No Brasil são raros os lugares que nevam – mesmo no auge do inverno – graças ao nosso clima tropical, por isso os viajantes acabam buscando outros destinos e outros continentes para conseguir ver de pertinho o fenômeno climático. Se você quer ter essa experiência e ainda não sabe para onde ir, a dica de hoje é de lugares para ver neve na Europa!

No antigo continente o clima é bem mais fresquinho, com três tipos diferentes, dependendo da localização: oceânico, continental e o mediterrâneo.

Por isso, é bem mais fácil ver e conhecer a neve na Europa do que em outros países. Outra vantagem do continente é que é possível escolher onde quer ver neve, já que a maioria dos países tem alguma estação propícia para ter experiências na neve.

Encontre aqui sua passagem aérea barata para diversos destinos na Europa

Foto: Pixabay

Quer praticar esportes de inverno, fazer os famosos bonecos de neve ou simplesmente curtir o frio e fazer várias fotos legais? Então vem conhecer os melhores lugares para ver neve na Europa.

Onde ver e experienciar neve na Europa

Antes de saber exatamente onde encontrar neve na Europa, a dica é conhecer a princípio quais os países onde mais neva no continente. Entre os principais destinos vale apostar na Noruega, Finlândia, Suécia e Islândia.

Ainda assim, vários outros países como França, Suíça, Alemanha e até na Espanha oferecem experiência de neve na Europa, basta escolher o período e a cidade certa para isso.

Essa regra do período inclusive vale para todos os destinos. Mais abaixo vamos te contar os meses ideais para ver neve na Europa, mas ainda assim o viajante deve conferir cada destino que vai qual o período conhecido por ter mais neve. Assim, você evita chegar no destino e se frustrar caso não neve o tanto que gostaria.

Confira então as cidades e países onde é possível ver neve na Europa:

Alpes Franceses, França

Foto: Pixabay

Os Alpes franceses, como Chamonix e Courchevel, oferecem algumas das melhores estâncias de esqui do mundo, com aldeias pitorescas e vistas espetaculares. É por lá que você encontra o famoso Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa.

 A neve aqui segue a regra tradicional: começa no início do inverno, nos primeiros dias de dezembro, e vai até março. 

Em outubro, por exemplo, a temperatura está -5ºC e é apenas outono, então prepare-se!

Dicas de hospedagens incríveis nos Alpes franceses: Hôtel Le Refuge des Aiglons | Lodge Les Merisiers

Zermatt, Suíça

Foto: Pixabay

Zermatt é um charmoso vilarejo suíço aos pés do icônico Matterhorn, proporcionando esqui de classe mundial e uma atmosfera encantadora. O local é bem requintado e referência de neve na Europa! Isso porque diferente dos outros lugares, neva o ano todo! Sim, em Zermatt, aos pés do Monte Matterhorn, é possível curtir neve na Europa nos 365 dias do ano!

Para se hospedar em Zermatt confira o Zermatt Youth Hostel (opção mais econômica) e o luxuoso Hotel ZERMAMA Zermatt

Tromsø, Noruega

Foto: Pixabay

Tromsø, na Noruega, é um destino perfeito não só para quem quer ver neve na Europa mas para quem quer testemunhar mais um fenômeno da natureza incrível: a aurora boreal! Ou seja, dá para desfrutar de atividades de inverno, como passeios de trenó puxados por cães e pesca no gel e também ver as luzes coloridas da aurora.

Aqui, a neve começa em dezembro e pode prorrogar até abril. Para se hospedar, o Enter Backpack Hotel é uma opção econômica, mas você também pode se hospedar em um quarto panorâmico no Aera – Panorama glass lodge.

Sierra Nevada, Espanha

Neve na Europa - Espanha
Foto: Pixabay

Além de ser um destino de esqui, que tem uma estação incrível com 110 quilômetros esquiáveis, 131 pistas e 21 elevadores de esqui, Sierra Nevada  ainda oferece uma mistura única de cultura espanhola e montanhas cobertas de neve.

Quem não quer curtir as boas comidas, companhias e costumes espanhóis e ainda esquiar? É uma ótima chance de ver neve na Europa!

Algumas opções de hospedagem em Sierra Nevada: Sierra Nevada Hostel | Melia Sierra Nevada

Rovaniemi, Finlândia

Foto: Pixabay

Rovaniemi é a “casa do Papai Noel” e é um lugar mágico para famílias, com a oportunidade de encontrar o “próprio Santa Claus” na época do Natal. Aqui o inverno é frio pra valer e é fácil ver neve na estação toda. Aqui é uma boa opção para quem quer ver neve mas não faz questão de praticar esportes de neve, porque não existem muitas estações de esqui.

