Ao avistar a cor cristalina das águas, não há dúvidas de que Alagoas se destaque como o Caribe brasileiro. Entre tons de azul e verde esmeralda, o mar de temperatura agradável é o principal atrativo da costa litorânea, formando piscinas naturais na maré baixa e revelando parte das maravilhas submarinas, como recifes de corais, peixes coloridos e até naufrágios. Aproveite os dias de sol brilhando nas melhores praias de Maceió.

O fácil acesso aos pequenos paraísos garante é uma das principais qualidades da cidade, que tem uma das melhores orlas urbanas do Nordeste. Nos 40 km de costa litorânea se veem cenários típicos para ilustrar a palavra “férias”, com conforto e infraestrutura ideal, especialmente para famílias com crianças pequenas. Já os casais se refugiam na isolada praia de Ipioca.

Imagem de Marinelson Almeida Silva papai smurfs por Pixabay

Para o deleite dos surfistas, Jacarecica e Cruz das Almas estão bem servidas de ondas, seja para profissionais ou iniciantes, que podem contar com aulas da modalidade e aluguel de prancha. Longe da superfície, os mergulhadores encontram seu devido lugar na piscina do Amor, em Pajuçara, podendo seguir ainda até a Costa dos Corais, nos galés de Maragogi, uma das mais importantes formações coralíneas do planeta.

Deu pra ver que tem para todos os gostos, né?

As melhores praias de Maceió

Ponta Verde 

Tipicamente urbana, essa é a mais badalada de Maceió, mas ainda assim tem seus encantos. O visual é semelhante às vizinhas, assim como seus atrativos: piscinas naturais que se formam na maré baixa do mar esverdeado. Mas, devido sua localização, é preciso checar antes as condições da água e ver se estão aptas para banho. A orla conta com hotéis, restaurantes, bares e trechos para a prática de esportes.

Onde ficar: Tambaqui Praia Hotel

Conheça a Costa dos Corais no Alagoas!

Pajuçara

Foto: Wikimedia

Uma das mais famosas do estado, Pajuçara é também muito procurada por turistas durante a alta temporada, devido sua infraestrutura e os passeios de jangada que levam até as piscinas naturais, a cerca de 2 km da costa. É importante notar o uso de embarcações adaptadas para cadeirantes, fazendo com que o local seja mais inclusivo. No calçadão, quem faz sucesso além dos bares e restaurantes são os artesanatos, feitos em couro, renda e barro.

Onde ficar:

Jatiúca

Uma praia que tem um pouquinho de tudo, a começar pelo mar de águas mornas sossegado de um lado, com ondas agitadas em alguns trechos. Os esportistas fazem uso da pista de corrida e da ciclovia, parando em barracas a beira da praia quando bate aquela fome. Se a ideia é comer uma refeição completa, este é o lugar ideal, pois engloba o bairro Stella Maris, point gastronômico da cidade, reunindo restaurantes de alta qualidade.

Onde ficar: 

Praias consideradas Caribes Brasileiros!

Cruz das Almas

Mais afastada do centro, Cruz das Almas fica exatamente onde termina o banco de corais que permeia outras praias, favorecendo a prática de surf. As águas agitadas, porém, contam com trechos quase sempre impróprios para banho segundo o IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas). A orla foi urbanizada recentemente e vai começar a atrair novos empreendimentos em breve.

Onde ficar:

Garça Torta

Ainda dentro de Maceió, rumo ao litoral Norte, está a quase esquecida praia de Garça Torta, uma das mais bonitas da cidade. Essa opção une o melhor dos mundos: um exuberante mar esverdeado que também forma piscinas naturais na maré baixa; visual bonito; e infraestrutura completa, com chuveiros, orla e beach clubs com playlists interessantes.

Onde ficar:

Arredores de Maceió

Guaxuma

Beleza natural e aconchego são duas coisas que levam as pessoas até Guaxuma, a cerca de 10 km do centro, especialmente na alta temporada. Emoldurada por um conjunto de coqueirais, tem o mar “dividido” em dois trechos: um bem agitado e até perigoso, e outro bem calminho. Depois de refrescar, vale descansar nas areias douradas ou pedir algo para beber nos quiosques espalhados por lá.

Onde ficar: pousada Velas ao Vento

Sereia

Com uma sereia observando os recifes de corais, a praia é de uma serenidade só. A estátua em meio a paisagem maravilhosa faz alusão a Iemanjá, padroeira dos pescadores. O mar é tranquilo, tem águas claras e mornas, que na maré baixa se transformam em deliciosas piscinas naturais, uma alegria para a criançada. Há bares rústicos, porém com peixadas elogiadas, servidas aos finais de semana. Espere o pôr do sol do alto do mirante e feche o dia com chave de ouro!

Onde ficar: pousada Casa Caiada

Além das praias: águas cristalinas pelo Brasil

Ipioca

A cerca de 25 km de distância da região central, Ipioca não tem tanta infraestrutura, com exceção de uma pousada e um restaurante a beira-mar, que também funciona como clube litorâneo. É possível fazer passeios de barco, alugar equipamentos e até curtir uma piscina. Rodeada por coqueiros, as areias claras são banhadas por águas turquesas, que geralmente estão pouco movimentadas. O local costuma atrair campistas e casais em busca de sossego.

