A capital chilena é um destino queridinho dos brasileiros. Com centenas de atrações, o que nem todo mundo sabe é que existem lugares secretos em Santiago para você sair do roteiro tradicional de passeios.

Visitar o Cerro San Cristóbal e Santa Lucia, passear pelo Parque Metropolitano, fazer compras no mercado central, ver a cidade do alto no Sky Costanera e até dar um pulinho no Valle Nevado para esquiar fazem parte do roteiro de quase 100% dos visitantes de Santiago, no Chile.

Mas, se você quer ir além e descobrir lugares fora da rota clássica de passeios, confira nossas dicas!

Bora viajar? Encontre sua passagem aérea para Santiago aqui!

Lugares secretos em Santiago para conhecer durante sua viagem

Faça as malas e desbrave cantinhos fora da rota de turistas!

Templo Bahá’í

Templo Bahá'í em Santiago
Foto: Wikimedia Commons

O Templo Bahá’í é uma casa de adoração serena e desprovida de rituais ou cerimônias que abraça todas as pessoas que queiram meditar e orar, independentemente de sua religião. Inaugurado em 2016, nem todo turista que visita a cidade sabe da existência dessa joia, tornando o templo um dos lugares secretos em Santiago.

Aos pés da Cordilheira dos Andes, a casa de adoração chama a atenção pela sua construção, que se parece com um botão de rosa contendo nove pétalas. Cada “pétala” é uma entrada para acessar o interior do templo. Ao entrar no recinto, respeite o silêncio e momento de oração e meditação das outras pessoas. Saiba também que você não pode tirar fotos da área interna, possivelmente um dos voluntários do Templo vai alertar você sobre isso. Depois, curta a área externa, já que os jardins são lindos.

Durante o pôr do sol, o templo fica ainda mais exuberante. A luz dentro da cúpula muda de cor, passando de branco para uma tonalidade púrpura. Assim que anoitece, o templo, visto de fora, fica todo iluminado e ainda mais futurista. Muita gente associa a construção a uma espaçonave, inclusive, tamanha modernidade empregada na construção!

Templo Bahá'í em Santiago
Foto: Wikimedia Commons
  • Endereço: Diagonal Las Torres, 2000 – Peñalolen, Santiago.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 15h às 19h. Domingo, das 9h às 19h. Fechado toda segunda-feira.
  • Entrada gratuita.

Mercado Persa Bio Bio

lugares secretos em santiago
Foto: Vaughan McShane

Talvez este seja o mercado mais pitoresco de Santiago! Também chamada de mercado “Franklin”, devido ao nome do bairro onde se instalou, a feira se mantém ativa desde a década de 1940. Hoje, os visitantes encontram mais de 300 barracas com produtos diversos, novos e usados, como antiguidades, instrumentos musicais, câmeras fotográficas, discos de vinil, calçados, artigos de informática, móveis e peças de outros países.

Aberta sempre aos finais de semana, a maioria das pessoas que visita a feira é composta por chilenos. Ou seja, os turistas não sabem muito da existência desse lugar bacana e com preços convidativos para comprar coisas rotineiras, procurar itens raros ou apenas dar uma olhadinha.

Opções gastronômicas também estão presentes no Mercado Persa Bio Bio. Quando a fome bater, saboreie pratos do Con Sabor a Mi Tierra, com comida típica colombiana; da Doña Tere, com o melhor da culinária peruana; ou o El Libanés, para quem gosta de comida árabe. O Lai Thai, que serve a autêntica comida tailandesa, é um dos mais movimentados.

  • Endereço: Rua Bío Bío 793, próximo à estação Franklin (linha 2).
  • Horário de funcionamento: sábados e domingos, das 10h às 19h.
  • Entrada gratuita.

Pueblito Los Dominicos

lugares secreto em santiago
Foto: Rodrigo Pizarro

Na comuna de Las Conde, bem ao lado da Igreja San Vicente Ferrer, declarada Monumento Nacional em 1978, fica Pueblito Los Dominicos. O lugar é perfeito para quem gosta de artesanato e da cultura chilena.

Com mais de 200 lojinhas, como se fosse um shopping a céu aberto, quem visita essa feira encontra todo tipo de produto possível, desde imãs de geladeira, chaveiros, cerâmicas a itens de antiguidade, plantas e artesanatos feitos com pedras típicas do país.