Para hospedagem em Rovaniemi confira: Pihamajoitus Eco-Unela | Nova Galaxy Village

Praga, República Tcheca

Foto: Pixabay

Talvez você não saiba disso ainda, mas um dos lugares mais bonitos para ver neve na Europa é na capital da República Tcheca, Praga! Em janeiro, a cidade fica linda coberta de neve, com seus castelos e pontes históricas oferecendo um cenário de conto de fadas. Mas vale dizer que a cada ano a cidade tem apresentado uma realidade diferente, então se você quiser ir apenas para ver neve garantida, vale apostar em outros países.

Para se hospedar em Praga o hotel Belvedere e o Hotel Garden Court são ótimas opções.

Reykjavik, Islândia

Neve na Europa - Islândia
Foto: Pixabay

A Islândia é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, incluindo as praias de areia negra de neve e as famosas fontes termais e claro, é um dos locais onde a neve na Europa é garantida. Entre os meses de novembro a março a neve começa a cair e todos os lindos cenários ficam branquinhos! Já teve ano de nevar entre outubro e abril, então prepare-se para pegar um frio prolongado por lá!

Em Reykjavik você pode se hospedar na Baldursbrá Guesthouse Laufásvegur se o orçamento for apertado. Porém se você procura luxo confira o Reykjavik Konsulat Hotel, Curio Collection By Hilton

Paris

Foto: Pixabay

Não é um dos destinos mais comuns para quem quer ver neve na Europa, mas se você já tem o sonho de ir para Paris e quer tentar juntar o útil ao agradável, vale a pena arriscar ir no auge do inverno para o destino e torcer para nevar! Não é um destino voltado para quem quer ver neve ou tem atividades do tipo, mas costuma nevar por alguns dias todos os anos, com mais chances entre dezembro e janeiro.

Em Paris, se você quer uma opção muito bem localizada mesmo, com vista dos quartos para a Torre Eiffel, vale conferir o Hotel Duquesne Eiffel. Uma opção um pouco mais em conta é o Hôtel Le Daum, com boas avaliações e próximo aos metrôs e que oferece diárias a partir de R$ 716 para o casal.

Berlim

Foto: Pixabay

Outra opção para quem quer tentar encontrar neve na Europa durante os meses de dezembro e janeiro, a cidade de Berlim costuma ter alguns dias de neve, mais que na França, e inclusive aproveita o período para fazer atividades relacionadas, como áreas para patinação temporária no gelo. Quando neva durante o Natal costuma ser bem incrível já que os mercados temáticos são super famosos por lá!

Quem ainda não sabe onde ficar em Berlim e quer uma opção muito boa que faz parte de um hotel de rede internacional, vale conhecer o NH Berlin Alexanderplatz e o SANA Berlin Hotel.

Milão

Foto: Pixabay

Os apaixonados pela Itália e pela capital internacional da Moda podem encontrar neve na Europa, mas assim como acontece em Paris e em Berlim, a incidência é menor do que nos primeiros destinos acima. Para buscar uma data mais assertiva para encontrar neve, o viajante deve programar sua viagem para janeiro, quando os termômetros marcam as temperaturas mais baixas.

Em Milão não faltam opções de hospedagem, mas para ajudar o viajante a escolher onde ficar, nossa dica é avaliar o Quark Hotel Milano para quem estiver com orçamento menor e Enterprise Hotel Design & Boutique para quem quiser gastar um pouco mais em hospedagem.

Serra da Estrela

neve na Europa
Foto: Pixabay

Neste destino a neve na Europa é bem mais certeira e se você quiser passar dias frios em Portugal com aquela neve bem branquinha, aproveite para visitar a Serra da Estrela entre dezembro e janeiro. Em 2023, a neve começou em novembro, mas por segurança se quiser garantir o clima, vale esperar Por lá, já que neva com mais frequência, você ainda pode aproveitar atividades de neve, como esqui ou praticar snowboard.

Entre os hotéis mais buscados da região estão o Vila Gale Serra da Estrela e o Casa das Penhas Douradas.

Bardonecchia

Se você quer ir para a Itália mas ainda quer ver com certeza neve na Europa, sem correr risco de não ver igual acontece em outras cidades e países, visite a bela Bardonecchia que, devido à sua localização nos Alpes, neva geralmente entre dezembro e março e tem vários resorts de ski na região que oferecem uma estrutura super completa com pistas de esqui, snowboard e teleféricos.

Para se hospedar pertinho das principais pistas de esqui, hospede-se no Alpesmith – Bike & Ski apartments!

Copenhaguen

neve na Europa
Foto: Flickr Emanuele Longo

Que tal visitar a capital da Dinamarca coberta de neve, assim como seus principais pontos turísticos como o Palácio de Amalienborg e o Castelo de Rosenbor? Deve ser lindo! Por isso aposte em visitar Copenhage em janeiro, quando o frio está maior, já que em dezembro (pelo menos no início) ainda não deu neve por lá. Mas quando nevar, se prepare, já que até os lagos congelam e faz muito frio mesmo!

No inverno os hotéis esgotam rapidamente, já que é um período marcado pelas férias de final e começo de ano quase no mundo todo. O WIDE Hotel é uma boa opção com ótimo custo-benefício e o NH Collection Copenhagen oferece uma opção mais luxuosa para quem quiser.

Estocolmo

neve na Europa
Foto: Flickr/miss_ohara

Mais um destino incrível e que é certeiro para ver neve na Europa, a capital da Suécia Estocolmo já teve seus primeiros dias de neve em 2023 no final de novembro, continuando em dezembro com a possibilidade de se prorrogar até abril, mas com maior frequência até fevereiro, quando ainda é inverno.

Se visitar Estocolmo nessa época, será possível patinar no gelo em Gamla Stan!

Hotel Birger Jarl, Best Western Plus Time Hotel e Generator Stockholm são algumas das opções de hotéis que vale a pena conferir!

Turim

Cadê a turma fã do frio, da Itália e de massas e que quer curtir tudo isso em um só lugar? Então partiu visitar Turim, na Itália, cidade que fica lá no começo do “da bota”, pertinho da França (quem sabe já não rola conhecer este outro país incrível também?). Entre final de dezembro e fevereiro é fácil encontrar neve na Europa neste destino e você não pode deixar de incluí-lo em seu roteiro do país.

Uma das melhores partes de Turim são os valores: é um dos destinos mais em conta quando o assunto é hospedagem! Ótimos hotéis com nota acima de 8 tem diárias para dois adultos por volta de R$ 300, como é o caso do Hotel Bologna e do Camplus Regio Parco.

Época ideal para garantir ver neve na Europa

Se o viajante quer a garantia de pegar temporada de neve na Europa, o ideal é viajar no inverno deles, que marca os meses de dezembro a final de fevereiro, mais especificamente entre 20 de dezembro a 20 de fevereiro, período mais propícios para encontrar neve em muitas partes da Europa, especialmente em regiões de montanhas e nas áreas do norte.

Claro que o clima e a temperatura podem variar sem aviso prévio, para a surpresa dos viajantes, mas via de regra no inverno é o período mais fácil de ver neve na Europa. 

Se for especificar ainda mais, é quase 100% garantido que o viajante vai encontrar neve na Europa se viajar durante o feriado de Natal e Ano Novo em vários países. 

Dicas e o que levar para ver neve na Europa

Sabendo os melhores destinos para conhecer a neve na Europa e o período ideal para fazer sua viagem, agora é hora de ver dicas essenciais para quem quer ver a neve de pertinho em segurança.

Dicas:

  • Leve roupas adequadas para neve! Nada de roupinha de frio para quem está acostumado com 15ºC, é para levar roupas térmicas para aguentar temperaturas entre 0ºC e -20ºC;
  • Nada de fazer passeios ao ar livre sem guia e seguranças: a chance de você cair e se acidentar é enorme
  • Nunca ande sobre um lago congelado: o gelo pode ser mais fino que você imagina e a queda na água congelada pode ser até fatal;
  • Hidrate-se: tão importante quanto beber muita água é hidratar seu corpo e seu rosto com cremes, para evitar queimaduras de frio;
  • Contrate seguro viagem: acidentes em viagens de neve são bem mais frequentes do que imaginamos e sem seguro, sua conta de hospital ou médico pode ser imensa e ainda será em euros!

O que levar na mala

  • Roupas térmicas: segunda pele, casacos, sobretudo, meias (e de preferência tudo impermeável);
  • Botas adaptadas para andar na neve;
  • Gorro, luvas, cachecóis e outros acessórios que te protejam do frio;
  • Óculos de sol pode ser um ótimo aliado;
  • Remédios essenciais;
  • Documentos.

Onde mais você recomenda para nossos colegas viajantes verem neve na Europa? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.