No Brasil são raros os lugares que nevam – mesmo no auge do inverno – graças ao nosso clima tropical, por isso os viajantes acabam buscando outros destinos e outros continentes para conseguir ver de pertinho o fenômeno climático. Se você quer ter essa experiência e ainda não sabe para onde ir, a dica de hoje é de lugares para ver neve na Europa!

No antigo continente o clima é bem mais fresquinho, com três tipos diferentes, dependendo da localização: oceânico, continental e o mediterrâneo.

Por isso, é bem mais fácil ver e conhecer a neve na Europa do que em outros países. Outra vantagem do continente é que é possível escolher onde quer ver neve, já que a maioria dos países tem alguma estação propícia para ter experiências na neve.

Encontre aqui sua passagem aérea barata para diversos destinos na Europa

Foto: Pixabay

Quer praticar esportes de inverno, fazer os famosos bonecos de neve ou simplesmente curtir o frio e fazer várias fotos legais? Então vem conhecer os melhores lugares para ver neve na Europa.

Onde ver e experienciar neve na Europa

Antes de saber exatamente onde encontrar neve na Europa, a dica é conhecer a princípio quais os países onde mais neva no continente. Entre os principais destinos vale apostar na Noruega, Finlândia, Suécia e Islândia.

Ainda assim, vários outros países como França, Suíça, Alemanha e até na Espanha oferecem experiência de neve na Europa, basta escolher o período e a cidade certa para isso.

Essa regra do período inclusive vale para todos os destinos. Mais abaixo vamos te contar os meses ideais para ver neve na Europa, mas ainda assim o viajante deve conferir cada destino que vai qual o período conhecido por ter mais neve. Assim, você evita chegar no destino e se frustrar caso não neve o tanto que gostaria.

Confira então as cidades e países onde é possível ver neve na Europa:

Alpes Franceses, França

Foto: Pixabay

Os Alpes franceses, como Chamonix e Courchevel, oferecem algumas das melhores estâncias de esqui do mundo, com aldeias pitorescas e vistas espetaculares. É por lá que você encontra o famoso Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa.

 A neve aqui segue a regra tradicional: começa no início do inverno, nos primeiros dias de dezembro, e vai até março. 

Em outubro, por exemplo, a temperatura está -5ºC e é apenas outono, então prepare-se!

Dicas de hospedagens incríveis nos Alpes franceses: Hôtel Le Refuge des Aiglons | Lodge Les Merisiers

Zermatt, Suíça

Foto: Pixabay

Zermatt é um charmoso vilarejo suíço aos pés do icônico Matterhorn, proporcionando esqui de classe mundial e uma atmosfera encantadora. O local é bem requintado e referência de neve na Europa! Isso porque diferente dos outros lugares, neva o ano todo! Sim, em Zermatt, aos pés do Monte Matterhorn, é possível curtir neve na Europa nos 365 dias do ano!

Para se hospedar em Zermatt confira o Zermatt Youth Hostel (opção mais econômica) e o luxuoso Hotel ZERMAMA Zermatt

Tromsø, Noruega

Foto: Pixabay

Tromsø, na Noruega, é um destino perfeito não só para quem quer ver neve na Europa mas para quem quer testemunhar mais um fenômeno da natureza incrível: a aurora boreal! Ou seja, dá para desfrutar de atividades de inverno, como passeios de trenó puxados por cães e pesca no gel e também ver as luzes coloridas da aurora.

Aqui, a neve começa em dezembro e pode prorrogar até abril. Para se hospedar, o Enter Backpack Hotel é uma opção econômica, mas você também pode se hospedar em um quarto panorâmico no Aera – Panorama glass lodge.

Sierra Nevada, Espanha

Neve na Europa - Espanha
Foto: Pixabay

Além de ser um destino de esqui, que tem uma estação incrível com 110 quilômetros esquiáveis, 131 pistas e 21 elevadores de esqui, Sierra Nevada  ainda oferece uma mistura única de cultura espanhola e montanhas cobertas de neve.

Quem não quer curtir as boas comidas, companhias e costumes espanhóis e ainda esquiar? É uma ótima chance de ver neve na Europa!

