formam um cenário deslumbrante, confirmando seu lugar como uma das mais incríveis do país.

A Praia do Patacho é um ótimo lugar para relaxar, nadar, caminhar e praticar esportes aquáticos. Devido às suas águas bem clarinhas, é possível fazer snorkel e ver o recife de corais bem claramente. Outro ponto super positivo é que a água é quente, ou seja, sem preocupação de ter que chegar nessa praia linda e ficar sem coragem de entrar no mar.

Quem gosta de espaço, muita faixa de areia e sem ter que competir por um pedacinho de areia para colocar o guarda-sol, essa praia é para você!

As melhores hospedagens em Porto da Pedra estão aqui!

12 – Praia do Espelho, Porto Seguro – Bahia

Um pouco difícil de chegar, mas a Praia do Espelho é sem sombra de dúvidas uma das melhores praias do Brasil. Também chamada de Curuípe, essa praia tem uma faixa do mar que pode facilmente concorrer à uma das mais bonitas da Bahia.

Esta praia tem uma beleza deslumbrante, para deixar qualquer um de queixo caído, com falésias coloridas e formações rochosas, piscinas naturais que se formam durante a maré baixa e de quebra é ótimas para banho e mergulho.

Proporcionando um ambiente rústico e paradisíaco, a Praia do Espelho é cercada por natureza intocada. Aqui o mar é transparente e a tranquilidade garantida.

Quer se hospedar pertinho desse paraíso? Confira onde ficar aqui!

13 – Praia de Carneiros, Tamandaré – Pernambuco

Essa é uma das opções mais famosas entre as melhores praias do Brasil! A praia de Carneiros fica no município de Tamandaré, em Pernambuco e é famosa por suas piscinas naturais, igrejinha à beira-mar (Capela de São Benedito) e falésias. Se você quer conhecer uma praia emoldurada por coqueiros, essa é a sua praia.

As piscinas naturais são formadas por corais e são um ótimo lugar para mergulhar e ver peixes coloridos. Quem for viajar para Recife ou Porto de Galinhas, vale muito a pena esticar um pouquinho para conhecer a famosa Carneiros.

Quem conseguir visitar esse paraíso na maré baixa ainda vai ter o privilégio de conferir as piscinas naturais e bancos de areia expostos, o que é bem legal.

Na Praia de Carneiros, a água é clara, quentinha e o ambiente lindo, porém costuma ser bem movimentada.

Veja voos até Recife para conhecer de pertinho esse lugar surreal!

14 – Praia do Farol, Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

A vontade aqui é colocar a maioria das praias de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, como as melhores praias do Brasil. Sua fama de Caribe brasileiro não é à toa! Mas hoje vamos focar na Praia do Farol, que é conhecida por suas águas cristalinas e areias brancas, além de ser cercada por falésias e ter um cenário deslumbrante.

Um dos diferenciais dessa praia é que ela é localizada em uma ilha, acessível apenas por barco e por isso tem uma excelente área para mergulho, com rica vida marinha. Ainda, a fauna é preservada, com a presença de aves e tartarugas marinhas.

Aqui vale dizer que apesar da foto, a imagem não faz nem um pouco jus a beleza desse lugar e ao tom do mar!

Bora embarcar para o Rio de Janeiro?

15 – Praia de Canoa Quebrada, Aracati – Ceará

Essa é para os amantes dos esportes aquáticos se empolgarem! A Praia de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, no Ceará, é conhecida por suas dunas de areia, falésias e ondas fortes.

Essa é uma super dica para quem quer praticar surf, kitesurf e windsurf.

Para quem não for da vibe esportes aquáticos, pode curtir a lindíssima praia e suas dunas e falésias coloridas, criando um cenário único. O lugar venta bastante e à noite tem uma vida noturna bem agitada, com bares e restaurantes à beira-mar.

Confira as 10 melhores acomodações em Canoa Quebrada!

16 – Praia do Rosa, Garopaba – Santa Catarina

Localizada no município de Garopaba, em Santa Catarina, a Praia do Rosa é conhecida por suas ondas fortes, surfistas e frequentado em sua maioria por jovens. A praia é um ótimo lugar para praticar esportes aquáticos, como surf, bodyboard e stand-up paddle.

Cercada por morros e vegetação, a praia do Rosa oferece muito contato com a natureza e é um ponto de observação de baleias-francas durante a temporada de reprodução!

Além de tudo isso, na Praia do Rosa acontece um dos réveillon mais famosos do Brasil, com festas e eventos com djs internacionais e mais.

Saiba tudo sobre a Praia do Rosa aqui!

Foto: Hippopx

17 – Praia do Bonete, Ilhabela – São Paulo

Para os paulistanos que estavam achando estranho que as suas praias não apareceram muito entre as melhores praias do Brasil, calma que chegou a sua vez! Localizada no município de Ilhabela, em São Paulo, a Praia do Bonete é uma praia isolada e preservada, acessível apenas por trilha e é um ótimo lugar para relaxar, nadar e caminhar.

Rodeada por montanhas e vegetação exuberante, preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, esta praia ainda tem um ambiente selvagem e tranquilo, ideal para quem busca contato com a natureza e não liga para estrutura de praia.

Para validar ainda mais – como se precisasse – a beleza desta praia, o renomado jornal britânico “The Guardian” considerou a Praia do Bonete uma das dez praias mais bonitas do Brasil.

Algumas pousadas ficam próxima dessa praia, veja aqui!

18 – Praia do Sono, Paraty, Rio de Janeiro

Localizada no município de Paraty, no Rio de Janeiro, a Praia do Sono é uma praia tranquila e charmosa, rodeada por árvores em um cenário deslumbrante. Com uma proposta bem rústica, ela é acessível por trilha em meio à Mata Atlântica e oferece um mar calmo aos viajantes que se propõe a conhecê-la!

Para quem busca um ambiente preservado e pouco explorado pelo turismo de massa, a Praia do Sono é ideal, com possibilidade de nadar, fazer caminhadas e praticar esportes aquáticos.

Confira uma lista completa de hotéis e pousadas em Paraty.

19 – Praia da Fazenda, Ubatuba – São Paulo

Mais uma opção entre as melhores praias do Brasil pertinho dos paulistanos, a Praia da Fazenda fica localizada no município de Ubatuba, em São Paulo, e oferece um ambiente tranquilo e preservado para os viajantes. Esta praia fica em uma área de preservação ambiental, cercada por Mata Atlântica, o que proporciona um cenário deslumbrante.

Com Mar calmo e águas cristalinas, essa praia ainda tem faixa de areia extensa, bom para quem quiser praticar esportes como beach tennis, futvolei e frescobol.

Garanta sua hospedagem com os melhores preços em Ubatuba!

20 – Praia da Atalaia, Salinópolis – Pará

Localizada no município de Salinópolis, no Pará, a Praia da Atalaia é uma praia extensa de areia branca, cercada por coqueiros, super instagramável!

Famosa por ser a “Caribe do Norte”, essa praia tem águas mornas e claras, com formação de piscinas naturais na maré baixa. Para quem gosta de boa estrutura de praia, existem várias barracas de praia ao longo da orla.
Veja passagens aéreas até o Pará aqui!

E aí, você colocaria mais alguma praia nessa lista das melhores praias do Brasil? Comenta!

Conteúdo atualizado em julho de 2023 por Izabella Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.