Pode ser que você nem saiba nada de astronomia, mas observar as constelações é um imenso prazer, que faz a gente voar longe mesmo estando com os pés no chão. Para estar mais perto dos mistérios do universo, confira abaixo 10 lugares para observar as estrelas, planetas, auroras boreais e outros fenômenos incríveis da natureza.

Com a poluição das grandes cidades, fica difícil olhar para o céu e encontrar o que o universo nos reserva. Porém, a beleza e o brilho das estrelas ainda pode ser contemplado em alguns lugares mágicos da Terra, um tanto mais distantes das capitais, com menos presença de luz e com o céu muito mais limpo.

Lugares para observar as estrelas

1. Islândia

A Islândia, região próxima do Círculo Polar Ártico, é um dos melhores lugares do mundo para ver as auroras boreais, fenômeno que gera uma intensa luz esverdeada no céu. Mas as estrelas também ganham espaço dentro do território islandês, em especial na Kerry Dark Sky Reserve, reserva natural na região de Kells, que recebe o público interessado na contemplação estelar.

ceu-islandia

2. Alqueva, Portugal

A cidade portuguesa foi consolidada como o primeiro sítio do mundo a ter o título de “Starlight Tourism Destination”, concebido pela Fundação Starlight. A região é conhecida mundialmente por oferecer um céu repleto de estrelas, oferecendo rotas turísticas e alojamento para os interessados.

ceu-alqueva

3. Deserto do Atacama, Chile

Um dos melhores destinos de observação no hemisfério sul, o deserto do Atacama é o mais alto e mais árido do mundo, onde fica o surpreendente observatório Alma (sigla do inglês Atacama Large Millimeter Array), o maior projeto astronômico da Terra. As montanhas de Cerro Armazones abrigam o maior telescópio do mundo, que também ajuda na hora de encontrar as estrelas. Paranal também é mais uma opção chilena para estar mais próximo do céu.

ceu-chile

4. Nova Friburgo, Rio de Janeiro

Pouco se ouve falar sobre o céu de Nova Friburgo, mas a cidade carioca reserva muitas surpresas boas. Além de ter auxílio do planetário, os turistas podem observar as estrelas a olho nu durante o inverno, especialmente na região do Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas.

ceu-rj

5. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é repleta de belezas naturais e não poderiam faltar espetáculos celestiais entre suas qualidades. É por lá que se encontra a reserva  Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve e o Lago Tekapo, um dos melhores sítios do mundo para a observação astronômica. As estrelas podem ser vistas a olho nu.

ceu-novazelandia

6. Cabo Polônio, Uruguai

Sem energia elétrica, o pequeno povoado de Cabo Polônio, dentro do parque nacional de mesmo nome, acaba ganhando as estrelas de presente ao cair da noite. Este é um dos destinos mais bonitos da América do Sul, onde a praia vira só um detalhe quando a luz do dia vai embora.

ceu-uruguai

7. Ontário, Canadá

Em Ontário, o Bluewater Outdoor Education Centre completa 40 anos em atividade, sempre ensinando, ao ar livre, sobre os recursos naturais deste mundo. O sítio de 130 hectares permite ainda uma surpreendente visão do céu estrelado, da aurora boreal e dos arredores da Reserva da Biosfera da UNESCO.

ceu-canada

8. Mauna Kea, Havaí

Para melhorar ainda mais o Havaí, o céu acaba colaborando, oferecendo um espetáculo celeste quando a noite cai em Mauna Kea. As condições do local são tão ideias que este é o lar da maior observatório astronômico do mundo, com telescópios operados por astrônomos de 11 países. A atmosfera seca, a alta proporção de noites claras e baixa poluição luminosa permitem aos pesquisadores realizar estudos detalhados de nebulosas, planetas, galáxias e supernovas.

ceu-maunakea

9. Pic du Mid Dark Sky Reserve, França

Na região montanhosa de Hautes-Pyrénées, que atrai 1 milhão de turistas por ano, é possível encontrar um pedaço do universo. Equipamentos científicos foram instalados no local para monitorar a qualidade do céu estrelado, incluindo visões espetaculares da Via Láctea, ao longo dos anos.

ceu-frança

Foto:  Nicolas Bourgeois

10. Westhavelland Dark Sky Reserve, Alemanha

A menos de duas horas de carro de Berlim, esta reserva na oferece uma das melhores vistas da Alemanha. Durante o verão, o céu chega a ficar tão claro que é possível enxergar até a luz solar zodíaca, espalhada pela poeira estelar.

ceu-alemanha

Texto por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.