Sim, existe inverno no Rio Grande do Norte! Mais especificamente na cidade de Martins, distante 388 km da capital Natal. Lá, é possível encontrar temperaturas de cerca de 16ºC que, para o nordeste brasileiro, já é temperatura para colocar muitos casacos!

Conhecida como “Princesa Serrana”, Martins encanta pela culinária, pelo turismo de aventura e pelas belas paisagens naturais. Vamos juntos conhecer mais desse paraíso?

O que fazer em Martins

Em Martins, temos dois tipos de passeios: um para quem ama descansar e outro para quem ama aventura. Aqui, vamos mostrar algumas programações para todos os gostos, olha só:

  • Casa de Pedra

A Casa de Pedra é um dos principais atrativos de Martins, que fica a 27 km do centrinho da cidade. Lá, você vai encontrar a maior caverna em mármore (formada a partir da cristalização de um afloramento marítimo de calcário) do estado do Rio Grande do Norte, sendo a segunda maior caverna deste tipo no país. 

Existem duas formas de se chegar até a Casa de Pedra: uma é pela estrada, percorrendo 24 km do centro até lá; e outra pela famosa trilha da trincheira, mas que pede um bom condicionamento físico. São cerca de 3km com mais de 400m de elevação. Ah! É importante que você vá com alguém que conheça a região.

  • Cachoeira da Umarizeira

Existe uma trilha de cerca de 3 km para chegar lá, com uma dificuldade moderada. O percurso começa ainda em trecho urbano e segue pela zona rural de Martins. A trilha é feita basicamente de terra batida, com trechos de muitos pedregulhos, mas sendo bastante arborizada, ou seja, grande parte do percurso é feito na sombra.

Além da cachoeira belíssima no final da trilha, você vai encontrar também alguns riachos onde poderá descansar um pouco e tomar banho de rio.

  • Trilha Pedra do Sapo

A trilha Pedra do Sapo encanta pelas belezas encontradas durante os 13 km do percurso. Ela sai do Hotel Ingás seguindo até o Mirante do Canto, onde se dá início a trilha. É uma trilha fácil e sem muitas dificuldades, precisando prestar atenção para algumas pedras soltas no caminho. Só esteja preparado para caminhar bastante, mas sem muitos obstáculos.

  • Trilha Martins / Portalegre

Quem quer descobrir outra cidade pelo meio da mata, pode optar pela trilha Martins-Portalegre. Durante 6 horas de percurso por dentro da mata, você vai cruzar Martins e vai até a cidade vizinha, Portalegre. Aceita o desafio?

A dificuldade é moderada e é importante que você vá com um guia local.

  • Pôr-do-sol de Diadema

O Pôr-do-Sol de Diadema é um destaque na cidade de Martins. Em um dos pontos mais altos da cidade é possível apreciar a beleza do sol se pondo. A infraestrutura é pequena, e o local ainda é pouco conhecido pelos turistas – mas vale a pena a visita.

  • Festival Gastronômico e Cultural de Martins

O Festival Gastronômico e Cultural de Martins é o que mais movimenta a cidade. Geralmente acontece em julho, mas, por causa da pandemia, o último foi em 2019. A expectativa é que nos próximos anos a festa volte ao normal. Nessa época, mais de 15 mil pessoas circulam pela cidade: quase o dobro da população local, que é de cerca de 8 mil pessoas.

Onde se hospedar

Com uma das melhores avaliações no Booking, essa casa de temporada tem tudo o que você precisa para aproveitar o clima serrano com a família. Basta arrumar as malas e partir pra lá!

As Vivendas da Serra são alguns chalés fofos e bem equipados, próximos a trilhas e com um lindo jardim para você escolher entre a aventura e a tranquilidade junto com a família.

O hotel mais famoso da região é também um dos mais procurados. Lá, você vai poder desfrutar da tranquilidade de grandes espaços abertos e verdes, para curtir com a família ou com os amigos durante a temporada mais fria. Mas fique atento: se você quiser ir durante o festival, é possível que não encontre vaga se não reservar com antecedência.

Onde comer

  • Mirante Varandas Da Serra

Preço acessível, com vista para a natureza e um atendimento incrível. Com certeza você não vai se arrepender de visitar lá, seja para almoçar ou mesmo para comer alguma sobremesa apenas para apreciar a paisagem.

  • Mirante Do Canto

Lugar agradável, com uma vista linda e variados pratos para você desfrutar. O principal, claro, vai ser a vista. Mas você encontrará opções satisfatórias da culinária local!

  • Restaurante Bela Vista

O restaurante é um pouco afastado da cidade, mas vale a visita. É onde os locais comem, então os pratos são bem servidos e os preços são acessíveis. Além disso, é do lado de um açude, então a boa vista não vai faltar!

  • Mirante da Carranca

Ótimo para visitar durante o dia, para um almoço, e perfeito para um jantar romântico. A decoração é perfeita e vai de deixar nas nuvens. A cozinha também é muito bem elogiada: vale a pena visitar!

Como chegar em Martins

A melhor opção para chegar até Martins é saindo de carro de Natal ou de Mossoró. Não existe linha direta de ônibus das principais cidades até Martins, e a sua locomoção será melhor se tiver um carro a sua disposição.

Saindo de Natal

Encontre aqui passagem aérea para Natal

Vá pela BR 406 até a cidade de Ceará Mirim. De lá, pegue a RN 064 até a cidade de Santa Maria. Siga pela RN 304 até Açu, depois pela BR 226 por cerca de 90km e siga pela RN 117 até Martins. O percurso dura cerca de 5h30min.

Saindo de Mossoró

Saindo de Mossoró, a viagem dura cerca de 2h, e basta ir direto pela RN 117 até chegar em Martins.

Encontre a melhor opção de carro para locação e viaje com o máximo de conforto!

Quando visitar Martins

Os diferenciais da cidade, ou seja, seu clima gostoso e a vegetação verdinha e com aspecto de bem cuidada, estão no inverno, entre os meses de junho e julho. No resto do ano, exceto no verão (novembro a janeiro) você vai encontrar temperaturas amenas – mas nada tão frio quanto os meses de inverno.

Entretanto, se você está se planejando para visitar Martins nessa época, prepare-se com antecedência, principalmente a hospedagem. Como já falamos aqui, a cidade dobra o número de pessoas que vão atrás do Festival Gastronômico e Cultural da cidade. De toda a forma, vale a visita em qualquer época do ano, principalmente se você gosta de aventura!

Reserve com antecedência a sua hospedagem e aproveite a Princesa Serrana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.