Assim que começamos a fazer o planejamento de uma viagem, um dos itens que deve entrar na checklist de preparação são as malas para viajar. Nesse momento, você deve analisar qual é o objetivo da sua viagem.

Você vai mochilar por aí? Você vai viajar de avião e não quer despachar sua bagagem? Ou você vai passar 20 dias na casa dos seus tios em outro país e precisa levar bastante coisa? Entender qual é o objetivo da sua viagem é o ponto de partida para iniciar as pesquisas de modelos e de preços para comprar sua bagagem.

Em seguida, antes de comprar as malas para viajar, pense nas seguintes questões: quantas viagens você pretende fazer no próximo ano? Quanto você pode gastar para comprar suas malas? Você vai viajar pelo Brasil ou fará viagens internacionais?

Isso é importante porque, pense: se você faz poucas viagens por ano e ainda está com a grana curta, fica inviável gastar R$800 na compra de uma mala. E outra: ao gastar bastante com uma mala para viajar, você vai ficar preocupada se ela riscar, se ela manchar e coisas do tipo.

[+] Kit sobrevivência: 21 itens que todo viajante deveria ter na mala

As características das malas também estão relacionadas ao valor que será pago. Os itens que influenciam e que você deve analisar são:

  • O material com o qual a mala é feita.
  • Estilo das rodinhas.
  • Estrutura da mala.
  • Tamanho da mala.
  • Itens de segurança, como cadeados embutidos.

São muitas variáveis e características que aparecem na hora de procurar uma bagagem ideal. Para te ajudar a escolher uma mala de viagem que caiba no seu bolso e que também atenda ao objetivo da sua viagem, nós preparamos esse guia prático com dicas e explicações para facilitar sua decisão, confira!

Malas para viajar: médias/grandes e despachadas

malas para viajar
Foto: PxHere

Uma mala média ou grande que será despachada deve obrigatoriamente ter rodinhas. Opte pelas malas rodinhas 360°. Elas são um pouco mais caras, mas valem cada centavo, isso porque fica muito mais fácil carregá-las no aeroporto ou nas estações de metrô, por exemplo.

Avalie também como é a parte interna desse tipo de mala de viagem. Algumas possuem divisórias, zíper, elásticos e outros “extras” que, muitas vezes, não são essenciais. A divisória com zíper acaba sendo bacana para você poder separar alguns tipos de roupas, mas, ainda assim, não são primordiais. Quanto mais espaço livre a mala tiver dentro, melhor.

Da mesma forma, não considere fator de decisão a quantidade de bolsos externos que a mala tem. Você não vai conseguir colocar nada dentro deles, é um recurso desnecessário, ok?

O que é importa é o tamanho das malas para viajar! Uma mala média geralmente possui tamanhos de largura x altura x profundidade de 66 x 41 x 26. O tamanho das malas grandes de viagem já são de 77 x 45 x 29. Existe ainda as malas extras grandes que possuem dimensões de 90 x 60 x 35. Lembre-se sempre que a bagagem despachada não pode ultrapassar 32 kg em voos internacionais e 22 kg em voos nacionais.

É sempre interessante quando uma mala média e grande possui extensor, que é um zíper extra na lateral das malas. Ao abrir o extensor, você ganha alguns centímetros para que coisas fiquem mais acomodadas.

[+] Ficar em hostel é seguro? Dicas para escolher um albergue sem perrengue

Há quem opte por malas com cadeados embutidos, mas isso não é essencial. Elas são mais caras e você pode perfeitamente comprar um cadeado TSA e usar sem nenhum problema.

De forma geral, algo que funciona para todo tipo de mala, é avaliar o peso que ela possui mesmo estando vazia. Como existe um limite de quilos por bagagem, quanto mais leve ela for, melhor. O ideal é procurar uma mala que tenha em torno de 2 kg vazia, ok?

Confira uma sugestão de modelos de malas para viajar grandes e médias que vale a pena conhecer:

Malas para viajar grandes*

*Preços pesquisados em outubro/2018 sujeitos à alteração.

Malas para viajar médias*

*Preços pesquisados em outubro/2018 sujeitos à alteração.

Malas para viajar somente com bagagem de mão

malas para viajar
Foto: Pexels

Com as novas regras da ANAC, muitos passageiros começaram a levar suas bagagens dentro dos aviões para não pagar pelo despacho. O peso máximo da bagagem de mão varia de acordo a companhia aérea, com o voo e a tarifa. Apesar disso, a maioria delas informa que o peso não deve passar de 10 kg.

De maneira geral, as dimensões máximas de altura, largura e profundidade devem ser de 55 cm x 35 cm x 25 cm, incluindo bolsos, rodas e alças. Não seja aquele tipo de viajante que entra na cabine com uma mala enorme e tenta, a todo custo, socar a bagagem no compartimento!

Da mesma forma que você vai analisar a escolha das malas grandes e médias, você também deve observar aquelas características também na bagagem de mão. De novo: tudo depende do objetivo da sua viagem e de quanto você pode gastar! Entretanto, se você costuma viajar com frequência, saiba que vale a pena investir em uma mala com tecido mais resistente.

Assim como as malas grandes e médias, é interessante que as malas pequenas tenham rodinha 360° para facilitar sua locomoção dentro do aeroporto. Porém, antes de comprá-la, abra o puxador no máximo para verificar se ele é compatível com sua altura. Nada de ficar andando curvada por aí!

Confira algumas opções para comprar pela internet:

Malas para viajar pequenas*

*Preços pesquisados em outubro/2018 sujeitos à alteração.

Malas para viajar: mochilas dos sonhos

malas para viajar
Foto: Steven Upton – Flickr

Os mochileiros sabem bem que é possível, literalmente, carregar o mundo nas costas. As mochilas são excelentes para viagens longas e curtas.

Antes de comprar a sua, avalie o objetivo da sua viagem: você vai fazer trilha e passeios curtos? Vai realizar longas caminhadas? É uma aventureira de plantão? Tudo deve ser observado na hora de escolher a mochila.

[+] Quais são as melhores mochilas para viajar?

De qualquer maneira, é importante verificar a regulagem das alças para que a mochila seja ajustada corretamente no seu corpo. Outra medida importante identificar é se a mochila não ultrapassa a altura da cabeça e nem a linha dos quadris quando estiver nas costas.

Com essas dicas, vai ficar mais fácil você escolher o modelo de mala ideal para viajar. Fique sempre de olho nos sites de comércio eletrônico e também nos sites de marcas como Le Postiche, Cavezzalle, Sestine, Allbags entre outros para aproveitar alguma promoção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *