Será que existe um espacinho aí na sua agenda para desplugar e literalmente se conectar com a natureza? Selecionamos lugares perto de São Paulo para recarregar as energias, sem ter que fazer uma longa viagem.

Está mais do que na hora do ser adepto da filosofia de trabalhar para viver e não viver para trabalhar, bem incorporada na França. Saiba que a falta de descanso impacta diretamente no seu rendimento, saúde e qualidade de vida, então chega de adiar aquela merecida folga, vai.

Entre templos, parques, jardins, reservas naturais e fazendas, São Paulo tem um montão de coisas a oferecer sem estar tão distante do centro urbano. Descubra abaixo aonde vai ser a sua próxima parada!

Lugares perto de São Paulo para recarregar as energias

Existe um pedacinho do Tibet em plena São Paulo. O templo Odsal Ling se inspira na arquitetura e no budismo tibetano, criando um dos lugares mais deslumbrantes dentro da cidade. Rodeado de verde e muita tranquilidade, tem entrada gratuita com direito a tour aos finais de semana e feriados. O templo Odsal Ling conta com uma extensa programação de retiros, práticas, ensinamentos e cerimônias. Confira mais detalhes neste post!

  • Nascentes de Paranapiacaba — Santo André
    🚘 Distância da capital: 52 km

Muito paulistano conhece ou já ouviu sobre a pitoresca vila de Paranapiacaba, distrito de Santo André que parece intocado pelo tempo. Mas são poucos os que fizeram as trilhas ecológicas na região, que percorre nascentes importantíssimas para a metrópole. Abraçando parte da vegetação da Mata Atlântica, o parque possui cinco trilhas abertas à visitação com inúmeras belezas que nem parecem tão pertinho do Centro de São Paulo.

Foto: divulgação/Instituto Socioambiental

Quem diria que o maior acervo de plantas da América Latina fica no interior de São Paulo? Numa área de 80.000 m² são cultivadas, preservadas e expostas 4 mil espécies vegetais, muita delas que estiveram sob ameaça de extinção. O espaço conta com lagos, espelho d’água, viveiros, jardins temáticos, esculturas e um restaurante. Confira mais detalhes neste post!

Jardim botânico está entre os lugares perto de São Paulo para passear – Foto: divulgação

Com foco em turismo ecológico, a fazenda encravada na Serra do Mar quer proporcionar um “encontro com a natureza” aos visitantes. Abriga em sua área uma variedade de fauna e flora, incluindo aves, mamíferos, árvores nativas floríferas e frutíferas, bromélias e orquídeas. Há quatro trilhas para percorrer, com duas prainhas fluviais, piscinas naturais e cachoeiras. É petfriendly, possui Day Use, hospedagem e restaurante.

Foto: © Valdemi Silva/Agência Setembro
  • Torre Miroku — Ribeirão Pires
    🚘 Distância da capital: 47 km

Uma torre de 32 metros de altura igualzinha a do Japão figura como uma das principais atrações de Ribeirão Pires, região do ABC Paulista. Depois de um breve passeio de barco de 20 minutos, o público pode ver com os próprios olhos os detalhes da técnica de sustentação da torre, que pertence ao templo Luz do Oriente, erguida sem uso de pregos ou parafusos ao longo de 12 anos. Jardins e lagos espalhados pela área dão aquela forcinha extra pra todo mundo ficar zen. Confira mais detalhes neste post!

Foto: divulgação/Luz do Oriente

Reunindo 660 espécies vegetais e 885 espécies animais, esse pedacinho da Mata Atlântica é dedicado não apenas a ser um habitat preservado para as espécies mas a recuperar áreas degradadas a partir de um projeto de reflorestamento. A floresta urbana oferece passeios monitorados nas trilhas e também no borboletário. 

Foto: Alessandro Barros

O maior jardim do japonês do Brasil fica a apenas alguns quilômetros da capital paulista. Conhecido por sediar festas rave, o parque Maeda é atualmente um reduto zen, com grandes tanques de pesca esportiva, um complexo de lazer, cultivo de frutas e um exuberante jardim oriental que ocupa 25.000 m². Talvez até tenha um cantinho lá com a paz que você precisa! Confira mais detalhes neste post!

Foto: divulgação
  • Complexo Turístico da Cachoeira — Salto
    🚘 Distância da capital: 107 km

Quem vê o depressivo rio Tietê da capital não consegue imaginar que ele tem uma grande parte despoluída. Foi às margens deste importante trecho fluvial que nasceu a cidade de Salto, onde hoje fica o Complexo Turístico da Cachoeira. O espaço conta com a maior queda d’água do rio, a cachoeira do Ytu-Guaçu, que pode ser visitada junto a ponte pênsil, o caminho das esculturas e a Ilha dos Amores. A entrada é gratuita. 

Cachoeira com águas límpidas do rio Tietê está entre os lugares perto de São Paulo – Foto: divulgação/Prefeitura de Salto

Com uma área verde de 70.000 m², o jardim botânico sorocabano é um daqueles passeios tranquilos no interior do estado. Além de contar com o Palacete de Cristal, uma enorme estufa aberta à visitação, o espaço reúne orquidário, dois mirantes, trilhas, lagos, um roseiral, um herbário, um bosque, alamedas e fragmentos de vegetação natural. Confira mais detalhes neste post!

Foto: Alexandre Lombardi

Com passarelas na altura da copa das árvores, o parque Imigrantes fica a caminho da Serra do Mar e foi criado para propagar ideias de desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente. Outro ponto bastante positivo é o fato das pontes suspensas e demais atrativos do local serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência. Confira mais detalhes neste post!

Foto: divulgação

A reserva ambiental com 7.000 hectares conserva a bacia do rio Itatinga, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Ao todo, já foram identificadas 1.250 espécies de fauna e flora no local, que funciona como polo de educação ambiental, pesquisa científica, cultivo de espécies ameaçadas e turismo ecológico. Conta com nascentes, trilhas, cachoeiras e observação de aves. Visitas devem ser agendadas previamente. 

Foto: divulgação
  • As Ilhas — São Sebastião
    🚘 Distância da capital: 198 km

O Litoral Norte de São Paulo tem beleza de sobra, mas pra curtir o dia sem pressa por lá, é preciso madrugar. Isso porque são quase 3 horas de viagem para chegar às praias. O passeio n’As Ilhas, porém, vale cada segundo. A região acessada apenas de barco tem duas praias de águas calmas e cristalinas que certamente irão te livrar do estresse. Mergulho e snorkel estão entre as atividades oferecidas durante a jornada. 

Foto: divulgação/MarinaCanoa Barra do Una

*distâncias calculadas a partir do marco zero da cidade, na Praça da Sé.

4 comentários

  1. A matéria está muito boa, mas a nascente do rio Tietê fica em Salesópolis, no parque das nascentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.