O litoral Norte de São Paulo reúne alguns dos trechos litorâneos mais bonitos e cobiçados do estado. Para começar a sua jornada pelas maravilhas naturais paulistas, descubra quais são as melhores praias de Bertioga, o primeiro município da região, com 43 km de enseada.

É depois do Guarujá, a cerca de 100 km da capital, que está o destino banhado pelo oceano Atlântico e rodeado por trechos remanescentes da Mata Atlântica, com mais de 90% de seu território preservado permanentemente. É ali que se juntam as culturas caiçara e indígena, pois neste trecho ainda vivem cerca de 500 índios Guaranis.

Quer mais motivos para fazer as malas para curtir Bertioga? Bora conhecer um pouquinho mais das praias:

Praia da Enseada

Próxima ao centro, é a maior, mais movimentada e urbanizada de Bertioga. São 12 km de extensão, onde circulam pescadores, banhistas e surfistas. Há períodos com mais ondas e outros com trechos de mar calmo. Na orla, há mais esportistas, que aproveitam a pista de skate e de patinação. As crianças contam ainda com um playground.

Praia de Riveira de São Lourenço

Refúgio litorâneo sofisticado da classe média alta paulistana, Riviera de São Lourenço é não só uma praia, mas um bairro planejado com 2 milhões de metros quadrados. Há bares, restaurantes, lojas, hotéis e shoppings na área urbana, além de uma praia limpa e bonita. No píer há campeonatos de surfe ao longo do ano. O acesso é feito por um condomínio fechado e as vagas de estacionamento se esgotam rapidamente durante a alta temporada.

Encontre casas e apartamentos para alugar em Bertioga e ganhe até R$130 de desconto!

Praia de Itaguaré

Reservada, Itaguaré é a continuação da praia de Guaratuba e ideal para quem quer curtir a natureza. Não há condomínios, comércios ou demais construções em seus arredores, mantendo-a selvagem. O mar aberto é calmo e fica movimentado durante a alta temporada. Em uma de suas extremidades há um rio, onde é possível alugar caiaques e canoas para um passeio.

Praia de Guaratuba

Um pouco mais afastada da região central, mais precisamente a 24 km de distância, Guaratuba é uma boa pedida para quem busca tranquilidade. São oito quilômetros de mar cristalino e areia plana, ideal para caminhadas rumo a um lindo pôr do sol. No canto Norte, as famílias se reúnem na barra do Rio Guaratuba, que é agradável e ideal para a pesca.

Praia de Boracéia

Porta de entrada para o litoral Norte, a praia fica nas bordas de Bertioga e São Sebastião. São 5 km de faixa de areia, cercada de mar limpo de um lado e da orla de outro, cheia de opções para forrar o estômago com deliciosos frutos do mar. Há também campings que abrigam os viajantes mais aventureiros. No Canto do Itaguá, o turista conhece mais da cultura caiçara local.

Indaiá

No final da praia da Enseada vem o Cantão do Indaiá, lugar de águas calmas, esportes náuticos e boa acessibilidade para cadeirantes. O mar conta com uma rica fauna marinha, atraindo a curiosidade do público, além de boas condições para velejadores. Há também passeios de “banana boats”, que divertem famílias, jovens e crianças.

Canal de Bertioga

Não é bem uma praia, mas também atrai banhistas. O Canal de Bertioga, um braço de mar com 30 km de extensão, concentra pescadores e embarcações. Em alta temporada, a água pode ficar imprópria para banho, então redobre a atenção durante esse período. Mas, o principal atrativo local não é bem o mar e sim uma construção. Erguido em 1547, o Forte São João é considerado simplesmente a primeira fortaleza erguida no Brasil. Recebe visitas monitoradas para propagar sua história, que remete aos primórdios da colonização.

fotos: Diego Eduardo Bachiéga/divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *