Está aberta a temporada de planejamento de viagens para 2019.
Para os indecisos, a Lonely Planet já lançou sua listinha anual indicando os melhores destinos para visitar este ano. Enquanto em 2018 a publicação apontava Chile, Coreia do Sul e Portugal entre as principais tendências, este ano os queridinhos dos viajantes devem ser o Sri Lanka, Alemanha e Zimbábue.
Além de sugerir os melhores países, a publicação destaca ainda cidades que devem ganhar preferência entre os turistas. Este ano, o título ficou com Copenhague, capital da Dinamarca, que conquistou o coração do juri devido à sua “cena gastronômica”. A nível regional, Piemonte, na Itália, ganhou destaque.
No ano passado, a Bahia foi o único destino brasileiro citado na seleção, mas nosso país ficou de fora da preferência dos viajantes para o próximo ano. Veja abaixo o ranking de países, cidades e regiões listados pelo Lonely Planet.
Melhores países para viajar em 2019
1. Sri Lanka
“Já notável para viajantes intrépidos por sua mistura de religiões e culturas, seus templos atemporais, sua vida selvagem rica e acessível, sua cena de surf crescente e seu povo que desafia todas as probabilidades pela sua acolhida e simpatia após décadas de conflito civil, este é um país revivido“, define a publicação.
2. Alemanha
Que tal comemorar o centenário da Bauhaus em plena Alemanha? Daquelas oportunidades que só 2019 é capaz de oferecer.
3. Zimbábue
Classificado pela revista como um dos destinos mais seguros da África, o país também é lar da maior queda d’água do mundo. As Cataratas de Vitória se localizam na fronteira entre o Zimbábue e a Zâmbia.
4. Panamá
Basta um voo curtinho para chegar até esse vizinho latino-americano, cuja capital completa 500 anos em 2019. É festa que você quer?
5. Quirguistão
Ainda pouco conhecido dos turistas tradicionais, o Quirguistão já está entrando no radar de viajantes alternativos. Corra, antes que seja tarde.
6. Jordânia
Se o Oriente Médio ainda não estava nos seus planos, que tal começar com uma viagem à Jordânia? O país promete surpreender os viajantes com atrações tão diversas quanto cenários bíblicos como Sodoma a paisagens ecológicas como o ponto mais baixo da Terra.
7. Indonésia
Com mais de 17 mil ilhas e muitas belezas naturais, é difícil ficar imune ao charme da Indonésia. E, apesar de ter sido atingido recentemente por um terremoto, a maior parte do país permanece segura para visitantes.
8. Bielorrúsia
Além de ser o destino dos Jogos Europeus de 2019 (uma espécie de mini-Olimpíada realizada entre países do continente), a Bielorrúsia também oferece uma mistura eclética com doses iguais de cultura, história e tendências que promete agradar a diferentes perfis de viajantes.
9. São Tomé e Príncipe
Até que enfim algum país dessa lista em que você pode se comunicar em bom português, idioma oficial de São Tomé e Príncipe. Essas duas ilhas na costa africana são um verdadeiro achado para quem busca novas experiências.
10. Belize
Se a segunda maior barreira de corais do mundo parece pouco para você, então talvez a mistura de culturas e os preços acessíveis possam te convencer a conhecer Belize no próximo ano. Confira um post especial sobre esse país!
Melhores cidades para viajar em 2019
1. Copenhague, Dinamarca
“A crescente cena de comida de rua da cidade está arrasando na região de Refshaleøen, onde um antigo estaleiro é agora o mercado de comida e artesanato Reffen. O parque de diversões Tivoli Gardens está combatendo a deprê de inverno com uma nova temporada em fevereiro, enquanto o centro de gerenciamento de resíduos Amager Bakke tem deixado as pessoas de queixo caído com sua pista de esqui na cobertura e trilhas para caminhadas“, diz a publicação.
2. Shenzhen, China
Considerada o Silicon Valley chinês, essa pode ser a cidade mais inovadora do país.
3. Novi Sad, Sérvia
Eleita a capital jovem da Europa em 2019, Novi Sad carrega consigo uma grande tarefa para os próximos 12 meses.
