Talvez você não saiba, mas uma parte dos fundadores aqui do Quanto Custa Viajar mora em Curitiba. Por ser nossa cidade-natal, temos muitas dicas fora dos roteiros tradicionais de passeios para te passar. Assim, será possível conhecer lugares secretos em Curitiba para fazer um rolê diferente.

Todo mundo sabe que a capital paranaense é exemplo de organização e de parques limpos. As áreas verdes presentes em muitos pontos da cidade como no Parque Barigui ou no Parque Tanguá estão sempre na rota de passeios turísticos. Visitar o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e até a Torre Panorâmica também fazem parte de tours clássicos.

Mas, queremos (e podemos) ir além! Queremos te mostrar uma Curitiba cultural, com ainda mais área verde que não é manjada nem mesmo pelos moradores locais, além, é claro: de pontos para fazer uma pausa com lanchinhos bem gostosos. De curitibanos para o Brasil e para o mundo, conheça nossas dicas e monte um roteiro descolado de passeios em Curitiba.

Onde ficar em Curitiba? Encontre seu hotel aqui

1. Museu do Holocausto

Foto: Museu do Holocausto

As histórias de parentes e de vítimas de um dos momentos mais triste da humanidade são contadas no Museu do Holocausto em Curitiba. A exposição permanente possui 56 objetos expostos e aproximadamente 300 fotos e vídeos. Esses números correspondem a cerca de 5% de todo o acervo e, semanalmente, o departamento museológico recebe doações de fotos, documentos, passaportes e objetos relacionados às vítimas e ao período histórico do Holocausto.

Inaugurado em 2011, em todo o Brasil só existem apenas dois espaços culturais destinados ao Holocausto — e o primeiro e mais completo deles é este de Curitiba. A visitação é gratuita e acontece sempre aos domingos para todo o tipo de público, já que de segunda a sexta é destino a grupos escolares. Com certeza, será um lugar para sair cheia de reflexões.

  • Endereço: Rua Coronel Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro
  • Horário de funcionamento: aberto aos domingos, das 9h às 12h, para todos os públicos mediante agendamento gratuito.
  • Site oficial

Excursão pela cidade de Curitiba: veja como fazer

2. Rosacruz

lugares secretos em curitiba
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Um pedacinho do Egito está presente em Curitiba na sede misteriosa da Rosacruz em um complexo com seis edifícios que abriga a fraternidade mais antiga do mundo. A Rosacruz não é uma religião, mas sim uma filosofia repleta de conhecimento.

É justamente isso que você terá em sua visita: acesso a muitas informações, principalmente se visitar o Museu Egípcio. O ingresso custa R$ 10 e permite o acesso ao Museu Egípcio e ao Complexo Luxor. Essa pode ser a oportunidade de conhecer o espaço frequentado por uma sociedade que, tempos atrás, ainda era secreta.

  • Endereço: Rua Nicarágua, 2641 – Bacacheri
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. Sábado, das 10 às 12h e das 13h às 17h e domingo, das 13h30 às 17. Fechado segunda
  • Site oficial

3. True Kitchen Healthy Food

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Escondidinho atrás de uma floricultura sendo quase impossível ver uma placa sinalizando onde fica, este restaurante realmente é um dos lugares secretos em Curitiba que vale a pena conhecer. A partir do momento que você passa pelo portão de entrada, você mal vai perceber que está em um dos bairro mais movimentados da cidade, já que o silêncio impera em um espaço todo rodeado de verde.

Rodeado de área verde, o True Kitchen tem um cardápio enxuto com pratos bem temperados, opções para veganos e vegetarianos e sobremesas bem gostosas. As bebidas também são destaque, com sucos e chás feitos na medida certa. Se estiver de passagem pela capital paranaense, saiba que o restaurante encontra-se em frente ao Shopping Novo Batel.

  • Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 540 (fundos) – Batel
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h30 às 19h, de quinta a sábado, das 11h30 às 22h30. Fechado aos domingos
  • Site oficial

4. Bosque de Portugal

lugares secretos em curitiba
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Com uma calçadinha feita de pedras que passa pelo meio da mata nativa, este espaço público foi inaugurado em 1944 como uma forma de homenagear a língua portuguesa. Existem vários pilares espalhados pelo Bosque de Portugal e cada um deles possui azulejos com versos escritos por poetas renomados, como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, Camilo Pessanha entre outros. O acesso ao bosque é gratuito.

