A cidade de Mairiporã é um dos destinos turísticos que mais surpreende o viajante, daqueles lugares que faz você pensar “como pode existir uma realidade tão diferente do centro urbano de SP mesmo estando tão perto?”, fazendo parte, inclusive, da região norte da Grande São Paulo.

Localizada a apenas 50 km da capital paulista, a pequena cidade turística é cercada por belezas naturais, banhado por uma represa e atrai principalmente os moradores paulistanos que querem passar um final de semana descansando e relaxando.

Não só para o ecoturismo, o município ainda possui um dos Hotéis Spas mais renomados do Brasil, oferecendo uma proposta diferenciada para todo estilo de viagem.

Os jardins do hotel Unique Garden com certeza merecem sua visita/Foto: Divulgação

Conheça Mairiporã 

A cidade de Mairiporã possui apenas 100 mil habitantes, mas possui uma infraestrutura apropriada para receber os turistas nos finais de semana ou férias, já que por ser bem próxima à Serra da Cantareira e possuir baixas temperaturas em certas épocas do ano, acaba sendo um dos destinos favoritos dos paulistanos.

Vizinha ao Parque Estadual da Serra da Cantareira, que possui mais de 7 mil hectares de área, o município serve como base de hospedagem e alimentação para aqueles que querem curtir as muitas opções de ecoturismo e turismo de aventura no parque.

Devido à suas áreas muito arborizadas, a cidade possui hotéis e restaurantes que valorizam essa característica, que acabam proporcionando contato com a natureza, calmaria e tranquilidade.

Caiaque é uma das opções de ecoturismo da cidade/Foto: Pixabay

O que fazer em Mairiporã

Mairiporã tem muitas opções de passeios e atividades ao ar livre, como trilhas, cachoeiras, além das atrações que alguns hotéis oferecem, que acabam se tornando o próprio motivo da viagem. Confira algumas das principais atrações:

Parque Estadual da Serra da Cantareira: muito próximo a cidade, o parque é um dos principais motivos que levam os viajantes ao local, com oportunidades de trilhas a pé, banhos de cachoeiras, picos com vistas incríveis. No parque é possível ainda aproveitar restaurantes.

Pedreira Dib: uma das principais atrações naturais da cidade, o paredão de pedra tem mais de 1.100 metros de altura, com um lago incrível embaixo. É o ponto principal para quem pratica rapel, escalada e tirolesa. 

Aproveite as opções de turismo de aventura no lugar/Foto: Tripadvisor

No local ainda é possível aproveitar de um pequeno complexo de lazer, com passeios a cavalo, restaurantes e outras atrações.

A Pedreira Dib em Mairiporã é referência na prática de treinamentos de salvamento e resgate.

Museu de Arqueologia Industrial e Tecnologia – MAITEC: este museu e centro de atividades reúne várias descobertas tecnológicas, como o avião Lockheed Martin AT33A ( T-Bird) que participou na Guerra da Coréia.

Outra visita imperdível no local e “carro-chefe” do passeio, são as locomotivas a vapor, algumas de 1890, que foram restauradas e funcionam.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário: vamos dar uma roubada neste item, porque na prática fica na divisa com Caieiras então na verdade não fica em Mairiporã, mas esta construção no estilo gótico é impressionante e imperdível. A construção remete diretamente às construções europeias, com um cuidado incrível por dentro e por fora da basílica.

Basílica Nossa Senhora do Rosário/Foto: Wikimedia Commons

Hospedagem em Mairiporã

Com ofertas de acomodações mais simples e também mais requintadas, Mairiporã tem opções para diferentes bolsos e gostos.

Seja para curtir toda a natureza e não ficar parado no hotel como para aqueles que preferem curtir mais a hospedagem, confira opções de onde ficar na cidade;

Hotel Unique Garden: não tem como falar da cidade sem falar dessa opção, a mais luxuosa do local e que é uma atração por si só devido ao seu spa, considerado um dos melhores do país. 

Com uma estrutura digna de filmes e resorts, este hotel oferece diversas amenidades imperdíveis, além de piscinas e outras atividades. O Healthy Holistic & Wellness Centre oferece massagens, bem como outros tratamentos de spa, como ofurô, banheira de hidromassagem cromática e acqua spa.

Além disso, um renomado chefe de cozinha é o responsável pela alimentação local.

Aproveite toda a estrutura do Unique Garden, renomado no país todo/Foto: Booking

Hotel Refúgio Vista Serrana: esta opção fica mais na área rural da cidade, cercado pela natureza exuberante, oferece spa, alimentação (sistema de pensão completa), wifi e outras amenidades, além de uma vista incrível da sua piscina de borda infinita. 

Paisagem e conforto você encontra no hotel Refúgio Vista Serrana/Foto: Booking

Ecoresort Refúgio Cheiro de Mato: opção também imperdível para quem gosta da proposta de resort com ecoturismo, esta hospedagem oferece diversas atividades além de sistema de pensão completa em uma estrutura para família toda.

Mais uma opção com o melhor da Serra da Cantareira em volta/Foto: Booking

Graal Inn Mairiporã: uma opção mais básica para quem quer apenas dormir (e muito bem) e ficar menos dias, este hotel é uma ótima opção para quem quer investir nos passeios e conforto nas acomodações.

Praticidade e bons valores você encontra no Graal Inn Hotel/Foto: Booking

Onde comer

O que não falta em Mairiporã são boas opções para alimentação, com diversas opções de comidas caseiras, pizzarias, bares, sushis e mais.

Um dos pontos altos da cidade é O Velhão, um conjunto arquitetônico impressionante localizado na Estrada de Santa Inês, cercada por natureza da mata da Serra da Cantareira.

Dentro desse local existem algumas opções para comer, como o Restaurante As Véia, especializado em comida mineira no fogão à lenha.

No local ainda existe uma pizzaria, um café e alguns bares, além de lojinhas para os viajantes passearem.

Com uma decoração industrial, o Velhão é quase um ponto turístico de Mairiporã/Foto: Divulgação

Uma das opções mais famosas da cidade, fora do complexo do Velhão, é o restaurante português Ora Pois, que inclusive trabalha com a realização de eventos e casamentos.

O Ora Pois restaurante atende para diversas refeições e eventos/Foto: Divulgação

Para aproveitar a gastronomia italiana do local, que combina muito com as baixas temperaturas, confira a Frutta e Crema que funciona como um tipo de bistrô e gelateria, a Cantina Girasole e o Donna Vitória Restaurante.

Comida italiana, um bom vinho e baixas temperaturas você pode curtir em Mairiporã/Foto: Divulgação

Como chegar em Mairiporã

Saindo da capital São Paulo de carro, pegue a BR-146 e em menos de 40 minutos você chegará em Mairiporã.

De ônibus, aposte na companhia Atibaia saindo do terminal rodoviário tietê para chegar no destino.

Caso precise vir de fora do estado, confira passagens aéreas com desconto de diversas cidades do país até São Paulo e siga viagem de carro ou ônibus.

Melhor época para visitar

Uma boa pedida tanto para quem quer curtir as baixas temperaturas do inverno quanto para quem quer aproveitar o alto verão para ir nas cachoeiras, Mairiporã é sempre uma boa pedida e vai depender de qual a proposta da sua viagem a decisão de quando ir.

Se quiser curtir a natureza, as acomodações do hotel e o frio, vá entre junho e agosto. No resto do ano você encontrará temperaturas mais altas.

Tente apenas fugir das chuvas para não diminuir suas opções de passeios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.