4. Miami, Estados Unidos
Miami foi tendência, virou clichê, se tornou brega e parece estar ressurgindo nas paradas. Além de noitadas, compras e praias, a cidade agora revive com uma intensa cena cultural.
5. Catmandu, Nepal
Após ser arrasada por um terremoto em 2015, o destino consegue se reerguer e encantar os visitantes que desejam uma nova experiência no Nepal.
6. Cidade do México
Enorme, vibrante e exalando latinidade, a Cidade do México foi eleita a Capital Mundial do Design em 2018.
7. Dakar, Senegal
Com um novo aeroporto internacional recém-inaugurado, Dakar tem tudo para se tornar um dos destinos queridinhos da África.
8. Seattle, Estados Unidos
Com o distrito comercial de Denny Triangle totalmente reformado com uma ajudinha da Amazon, Seattle desponta novamente na preferência de viajantes que têm os Estados Unidos como destino.
9. Zadar, Croácia
Depois de Dubrovnik, é a vez de Zadar conquistar corações na Croácia. Uma vez que chegam ao local, os curiosos podem se encantar com a experiência de ver de perto o órgão do mar, um verdadeiro espetáculo que une natureza e arte (veja mais sobre ele aqui).
10. Meknès, Marrocos
Esqueça os mercados de Marrakech ou as ruelas azuis de Chefchaouen. O novo destino marroquino por excelência é Meknès, com o incrível Mausoléu de Mulai Ismail, que acaba de passar por uma longa restauração.
Melhores regiões para viajar em 2019
1. Piemonte, Itália
“Com as cenas de artes contemporâneas e música eletrônica de Turim florescendo, um autorretrato muito especial de Leonardo da Vinci esquadrinhado na Biblioteca Reale da cidade, trilhas de caminhada alpinas sublimemente remotas e um punhado de vilarejos e vales primorosamente bucólicos oferecendo indiscutivelmente os melhores tintos (vinho) e brancos (trufas) da Itália, pode não ser um segredo dos viajantes mais experientes, cultos e gourmet por muito tempo“, destaca a publicação.
2. Montanhas Catskill, Estados Unidos
Em 2019, Woodstock irá completar 50 anos. A região onde um dos festivais de música e cultura mais intrigantes do mundo nasceu irá receber uma comemoração para celebrar a data no mês de agosto.
3. Norte do Peru
Com as visitações a Machu Picchu sendo limitadas, o Peru tem investido em infraestrutura para outros destinos, em especial o norte do país, onde é possível visitar o sítio arqueológico de Kuélap.
4. The Red Centre, Austrália
Aprender sobre as culturas aborígenes da Austrália visitando o monumento sagrado de Uluru é uma experiência inesquecível. Se antes era possível escalar a rocha, ela agora ganha destaque como um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.
5. Terras Altas e ilhas da Escócia
Nos últimos dois anos, pelo menos 20 destilarias abriram na Escócia – e a mesma quantidade deve inaugurar até 2020. Quer motivo melhor para conhecer essa região ainda pouco explorada do Reino Unido?
6. Extremo Oriente Russo
Como consequência da realização da Copa do Mundo, o turismo na Rússia parece ter florescido e a cidade de Vladivostok ganha destaque nesse sentido.
7. Gujarate, Índia
O estado indiano de Gujarate irá celebrar o aniversário de 150 anos de Mahatma Gandhi em outubro e nenhum viajante vai querer perder essa festa, não é mesmo?
8. Manitoba, Canadá
Com um toque multicultural, um quarto da população de Manitoba imigrou recentemente de países como Filipinas, Índia e Nigéria – e o destino ainda possui belezas naturais de tirar o fôlego.
9. Normandia, França
Muita história e belas praias se fundem na paisagem da Normandia. Com a comemoração dos 75 anos do Dia D, a região deve ficar ainda mais agitada em 2019.
10. Vale de Elqui, Chile
Próximo ao extremo sul do Deserto do Atacama, surge uma região ainda pouco explorada. O Vale do Elqui tem rios, montanhas, vinhedos e 320 dias de sol por ano. Nada mal, não é mesmo?
Pronto para fazer as malas? Opções não vão faltar!