Já imaginou pedalar nas alturas? A cinco metros acima do chão, a maior ciclovia elevada do mundo fica na China, um dos países com o maior número de bicicletas por habitante. A obra foi inaugurada em 2017 em Xiamen, cidade a uma hora de avião de Hong Kong, que está emergindo como a mais sofisticada do sudeste chinês.
A construção financiada pela prefeitura não foi erguida por acaso, já que a China é campeã em emissão de poluentes. O ar chegou a ficar com qualidade tão ruim, que em 2016 fez cidades do Norte, como Pequim, fecharem escolas, fábricas e empresas porque ninguém poderia sair na rua. O episódio caótico foi apelidado de “arpocalipse“.
Correndo atrás do prejuízo, os governos estão reunindo esforços para oferecer e incentivar ainda mais alternativas limpas de transporte, evitando a emissão de CO2 e aliviando o tráfego. Com este objetivo, a ciclovia planejada pelos dinamarqueses da Dissing + Weitling visa inspirar e despertar o conceito de sustentabilidade nos moradores. Além disso, é segura por não disputar espaço com os carros e possui 30 mil pontos luminosos pelo caminho.
O percurso suspenso, que também funciona como passarela de pedestres, tem oito quilômetros de extensão e faz ligação com 13 sistemas de transporte público, cinco bairros residências e três centros financeiros, facilitando a mobilidade urbana. Os ciclistas têm a seu dispor 11 acessos e estações de bikes públicas próximas. Mais de 3,5 milhões de pessoas circulam pelo local.
Sabia que o maior mirante do mundo também fica na China?
Confira lugares ideais para viajar com a sua bike!
Sabia que existe um Airbnb para alugar bicicletas onde quer que você esteja?
Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação