Embora o Brasil não tenha muitas opções de viagens de trem, as poucas que existem costumam oferecer uma experiência singular, principalmente para quem é apaixonado por uma história local. E o trajeto da Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes não seria nem um pouco diferente. Aliás, pode-se dizer até que este trajeto oferece um adicional especial, já que estamos falando do trecho ferroviário mais antigo do Brasil em funcionamento.

Como é o passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

Inaugurado em 1881 por Dom Pedro II, a Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes possui 12 quilômetros de extensão, mas em sua época de ouro chegou a ter 600km, quando ainda era movida à carvão. Este trecho curtinho é percorrido em aproximadamente 50 minutos – embora seja uma viagem relativamente rápida, dá tempo de conhecer muito da história da região. Desde 1956, a Maria Fumaça passou a ser movida à diesel.

A vista durante o percurso é marcada por montanhas e fazendas. Foto: Wikimedia Commons

O melhor conselho para quem não quer perder nada do passeio é chegar com uma hora de antecedência para visitar o Museu Ferroviário, localizado na própria Estação Ferroviária de São João del-Rei, com um acervo formado por artigos utilizados desde a sua inauguração – de telefones até mesmo uma das primeiras Marias Fumaça utilizadas na região. Em seguida, já busque pela fila que se forma para o embarque, já que os assentos não são marcados – é nesta hora também que todo mundo acompanha a chegada da Maria Fumaça, e todo o trâmite que os funcionários da estação fazem manualmente para que ela mude de direção.

O trajeto possui poucas curvas e uma paisagem marcada pelo Rio das Mortes e a Serra de São José, incluindo ainda antigas fazendas, lagos, cachoeiras e campos. E para a viagem valer a pena, o ideal é emendar um tour pela cidade/destino – por se tratar de municípios históricos brasileiros, pode apostar que terá muitas atrações para conhecer e apreciar.

Como comprar os ingressos para a Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

Os ingressos para o passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes custam a partir de R$43 e podem ser adquiridos nas bilheterias de cada estação e também no site da Buson. Há ainda a tarifa social para residentes de São João del-Rei e região, e crianças de 0 a 5 anos, desde que viajem no colo, não pagam. Algumas agências de viagem em São João del-Rei e Tiradentes oferecem pacotes com passagem + tour pelas cidades que ainda incluem translado do hotel para a estação e guia turístico.

As viagens estão disponíveis somente para fins turísticos, de sextas e domingos, às 10h, e aos sábados, às 10h e às 15h, podendo variar de acordo com cada temporada.

Estrutura da Maria Fumaça

A estrutura da Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes é bem simples, mantendo os mesmos padrões originais. Porém, tudo é bem conservado que dá até gosto de ver: os vagões são revestidos de madeira, e comportam até 280 passageiros. As dicas infalíveis para o viajante são:

  • O quarto e quinto vagão possuem as poltronas mais espaçosas;
  • Somente o quinto vagão tem assentos acolchoados;
  • Na partida por Tiradentes, a melhor vista fica do lado direito do vagão;
  • E obviamente que a viagem partindo de São João del-Rei tem a melhor vista do lado esquerdo do vagão;
  • O encosto dos assentos são móveis: isso facilita bastante a viagem em grandes grupos e todo mundo pode ficar virado de frente para o outro;
  • Não há restaurante na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, somente uma senhora que vende um doce regional, portanto, aguente firme até o destino final para fazer uma refeição.

O passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes pode ser realizado durante a viagem pelas cidades de Minas Gerais mais legais para conhecer – pode apostar que será uma experiência enriquecedora incluída em seu roteiro.

Precisa de uma hospedagem para a sua viagem? Encontre aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.