  • Endereço: Rua Fagundes Varela, 774 – Jardim Social
  • Horário de funcionamento: aberto 24 horas

Tour da Cerveja em Curitiba: faça esse passeio

5. Unilivre

Foto: Wikimedia Commons

A Unilivre é a cara de Curitiba! Cercada de vegetação e toda construída com materiais recicláveis, a Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não governamental que oferece cursos voltados para a preservação do meio ambiente.

Como fica localizada dentro do Bosque Zaninelli, em uma área que abrigava uma pedreira abandonada, esse espaço é bem legal para passear e fazer fotos, já que possui lago, passarelas e até mirante.  O acesso ao bosque é gratuito.

  • Endereço: Rua Victor Benato, 210 Brasil – Pilarzinho
  • Horário de funcionamento do bosque: diariamente, das 8h às 19h
  • Site oficial

6. Espaço Cultural Capela Santa Maria

capela santa maria curitiba
Foto: Capela Santa Maria

Quem gosta de arquitetura vai adorar conhecer esse prédio histórico com estilo neoclássico em Curitiba, como vitrais, janelas com moldura e arranjos florais entalhados, arremates e acabamento de gesso. A Capela Santa Maria foi restaurada pela Prefeitura da cidade e hoje possui uma sala de concertos para música de câmara com 278 lugares, sempre com programações especiais. É um dos lugares secretos em Curitiba que você pode conhecer principalmente se aprecia gosta de artes.

  • Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h30
  • Site oficial

7. Café do Paço

paço da liberdade
Foto: Wikimedia Commons

O prédio que já foi sede da Prefeitura de Curitiba hoje se transformou em um centro cultural administrado pelo SESC. Visitar o centrão da cidade e não fazer uma pausa para apreciar a fachada do Paço da Liberdade é quase um pecado. No andar térreo do edifício fica o Café do Paço, uma área charmosa com opções de bebidas quentes e geladas, além de tortas e bolos bem saborosos. Vale a pena fazer uma pausa e seguir seus passeios pela capital paranaense.

  • Endereço: Praça Generoso Marques, 189, Térreo – Centro
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 20h

Tour de vinhos de Curitiba pertinho da Serra do Mar

8. Confeitaria Edelweiss

Foto: Pixabay

Um balcão e um sofazinho sem encosto. Assim é a Confeitaria Edelweiss, um ligar simples na capital paranaense comandado há 30 anos pela Dona Marci, que fica no caixa e, inclusive, faz as delícias vendidas por ali. Destaques para a coxinha e o bombom de morango, dois quitutes que fazem sucesso na confeitaria. Mesmo com grande movimento de clientes, é importante saber que o local não aceita cartões de crédito, apenas de débito e dinheiro.

  • Endereço: Alameda Augusto Stellfeld, 1631 – Bigorrilho
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 18h

9. Bosque Capão da Imbuia

Foto: reprodução / YouTube

Pouco explorado pela maioria dos moradores locais, o Bosque Capão da Imbuia é uma joia de Curitiba. O espaço, com 42 mil metros quadrados, é composto por mata densa com árvores nativas, como canela, pinheiro, araucárias e imbuia. Percorrer a trilha com 400 metros é uma boa maneira de aprender mais sobre a flora local. O bosque, com acesso gratuito, é ótimo para descansar ou curtir momentos de lazer com a família. O Museu de História Natural Capão da Imbuia fica no mesmo espaço e contempla o acervo de animais taxidermizados herdados do Museu Paranaense.

  • Endereço: Rua Professor Benedito Conceição, 407 – Capão da Imbuia
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h30

Trem turístico para Morretes saindo de Curitiba: saiba tudo aqui

10. Parque Passaúna

O Parque Passaúna é um dos maiores da cidade. Com uma trilha ecológica de 3,5 km de extensão, os visitantes caminham junto ao lago e em meio ao bosque, passando por pontes de madeira, espaços com churrasqueiras e também áreas de pesca, antes de chegar às antigas olarias. O destaque é o mirante de 12 metros de altura que proporciona uma vista privilegiada do parque e de Campo Largo, município vizinho.  O acesso ao parque é gratuito.

  • Endereço: Augusta, Curitiba
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h

11. Bosque Reinhard Maack

lugares secretos em Curitiba
Foto: reprodução / Prefeitura de Curitiba

A área com 78 mil metros quadrados do Bosque Reinhard Maack, mais um dos lugares secretos em Curitiba, tem trilhas de aventura e brinquedos educativos que a criançada se diverte! Com vegetação típica da mata atlântica e também uma área de mata remanescente de araucária, durante os dias da semana, o espaço é aberto apenas para visitações escolares. Aos fins de semana e feirados, toda a população está convidada para desfrutar do local.