Onde ficar: Wave Suites Hotel

Praia de Paripueira

É em Paripueira que começa uma barreira de corais que segue até Pernambuco. A região é conhecida pela variedade de espécies marinhas, com destaque para a preservação de peixes-boi, e por seus galés, semelhantes aos de Maragogi. Ao todo, conta com mais de 20 piscinas naturais, muito transparentes e azuis. O traslado é feito em lanchas e dura cerca de duas horas.

Onde ficar: Fazenda Fiore

Sonho Verde

Lugar mais tranquilo, porém com conforto, logo ao lado de Paripueira. Assim é Sonho Verde, praia a cerca de 37 km da cidade, onde os moradores e turistas repousam sobre as areias douradas e a sombra dos coqueiros. Para refrescar, contam com um manso mar de cor esmeralda protegido por recifes, que também abriga uma área de preservação de peixes-boi, mantidos e vigiados pelo olhar atento de uma ONG. Os visitantes contam com o Restaurante e clube Anauê.

Tatuamunha  - Porto de Pedras

O encontro entre um rio e o mar torna Tatuamunha um lugar especial em Porto de Pedras, que tem outras praias lindíssimas, a 103 km de Maceió. O ideal é ir com tempo até o povoado, para conhecer o charme local, ir até o mangue, pegar um barco com os jangadeiros para apreciar os peixes-boi nadando pelo rio homônimo e o pôr do sol espetacular sobre as águas.

Onde ficar: pousada Villa Tatuamunha

Praia do Francês – Marechal Deodoro

A apenas 30 km de Maceió, o destino de Marechal Deodoro faz sucesso por conta da praia do Francês. Longe de prédios, o lugar atrai muitos turistas que vão em busca de piscinas naturais e de ondas ideais para surfistas. A cidade, onde nasceu Deodoro da Fonseca, tem também uma grande importância histórica, já que este foi o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. A arquitetura colonial ganha destaque, passando por igrejas em estilo rococó e casinhas coloridas.

Onde ficar: La Dolce Vita Pousada

Maceió além das praias

Maceió, a capital do estado de Alagoas, é conhecida por suas praias paradisíacas de águas cristalinas e areias brancas. No entanto, há muito mais para descobrir nessa encantadora cidade além das praias. Vamos explorar algumas das atrações turísticas imperdíveis que tornam Maceió um destino completo.

Centro Histórico: O centro de Maceió abriga um rico patrimônio histórico e arquitetônico. Passeie pelas ruas e praças para admirar belos edifícios coloniais, como a Catedral Metropolitana, o Palácio Floriano Peixoto e o Mercado Municipal. Não deixe de visitar também o Museu Théo Brandão, que apresenta exposições sobre a cultura alagoana.

Passeio de Catamarã pela Lagoa Mundaú: A Lagoa Mundaú é um verdadeiro tesouro natural próximo a Maceió. Embarque em um catamarã e faça um agradável passeio pelas águas tranquilas da lagoa. Durante o passeio, você poderá apreciar a beleza das paisagens, visitar as ilhas e desfrutar de um delicioso banho de argila terapêutico.

Roteiro do Cangaço: Para os amantes da história e cultura nordestina, o Roteiro do Cangaço é uma experiência única. Esse passeio leva você a conhecer os locais relacionados ao famoso cangaceiro Lampião, como a Gruta de Angicos, onde ocorreu o último confronto do cangaço, e a cidade de Piranhas, que preserva a memória desse período.

Praia de Pajuçara: Apesar de mencionarmos “além das praias”, a Praia de Pajuçara merece uma menção especial. Além de suas águas calmas e piscinas naturais formadas na maré baixa, é a partir dessa praia que partem as jangadas para o passeio até as piscinas naturais de Maceió. Essas piscinas são um verdadeiro paraíso, repletas de vida marinha colorida e corais exuberantes.

Rota Ecológica de Milagres: Localizada ao norte de Maceió, a Rota Ecológica de Milagres é uma extensão de praias intocadas e belas paisagens naturais. Desfrute de praias como São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Praia do Patacho, que possuem areias claras, coqueiros e águas cristalinas. É o destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Gastronomia: Maceió é famosa por sua culinária deliciosa. Aproveite para saborear pratos típicos da região, como a famosa tapioca, o sururu (molusco local) e o delicioso peixe fresco. Não deixe de experimentar também as frutas tropicais e os sucos naturais refrescantes.

Maceió vai além de suas praias deslumbrantes, oferecendo uma combinação perfeita de história, cultura, natureza e gastronomia. Ao visitar a cidade, certifique-se de explorar essas atrações para aproveitar ao máximo sua viagem e vivenciar toda a diversidade que Maceió tem a oferecer. Encontre aqui sua passagem aérea barata para Maceió.

As 15 melhores praias de Alagoas, considerada o Caribe brasileiro

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.