A simples e ao mesmo tempo complexa ação da natureza oferece à Praia do Forno, em Búzios, uma paisagem exótica ou, no mínimo, fora dos padrões. Com mar azul e areia avermelhada, o local idílico de apenas 500 metros costuma fazer sucesso entre as famílias com crianças, que podem aproveitar o dia nas águas tranquilas, propícias para o snorkel.

Apesar de ser muito bonita, a pequena enseada tem um porém: a temperatura da água não é das mais agradáveis, mantendo-se tão gelada que chega até a atrair pinguins em algumas épocas do ano. A ausência de ventos fortes ao menos colabora com quem arrisca um mergulho. Nos costões rochosos há uma opção mais quente, com a presença de piscinas naturais que se formam com o balanço das ondas.

Praia do Forno

Foto: Rodrigo Soldon

As areias grossas têm tom puxado para o vermelho, como se fosse um barro, resultado da alta concentração de ferro e calor, retido das correntes marítimas e das rochas. É daí que vem o nome Forno, com aquecimento vindo de todos os lados, algo contraditório de se pensar ao encostar os pés na água fria.

Na orla também se encontra a Gruta Azul, um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos. Acessada de barco, a atração natural surgiu pela erosão dos ventos e do mar, abrindo um buraco por onde entra a água. Não é possível entrar nela, mas vale o passeio pela contemplação de todos os seus entornos.

Por ser mais rústica e isolada, não há tanta infraestrutura na praia, apenas um quiosque, então trate de levar guarda-sol, cadeiras, comes e bebes, sem se esquecer de jogar o lixo no lixo, é claro.

Como chegar

Foto:Rodrigo Soldon

A praia fica na Estrada Saco do Forno, a quatro quarteirões após o posto de gasolina localizado no trevo.

Confira opções de hospedagem em Arraial do Cabo aqui!

Pontal do Atalaia reserva paisagens caribenhas em pleno Arraial do Cabo, no RJ

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.