Além das lojas, existem restaurantes bons em Pueblito Los Dominicos que vale a pena conhecer para saborear uma empanada e comidas típicas.

lugares secretos em santiago
Foto: Wikimedia Commons
  • Endereço: Apoquindo 9085, Las Condes, Região Metropolitana de Santiago (linha 1 do metrô).
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias da semana, das 10h30 às 19h.
  • Entrada gratuita.

Parque Quinta Normal

Foto: Wikimedia Commons

Santiago é repleta de área verde e muitos parques bacanas para passear e bater perna. O Parque Quinta Normal é um deles, com seus 36 hectares e mais de 4 mil árvores em lindos jardins. Para você ter uma ideia, em 2013, ele foi escolhido como um dos parques mais bonitos do mundo pela revista Travel + Leisure.

Apesar de menos popular se comparado ao Parque Metropolitano, o destino é excelente para quem gosta de natureza e de artes, já que possui seis museus! Isso mesmo: além área verde, chafariz, lago com pedalinho e jardins bonitos, o espaço abriga o Museu Nacional de História Natural, o Museu Ferroviário, o Museu Artequin, o Museu de Ciência e Tecnologia, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Memória e dos Direitos Humanos.

Você pode separar um dia inteiro para curtir a região. A dica é passear pela área verde, registrando muitas fotos em meio às paisagens. Depois, escolha seu tipo de museu favorito, já que é quase impossível querer visitar todos em um mesmo dia. Veja quais são os assuntos que mais te interessam e divirta-se!

lugares secretos em santiago
Foto: Wikimedia Commons
  • Endereço: Matucana 520, Região Metropolitana de Santiago (linha 5 do metrô).
  • Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
  • Entrada gratuita no parque. Confira valores no site oficial de cada museu.

Parque Aguas de San Ramón

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Makarena Bórquez (@makaborquez) em

Também na região metropolitana da cidade, na divisa de Las Condes e La Reina, fica o Parque Aguas de San Ramón, um parque arborizado com três trilhas disponíveis para trekking. Com níveis de dificuldade para todos os públicos, inclusive trilhas indicadas para crianças, o visitante que percorre o vale através de suas florestas é agraciado com cachoeiras, pontes suspensas e mirantes que proporcionam lindas vistas para o parque.

Até mesmo uma trilha para ser feita com os pés descalços existe por lá. Quer contato maior com a natureza do que esse? Incrível! Definitivamente, quem gosta de aventura precisa colocar o Parque Aguas de San Ramón no roteiro de passeios.

Além dos espaços para ter maior contato com a natureza, o parque ainda possui anfiteatro ao ar livre, jardim orgânico e com estufa, centro de reciclagem orgânica, cafeteria e lanchonetes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Break At Work (@breakatwork) em

  • Endereço: Álvaro Casanova 2583, La Reina, região metropolitana.
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 18h.
  • Entrada: 3 mil pesos chilenos para adultos e 2 mil pesos chilenos para crianças.

Confiteria Torres

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Inaugurada em 1879, naquele tempo, a Confiteria Torres, um dos café mais tradicionais da cidade, era reduto dos ricos que moravam na capital. Para quem gosta de história e tradição, uma ida até o destino é essencial. O prédio, tombado como Patrimônio Histórico, chama a atenção pela fachada, mas encanta pelos quitutes e pratos saborosos servidos no horário do almoço.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

O café tinha um frequentador assíduo, que fez com que a Confiteria Torres se tornasse ainda mais especial em Santiago. Esse fã era Pablo Neruda, poeta chileno considerado um dos maiores de todos os tempos! Além dele, já passaram pelas mesinhas do café Plácido Domingo, Björg, Anthony Quinn, Gabriel Valdés entre outras personalidades.

A Equipe do Quanto Custa Viajar já teve a oportunidade de conhecer ao vivo essa confeitaria maravilhosa em Santigo, durante uma viagem em 2012. Realmente, recomendamos <3

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar
  • Endereço: Alameda 1570, centro de Santiago. Tem mais outros dois endereços, veja aqui.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h à meia-noite.

Viu quantos lugares secretos em Santiago e fora da rota comum de passeios tem para conhecer na capital chilena? Agora que seu roteiro está ainda mais completo, encontre sua hospedagem em Santiago aqui.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.