Conhecer Porto Seguro está ou esteve na lista de desejos de muitos brasileiros, desde aquela viagem de formatura até o fervoroso Carnaval. Para esticar o passeio sem erro, anota aí quais são as melhores praias de Arraial D’Ajuda, distrito muito agradável a apenas 15 minutos da famosa Passarela do Álcool.

Há quem pense que este é um município a parte, mas na verdade é apenas um bairro do estado baiana, mais precisamente dentro da chamada Costa do Descobrimento. Com cara de vilarejo, o lugar reserva pousadas aconchegantes, bons restaurantes, relíquias históricas e praias encantadoras. Não há como errar na escolha litorânea, na verdade, mas você pode verificar qual se adequa melhor ao seu perfil e expectativa.

Basta pegar uma balsa e atravessar o rio para chegar ao destino, que fica coladinho na charmosa Trancoso, além de ser caminho para a sossegada Caraíva. Pensando bem, essa viagem pode esticar mais do que imaginávamos!

Confira abaixo as melhores praias de Arraial D’Ajuda e arredores:

Praia da Pitinga

Se você é daquelas pessoas que busca um certo sossego, mas não quer encarar longos percursos e trilhas, Pitinga pode ser ideal. Cercada por falésias em tons que variam do vermelho ao laranja, a praia conta com águas cristalinas, mornas e esverdeadas, com ondas fortes, que banham a areia fofa. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, que são um grande atrativo para o público, especialmente para as crianças, que podem se divertir a vontade.

As melhores praias de Arraial D’Ajuda – Foto: Brunella Nunes

Encontre aqui a hospedagem perfeita para sua estadia em Arraial D´Ajuda!

Taípe

Isolada e distante do centro de Arraial, Taípe é tão bela que poderia ser facilmente uma extensão da Praia do Espelho. O cenário selvagem, emoldurado por enormes falésias, logo captou a atenção de investidores, que construíram o enorme resort de luxo Club Med acima das formações rochosas.

Na parte baixa o se vê é apenas natureza: mata nativa, restingas, mar agitado, areia dourada e, para a surpresa de muitos durante a caminhada, surge uma lagoa no meio da praia, já na divisa com a praia da Pitinga. O banho de água doce cai bem depois de se salgar no mar. Apesar de ser remota, conta com uma barraca familiar que serve porções, tem banheiro, quadra de vôlei e redes para descanso.

Praia do Parracho

Ponto de encontro, especialmente dos mais jovens, em Arraial, Parracho é lugar de agitação. No verão, é festa que não acaba mais na beira do mar, com destaque para o Uíki Parracho, local de grandes eventos, de shows a casamentos; de baladinhas ao aguardado Reveillón, chamado de Sundance. A praia também atrai pessoas que se dedicam a esportes náuticos, além de famílias em busca de piscinas naturais durante a maré baixa.

Apaga-Fogo

Um dos cartões postais da região, Apaga-Fogo foi a escolhida para a construção do sofisticado Arraial d’Ajuda Eco Resort, que ocupa 70 mil m², dividindo-se entre hospedagem, lazer e entretenimento, com um ecoparque cheio de atrações aberto ao público (ingressos a R$ 70 por pessoa).

A localização é realmente pra lá de privilegiada: na esquina entre o oceano Atlântico e o Rio Buranhém, por onde é feita a travessia de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. A praia é apta para banho, conta com piscinas naturais e entre como opção para a prática de mergulho livre.

Foto: reprodução/Arraial Dajuda Ecoresort
Foto: reprodução/Arraial Dajuda Ecoresort

Mucugê

Movimentada e com infraestrutura turística, a praia do Mucugê é a mais conhecida de Arraial por estar bem ao centro do distrito. Em períodos muito cheios, é bom checar antes se está própria para banho. Ainda assim, tem um mar azulado bonito de ver, quase sem ondas e com piscinas naturais quentinhas na maré baixa.

Na faixa de areia há muitos quiosques e restaurantes a beira-mar, incluindo espreguiçadeiras para quem deseja passar o dia todo a ver navios. Dependendo da programação, pode ficar bem animada durante a noite, com festas e raves. A praia é passagem para quem vai até Pitinga, alcançada numa caminhada tranquila, além de estar próxima da Rua do Mucugê, a principal e mais badalada do centrinho.

Alugue aqui seu carro partindo de Porto Seguro

Praia de Araçaípe

Onde estão os moradores de Arraial d’Ajuda? Provavelmente tomando um banho de mar em Araçaípe ou na Praia dos Pescadores, que fica no caminho, atraindo o mesmo público. Localizada próxima a Apaga-Fogo, conta com uma paisagem é um tanto romântica, com barquinhos no horizonte das águas esverdeadas, cheias de recifes de corais e uma porção de conchinhas levadas pelas ondas até a areia.

Na maré baixa, muitas piscinas naturais surgem para ampliar a diversão da galera no mar sossegado. Quando a fome bate, as barraquinhas ficam cheias, especialmente o Sting Sport Praia Bar, que serve peixe frito como especialidade da casa e é um tanto concorrido.

Ali do lado…

Praia do Espelho

Entre Arraial d’Ajuda e Trancoso está uma das praias mais belas do mundo, pelo menos segundo a mídia internacional e nacional. Realmente, a Praia do Espelho surpreende por sua beleza, que se mantém selvagem mesmo tendo tanta fama e um pouco de infraestrutura. Falésias avermelhadas em uma ponta e vegetação na outra são o equilíbrio perfeito para o cenário com o mar azul, cristalino e de temperatura agradável. Inevitável não dar um mergulho. Difícil é sair da água!

Rio da Barra

Também na divisa com Trancoso está Rio da Barra, que se divide entre um belo mangue e o oceano Atlântico, proporcionando o encontra das águas doce, numa pequena enseada, e salgada, nas ondas do mar azul. Passando a foz do rio há suas opções: seguir andando sentido a vegetação nativa ou às exuberantes falésias que pegam um trecho da faixa litorânea. Difícil essa escolha, né?

Praia dos Nativos

Essa é, sem dúvida, a melhor praia de Trancoso. É próxima da vila, extensa e conta com uma boa surpresa: o rio Trancoso, que deságua na praia e forma uma lagoa tranquila. Para quem quer se refrescar e fugir do sal, é uma ótima opção. Além disso, conta com caiaques, tornando torna possível o passeio ao redor dos mangues; pousadas de luxo e vida noturna agitada. Em suas areias acontecem festas e um dos Réveillons mais cobiçados da Bahia.

Foto: Brunella Nunes

Praia do Satu

De Arraial d’Ajuda até Caraíva são cerca de 2 horas de estrada. A distância não é longa, mas sim as condições do caminho, de terra batida e algumas subidas difíceis. O passeio, porém, vale cada pequeno esforço. O pequeno vilarejo, que vem ganhando cada vez mais fama e infraestrutura, conta com uma tranquilidade sem igual, além de belas praias, como a do Satu.

Deserta, é acessada de barquinho ou após uma caminhada de aproximadamente 40 minutos. Fica ao lado de um pequeno rio e um mangue que, ao ser atravessado, nos leva a outro pequeno paraíso: Ponta do Corumbau, a cidade vizinha. Aí a viagem fica, enfim, completa.

Foto: Brunella Nunes

Partiu, Porto Seguro para ver essas maravilhas de perto? Garanta já o melhor preço na passagem aérea!

Na natureza selvagem: lugares remotos no Brasil para se isolar

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.