  • Endereço: Rua Waldemar Kost, s/n – Hauer
  • Horário de funcionamento: somente aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

12. Observatório Sky Curitiba

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Terrazza 40 (@terrazza40) em

Curitiba ganhou mais um observatório localizado no 40º andar da cobertura do prédio Champagnat Tower. Lá do alto do Sky Curitiba, é possível ver pontos clássicos da cidade, como a Torre Panorâmica, o Parque Barigui e até casas de Santa Felicidade. Para ter acesso ao observatório, os visitantes devem consumir algo no Terrazza 40, restaurante charmoso especializado em culinária italiana; ou na Confeitaria Curitibana, que tem doces bem gostosos; ou no 38º Floor Lounge Bar, com ótimas opções de coquetéis.

  • Endereço: Rua Padre Anchieta, 1291 – Bigorrilho

Tour pela herança italiana em Curitiba: saiba mais sobre passeio

13. Museu Municipal de Arte

lugares secretos em Curitiba
Foto: reprodução / Fundação Cultural de Curitiba

O Museu Municipal de Arte (MUMA) faz parte do complexo arquitetônico Portão Cultural, uma atração para quem procura lazer aliado ao conhecimento. O museu reúne aproximadamente 3.800 obras das coleções Poty Lazzarotto, Andrade Muricy, Mohamed Ali El Assal, Cleusa Salomão, Jorge Carlos Sade e Ben Ami, além de 94 obras de 12 artistas paranaenses. A exposição permanente “Coleção Célia e Poty Lazzarotto” tem obras do acervo do casal, enquanto outras duas salas recebem exposições temporárias de nomes consagrados no cenário das artes plásticas.

  • Endereço: Avenida República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h

14. Museu Paranaense

lugares secretos em Curitiba
Foto: Wikimedia Commons

Inaugurado em 1876, o Museu Paranaense foi o primeiro do Paraná e o terceiro no cenário brasileiro. Ao longo de sua história, o museu já teve diversas sedes. Hoje, fica no Palácio São Francisco, edifício da década de 30 tombado pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná. O acervo possui cerca de 400 mil itens que resgatam a história do Estado. A entrada é gratuita!

  • Endereço: Rua Kellers, 289 – São Francisco
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h30, sábados e domingos, das 10h às 16h
  • Site oficial

15. Casarão dos Leões

lugares secretos em Curitiba
Foto: reprodução / BRDE

Com mais de 100 anos de história, o Palacete dos Leões é uma mansão histórica mantida pelo BRDE e mais um dos lugares secretos em Curitiba que você deve conhecer. Construída em 1902, era a residência dos Ermelino de Leão Júnior, família que atuou de perto durante o ciclo da erva mate no Paraná. Tombada pelo Patrimônio Histórico, o palácio recebe exposições de pintura, desenho, gravura, fotografia e obras tridimensionais. A entrada é gratuita!

  • Endereço: Rua João Gualberto, 570 – Alto da Glória
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30
  • Site oficial

16. Zucker Café

Foto: reprodução / Zucker Café

Um dos lugares secretos em Curitiba mais gostosos para conhecer! O Zucker Café é uma confeitaria perfeita para fazer um lanchinho. Com tortas e doces com toque austríaco, os clientes encontram strudel de maçã e muitos bolos feitos com chocolate, damasco e marzipan. O café fica dentro do antigo Cenáculo da Igreja da Ordem. Mesmo com a abertura do Zucker, o espaço ainda recebe eventos da igreja.

  • Endereço: Rua Mateus Leme, 35 – São Francisco
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 15h
  • Site oficial

Viu só como tem um montão de passeio diferente para fazer na cidade, conhecendo lugares secretos em Curitiba que muitas vezes não são frequentados nem pelos moradores locais? A capital do Paraná é linda e cheia de encantos, você vai adorar! Não é da cidade? Encontre passagens aéreas para Curitiba aqui!

1 comentário

  1. Curitiba, amada cidade!
    Obrigada por mostrar mais de nossas belezas.
    Ass: Simon, uma curitibana apaixonada por sua cidade ♡.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verão 2020

Programe-se para curtir as belezas da Bahia no próximo verão! Temos dicas de lugares incríveis para suas férias.