Que a Cidade Luz é um charme e destino dos sonhos todo mundo já sabe! O que quase ninguém te conta é que existem lugares secretos em Paris que garantem um roteiro de passeios BEM diferente daqueles que todo mundo faz, geralmente sem multidões em todos os cantos, mas muito especiais.

Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e Palácio de Versalhes são apenas alguns dos locais que fazem parte de um roteiro de passeios clássicos pela capital francesa. Mas, para aquelas que preferem ousar e sair do senso comum, existem cantinhos bem especiais que vale a pena conhecer.

👉 Au revoir! Encontre aqui a passagem aérea para sua viagem a Paris

Lugares secretos em Paris para inovar na viagem

Anote cada um destes lugares para sair dos roteiros convencionais e conhecer o lado B de Paris! Sabe o que é melhor: você não precisa pagar pela entrada na maioria deles!

1. La Petite Ceinture

lugares secretos em paris
Foto: Céline Harrand

Quer um lugar bem diferentão para conhecer em Paris? Vá até a La Petite Ceinture, uma linha ferroviária construída em 1852 e desativada em 1934. Este é o lugar perfeito para quem deseja visitar um lado underground de Paris, com muros repletos de graffitis, representando a arte urbana da cidade.

Os trilhos dos trens que passaram por esse cinturão ferroviário agora são um refúgio para mais de 200 espécies de plantas e mais de 70 espécies de animais. A melhor maneira de identificar uma das entradas principais é acessando esta página já em Paris. O site usa sua localização e mostra quais são os acessos mais próximos de você.

  • Site oficial: La Petite Ceinture.
  • Como chegar? As linhas de transporte público que passam perto das entradas da La Petite Ceinture são: Metrô 2 e Metrô 9; Ônibus: 26, 57 e 64. Procure pelas estações Maraîchers; Maraichers; Porte De Montreuil; Hopital De La Croix Saint-Simon; Orteaux – Maraichers. Se preferir, faça a visita com um carro alugado em Paris.
  • Quanto custa? Entrada gratuita.
  • Horários? Todos os dias, recomenda-se das 9h às 19h30.

2. 59 Rivoli

lugares secretos em paris
Foto: Wikimedia Commons

Mais um lugar que você nem imagina que fica em Paris e cheio de história para contar! Em 1999, este prédio abandonado há mais de 10 anos foi invadido por um grupo de três artistas que transformaram o local em um grande atelier de arte. Como a invasão foi ilegal, naturalmente o estado entrou com ações para retirar os novos “moradores” do local.

O que ninguém esperava era que no meio dessa polêmica toda, o prédio se transformaria no terceiro centro de arte contemporânea mais visitado de Paris! Então, em 2006, a prefeitura percebeu isso e regularizou a situação, comprando o prédio e autorizando a criação do centro de arte. A região é glamorosa e você encontra opções de hospedagem perto da Rue Rivoli aqui.

  • Site oficial: 59 Rivoli
  • Onde fica? 59, rue rivoli.
  • Como chegar? Metrô linha 1, descendo na estação Hotel de Ville. Metrô linhas 1, 4, 11 e 14, descendo na estação Chatelet.
  • Quanto custa? Entrada gratuita.
  • Horários? De terça a domingo, das 13h às 20h.

3. Vignes du Clos Montmartre

lugares secretos em paris
Foto: Wikimedia Commons

Outro destino que faz parte da lista de lugares secretos em Paris é o vinhedo na colina de Montmartre, o bairro mais charmoso e boêmio da cidade. Existente desde os anos 30, o Vignes du Clos Montmartre talvez seja um dos segredos mais bem guardados de Paris, isso porque muitos turistas passam por lá, mas nem imaginam do que a propriedade se trata.

Existe até um tour com visita VIP e degustação de vinhos. Esse é um jeito bem interessante de explorar o bairro e ainda conhecer o vinhedo. Sempre no mês de outubro ocorre a La Fête des Vendanges, a festa anual de colheita de uva que dura cinco dias.

  • Site oficial: Le vignoble du “Clos Montmartre”.
  • Onde fica? Na esquina da Rue Saint-Vincent com a Rue des Saules.
  • Como chegar? Vá até Montmartre e explore tudo a pé. Se preferir, pegue o metrô linha 12 e desça em Lamarck – Caulaincourt ou pegue o ônibus 40 e desça em Saules Cortot. Mas nós recomendamos fortemente que você faça o giro a pé.

4. Chama da Liberdade

lugares secretos em paris
Foto: Wikimedia Commons

A Chama da Liberdade é uma réplica em tamanho real da mesma tocha empunhada pela Estátua da Liberdade, em Nova York. A chama, com 3.6 metros, é feita em cobre e banhada a ouro!

O monumento também tem servido como um memorial não-oficial à Princesa Diana, já que logo abaixo dessa escultura fica o túnel onde Lady Di sofreu o acidente que retirou sua vida em 1997.

  • Onde fica? 7 Place de l’Alma.
  • Como chegar? Pegue o metrô linha 9 e desça na estação Alma-Marceau. Para passear pela região, você pode alugar uma bike elétrica.
  • Quanto custa? É de graça.
  • Horários? Pode ser visitada em qualquer horário do dia.

5. Passage des Panoramas

lugares secretos em paris
Foto: jcvill2

Entre a Avenida Montmartre e a Rue Saint-Marc fica a passagem coberta mais antiga de Paris e também de toda Europa, inaugurada em 1800. O local foi uma inovação na época, já que era uma rua de comércio coberta com um telhado de vidro.

Naquela época, as ruas dessa região de Paris eram estreitas, escuras e enlameadas, fazendo com que poucas pessoas visitassem as lojas do comércio. A passagem perto da Avenida Montmartre é decorada lindamente, sendo um dos lugares secretos em Paris que vale muito a pena conhecer. Montmartre é um bairro espetacular em Paris, caso queira ficar na região, encontre aqui as melhores opções de hotéis.

  • Onde fica? 11 boulevard Montmartre.
  • Como chegar? Pegue o metrô linha 8 ou 9 e desça na estação Richelieu – Drouot ou o metrô linha 3 e desça em Bourse.
  • Quanto custa? Entrada gratuita.
  • Horários? Aberto todos os dias, das 6h à meia-noite.

6. Canal Saint-Martin

lugares secretos em paris

Quer visitar uma região retrô, fofinha e autenticamente parisiense? Então, vá até o Canal St.-Martin! Localizado no 10º arrondissement, o canal é um dos lugares secretos em Paris, já que fica fora do roteiro de muitos turistas que visitam a cidade pela primeira vez por não ter monumentos e atrações tão populares assim.

Será difícil não cair de amores pela área verde da região, pelas lojinhas, pelos restaurantes e, claro, pela beleza do canal. Quem é fã de Amélie Poulain também vai adorar passear pela ponte de ferro onde a personagem ficava jogando pedras na água! Se quiser tornar a experiência ainda mais inesquecível, faça um cruzeiro com jantar no Canal Saint-Martin e Rio Sena.

  • Como chegar? Pegue a linha 3 do metrô e desça em Jacques Bonsergent. Também é possível pegar várias linhas e descer na famosa estação République.
  • Quanto custa? O passeio é gratuito.
  • Horários? Você pode ir até a região do canal em qualquer horário do dia.

7. Rue Crémieux

lugares secretos em paris
Foto: Sharon Vander Kaay

Sem exageros, talvez a Rue Crémieux seja o destino mais “instagramável” de toda Paris. Com paralelepípedos e prédios com fachada colorida, um visual que lembra Burano, na Itália, a rua está se tornando popular entre fotógrafos de moda, cineastas e influenciadores digitais.

A Rue Crémieux é um dos lugares secretos em Paris, escondidinho no 12º arrondissement, que vai deixar as fotos da sua viagem incríveis.

  • Onde fica? Rue Crémieux, entre a Rue de Lyon e a Rue de Bercy.
  • Como chegar? A estação de metrô mais próxima é a Quai de la Rapée, acessada com a linha 5. Se preferir andar um pouco mais, desça na Gare de Lyon.
  • Quanto custa? É free!
  • Horários? Esta é uma área residencial, respeite os moradores locais e visite a rua somente durante o dia, sem barulheira!