Algumas opções de hospedagem em Sierra Nevada: Sierra Nevada Hostel | Melia Sierra Nevada

Rovaniemi, Finlândia

Foto: Pixabay

Rovaniemi é a “casa do Papai Noel” e é um lugar mágico para famílias, com a oportunidade de encontrar o “próprio Santa Claus” na época do Natal. Aqui o inverno é frio pra valer e é fácil ver neve na estação toda. Aqui é uma boa opção para quem quer ver neve mas não faz questão de praticar esportes de neve, porque não existem muitas estações de esqui.

Para hospedagem em Rovaniemi confira: Pihamajoitus Eco-Unela | Nova Galaxy Village

Praga, República Tcheca

Foto: Pixabay

Talvez você não saiba disso ainda, mas um dos lugares mais bonitos para ver neve na Europa é na capital da República Tcheca, Praga! Em janeiro, a cidade fica linda coberta de neve, com seus castelos e pontes históricas oferecendo um cenário de conto de fadas. Mas vale dizer que a cada ano a cidade tem apresentado uma realidade diferente, então se você quiser ir apenas para ver neve garantida, vale apostar em outros países.

Para se hospedar em Praga o hotel Belvedere e o Hotel Garden Court são ótimas opções.

Reykjavik, Islândia

Neve na Europa - Islândia
Foto: Pixabay

A Islândia é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, incluindo as praias de areia negra de neve e as famosas fontes termais e claro, é um dos locais onde a neve na Europa é garantida. Entre os meses de novembro a março a neve começa a cair e todos os lindos cenários ficam branquinhos! Já teve ano de nevar entre outubro e abril, então prepare-se para pegar um frio prolongado por lá!

Em Reykjavik você pode se hospedar na Baldursbrá Guesthouse Laufásvegur se o orçamento for apertado. Porém se você procura luxo confira o Reykjavik Konsulat Hotel, Curio Collection By Hilton

Época ideal para garantir ver neve na Europa

Se o viajante quer a garantia de pegar temporada de neve na Europa, o ideal é viajar no inverno deles, que marca os meses de dezembro a final de fevereiro, mais especificamente entre 20 de dezembro a 20 de fevereiro, período mais propícios para encontrar neve em muitas partes da Europa, especialmente em regiões de montanhas e nas áreas do norte.

Claro que o clima e a temperatura podem variar sem aviso prévio, para a surpresa dos viajantes, mas via de regra no inverno é o período mais fácil de ver neve na Europa. 

Se for especificar ainda mais, é quase 100% garantido que o viajante vai encontrar neve na Europa se viajar durante o feriado de Natal e Ano Novo em vários países. 

Dicas e o que levar para ver neve na Europa

Sabendo os melhores destinos para conhecer a neve na Europa e o período ideal para fazer sua viagem, agora é hora de ver dicas essenciais para quem quer ver a neve de pertinho em segurança.

Dicas:

  • Leve roupas adequadas para neve! Nada de roupinha de frio para quem está acostumado com 15ºC, é para levar roupas térmicas para aguentar temperaturas entre 0ºC e -20ºC;
  • Nada de fazer passeios ao ar livre sem guia e seguranças: a chance de você cair e se acidentar é enorme
  • Nunca ande sobre um lago congelado: o gelo pode ser mais fino que você imagina e a queda na água congelada pode ser até fatal;
  • Hidrate-se: tão importante quanto beber muita água é hidratar seu corpo e seu rosto com cremes, para evitar queimaduras de frio;
  • Contrate seguro viagem: acidentes em viagens de neve são bem mais frequentes do que imaginamos e sem seguro, sua conta de hospital ou médico pode ser imensa e ainda será em euros!

O que levar na mala

  • Roupas térmicas: segunda pele, casacos, sobretudo, meias (e de preferência tudo impermeável);
  • Botas adaptadas para andar na neve;
  • Gorro, luvas, cachecóis e outros acessórios que te protejam do frio;
  • Óculos de sol pode ser um ótimo aliado;
  • Remédios essenciais;
  • Documentos.

Onde mais você recomenda para nossos colegas viajantes verem neve na Europa? Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.