Muitos viajantes que amam explorar o mundo sempre incluem em seus roteiros os museus das cidades por onde passam. Dessa forma, a viagem não só se torna uma fonte de entretenimento, como também de cultura e aprendizado. Pensando nisso, o Quanto Custa Viajar traz para você uma lista de melhores museus do mundo, baseado em características como popularidade, número de visitantes e complexidade de acervo.
Os melhores museus do mundo
1. Louvre, Paris
O Louvre é, sem dúvidas, um dos museus mais populares do mundo e não poderia ocupara outro lugar na lista de melhores museus do mundo, e importante também, não só para a história, como para arte. Cenário de diferentes filmes ao longo dos anos, o museu abriga importantíssimas pinturas, esculturas e antiguidades de diferentes civilizações, tudo reunido em diferentes pavimentos do palácio que também já foi moradia da realeza francesa até 1870. Uma parada obrigatória para quem viaja para Paris em qualquer época do ano. Confira aqui o nosso guia do Louvre.
2. Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova York
Considerado o museu de arte moderna mais importante do mundo, o MoMA está localizado no coração de Manhattan, e atrai a atenção de locais e turistas em busca das obras mais famosas do mundo, assinadas por Monet, Picasso, Van Gogh, entre outros artistas renomados. Para conhecer todas as artes expostas, você precisará de pelo menos umas duas horas do seu dia, e apreciar a graciosidade de Nenúfares, Les Demoiselles d’Avignon, Noite Estrelada, entre outros.
3. Museu Metropolitano de Arte (MET), Nova York
Localizado próximo ao Central Park, o famoso The MET é conhecido não só pelo seu precioso acervo formado por mais de dois milhões de artigos que narram a história da humanidade, como também por seu grandioso edifício com arquitetura gótica, que ganhou expansões desde a sua inauguração em 1872, e que abriga também o tradicional MET Gala.
Passagens aéreas para Nova York.
4. Museu da Acrópole, Atenas
Embora seja o museu mais novo dessa lista, o acervo deste museu reserva uma das maiores antiguidades já encontradas na história da humanidade: o sítio arqueológico da Acrópole de Atenas, encontrados durante escavações na região. O edifício, construído sobre as ruínas que podem ser vistas através do piso de vidro, também abriga artefatos valiosíssimos da Idade do Bronze grega até os períodos romano e bizantino.
5. Museu Britânico, Londres
Com mais de 6 milhões de visitantes ao ano, o Museu Britânico narra a história da humanidade com seu acervo de mais de 7 milhões de artigos históricos, expostos separadamente por origem geográfica desde 1759. Por lá o visitante encontrará preciosidades como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas.
Passagens aéreas para Londres.
6. Museu do Vaticano, Roma
O complexo de museus do Vaticano inclui inúmeras obras temáticas, que datam desde a sua inauguração, em 1506, e que foram aumentando de número ao longo dos anos, com coleções adicionadas pelos Papas. O local conta com galerias, capelas e jardins, além de uma arquitetura histórica surpreendente. Definitivamente precisa estar no seu roteiro pois é um dos melhores museus do mundo.
7. Museu Hermitage, São Petersburgo
Localizado em um complexo formado por seis edifícios históricos, outro na lista de melhores museus do mundo é o Museu Hermitage que foi inaugurado em 1764, e possui um dos maiores acervos do mundo, com obras assinadas por artistas conceituados, como Rembrandt, Da Vinci, Michelangelo e Reubens, formando cerca de 3 milhões de itens. Aproveite o passeio para conhecer também o rio Neva e o Palácio de Inverno, que ficam no mesmo perímetro.
8. Rijksmuseum, Amsterdam
Dedicado à arte e a história, este museu com nome difícil de ser pronunciado é o museu nacional dos Países Baixos. Seu acervo é formado por coleções de pinturas da idade de ouro neerlandesa, entre eles artistas como Vermeer e Rembrandt, e também obras asiáticas.
Passagens aéreas para Amsterdam.
9. Museu Egípcio, Cairo
Os dois andares do Museu Egípcio são devidamente preenchidos com mais de 120 mil artigos que narram a história do país, entre eles uma coleção de papiros e moedas, artefatos das duas últimas dinastias do Egito Antigo e dos Vale dos Reis, como múmias dos tempos faraônicos e objetos do túmulo do consagrado Tutancâmon.
Passagens aéreas para o Cairo.
10. Museu de Prado, Madri
Construído por Carlos III e inaugurado por Fernando VII, em 1819, o Museu do Prado é o mais importante da Espanha, com um vasto acervo de obras de arte e esculturas espanholas, francesas, flamengas, alemãs e italianas, datadas do século 12 ao início do 19, sendo as mais populares Majas de Goya e As Meninas de Velázquez.