 8. Promenade Plantée

lugares escondidos em paris
Foto: Sharon Vander Kaay

O Promenade Plantée é o primeiro parque elevado do mundo, cujo jardim suspenso, que em determinados momentos fica 10 metros acima do solo, está atraindo a atenção de turistas que visitam Paris em busca de experiências diferentes.

Este cinturão verde segue a antiga linha férrea de Vincennes. Hoje, muitos arcos dos viadutos se transformaram em lojas de artesanatos que vão prender sua atenção durante o passeio. O caminho tem 4,7 km e começa na Opera Bastille, terminando no jardim de Reuilly.

  • Onde fica? 1 Coulée verte René-Dumont.
  • Como chegar? A estação de metrô mais próxima é a Ledru-Rollin, acessada com a linha 8.
  • Quanto custa? Entrada gratuita. Caso queira, você pode fazer um tour guiado com degustação de comidas na região, imperdível!
  • Horários? Todos os dias, das 8h às 21h30 no verão e das 8h às 17h30 no inverno. Finais de semana, o local abre às 9h.

9. Grande Mosquée de Paris

Foto: Wikimedia Commons

A Grande Mesquita de Paris, situada no 5.º arrondissement, é a maior mesquita da França e a terceira maior da Europa. Foi fundada em 1926, após a Primeira Guerra Mundial, como forma de agradecimento aos soldados que vieram das colônias francesas muçulmanas.

O local é um espetáculo para quem é fã de arquitetura, literatura, mosaicos, bibliotecas, jardins e muito mais. Ah! Ainda existe um restaurante lá dentro para você fazer um banquete, saboreando a culinária do oriente.

  • Onde fica? 2bis Place du Puits de l’Ermite.
  • Como chegar? Pegue a linha 7 do metrô e desça na estação Place Monge.
  • Quanto custa? € 3 por pessoa.
  • Horários? Das 9h às 12h e das 14h às 18h. As visitas ocorrem todos os dias, exceto sexta-feira e feriados muçulmanos.

10. Parc de Bagatelle

Foto: Guilherme Vellut

O Parc de Bagatelle é um dos quatro jardins botânicos de Paris, construído em 1777. Com 24 hectares de área verde, o local é famoso pelas coleções de rosas, tanto que todos os anos acontece um concurso internacional de rosas no local.

Com lagos, castelo, quiosques, hortas e muito mais, o Parc de Bagatelle é perfeito para relaxar e fugir da aglomeração de turistas em Paris. Uma curiosidade é que pertinho fica um campo de jogos que serviu como palco para muitos testes de aviação de Santos Dumont, em 1906.

  • Onde fica? Route de Sèvres-à-Neuilly, em Bois de Boulogne.
  • Como chegar? A estação de metrô não fica tão pertinho, mas é possível pegar a linha 1 do metrô e descer em Pont de Neuilly.
  • Quanto custa? € 2,50 por pessoa.
  • Horários? Todos os dias, das 9h30 às 20h.

11. Parc des Buttes-Chaumont

Foto: Wikimedia Commons

Todo o charme da silhueta da colina de Montmartre pode ser apreciada a partir do Parc Buttes-Chaumont, um parque público com 25 hectares de área verde. Com cavernas, quedas d’água, árvores exóticas, uma ponte suspensa acima do lago artificial e um mirante perfeito para admirar o pôr do sol, o parque é destino certeiro para quem deseja conhecer lugares secretos em Paris.

Mas nem só de natureza vive o local. O Parc Buttes-Chaumont reúne boas opções gastronômicas em estabelecimentos que, vez ou outra, promovem eventos animados ao ar livre. Saiba mais sobre o parque aqui.

  • Onde fica? 1 Rue Botzaris.
  • Como chegar? Pegue o metrô linha 7B e desça na estação Buttes Chaumont.
  • Quanto custa? Entrada gratuita.
  • Horários? Aberto diariamente das 7h às 21h.

São muitos lugares secretos em Paris para se visitar em uma única viagem! Monte seu roteiro com esses destinos para fazer um tour diferente do senso comum. Será uma experiência digna de uma parisiense.

+ Confira um guia do bairro Quartier Latin em Paris

3 comentários

  1. Dicas maravilhosas. Estive mais de 12 vezes em Paris e não conhecia esses lugares. Já estão na agenda da próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.