Quem chega ao Rio de Janeiro normalmente quer duas coisas: praias lindas e degustar um pouquinho do estilo de vida dos locais. A Cidade Maravilhosa encanta sob a luz do sol e ferve na medida em que vai escurecendo. Selecionamos 20 lugares para curtir a noite carioca como se não houvesse amanhã.

Lugares para curtir a noite carioca

Clube dos Democráticos

O que um carioca faz quando ganha na loteria? Investe no Carnaval, é claro! Pelo menos essa foi a premissa de um grupo de lojistas boêmios, que em 1967 fundou uma sociedade carnavalesca de respeito. Sediada no mesmo edifício desde 1931, o lugar cheira naftalina, mas esse é o charme. O salão de dança com luzes coloridas meio anos 80 é onde os casais ensaiam passos juntinhos.

Trapiche Gamboa

Foto: Divulgação

Um casarão centenário celebra a alegria do samba e da boêmia. Assim é o Trapiche Gamboa, tido como uma das melhores casas do gênero no RJ. Os batuques podem ser acompanhados por passos de dança ou por petiscos, servida gelada e caipirinha, feitas com a maestria de quem entende do assunto.

Jobi

No baixo Leblon ainda respira um dos bares mais tradicionais da Zona Sul. Estamos falando do Jobi, que abriu as portas em 1956 e hoje atrai uma galera jovem. O clima descontraído pede mesa na calçada, com chope gelado e bem tirado, somando 600 litros diários de consumo. O lugar está sempre lotado, especialmente nos dias quentes.

Tá afim de conhecer o Rio de Janeiro? Confira nossa seleção de pacotes de viagem para a cidade maravilhosa!

Bar Luiz

Foto: Divulgação

Não perca a chance de conhecer o primeiro bar a servir chope na cidade. Com ambiente Art Déco em pleno Centrão, o Bar Luiz segue colhendo boas – e outras nem tanto – histórias desde 1887. Um episódio marcante se deu em 1940, quando quase fechou as portas por causa da fúria e confusão causada pelo antigo nome, Adolph, que representava um de seus donos e não o ditador alemão. Da Alemanha ali se celebra a gastronomia, com itens como salsichões e kassler no menu, acompanhados de uma gelada, é claro.

Baixo Gávea

A área do Baixo Gávea é cheia de bares e restaurantes, quase sempre lotados de jovens e estudantes. Se você curte jogo de futebol, lá vai ser o lugar certo pra se sentir dentro de um estádio. E o que vai importar, no final das contas, é se divertir e aproveitar o espaço. 

Lá, você vai encontrar diversos bares e restaurantes com cervejas e caipirinhas baratas. Viva uma noite genuinamente carioca e volte pra casa com ótimas lembranças!

Comuna

Quer um espaço democrático? No bar Comuna você vai encontrar! É que o bar é pra todo mundo, independentemente do nicho que você faz parte. Coquetéis criativos, hambúrgueres deliciosos e um ambiente todo inovador. Antes, fez história durante anos em Botafogo – mas agora se hospeda no Selina, na Lapa. Que tal uma visitinha?

Bip Bip Bar

Dizem que quem não acompanha a tecnologia, fica por fora do mercado. Mas no Bip Bip Bar é o contrário: não aceita cartão e nem tem garçons, mas conquista pela sua história. Com mais de 70 anos de existência, o bar de um só dono resiste e diverte as noites cariocas com o melhor do samba local.

Para dançar

Baile Charme do Viaduto de Madureira

Não existe lugar que passe despercebido para os cariocas curtirem a vida e isso inclui viadutos. Uma das coisas mais raiz para serem feitas por essas bandas é ir no Baile Charme, dedicado ao ritmo que ganhou corações nos anos 1990 e chegou até as noites de funk. O Viaduto Prefeito Negrão de Lima virou a principal referência nesse assunto, atraindo uma galera cativa e estilosíssima que está pronta para dançar passinhos sincronizados (ou não) as vertentes da Black music. DJs e shows ao vivo animam os sábados, a partir da meia noite.

Bar Bukowski

Foto: Divulgação

Mesmo que o bar esteja de pé há 18 anos, seu público não parou no tempo, não. Instalado em Botafogo, o “Buko”, para os íntimos, já mudou de endereço algumas vezes mas segue firme e forte no que se propõe a fazer: oferecer boa música e bebida, com toques de transgressão, contracultura e irreverência, é claro. Afinal, estamos falando de um lugar que presta reverências ao escritor alemão de personalidade forte, Charles Bukowski. Dividindo interesses, o endereço abriga são quatro bares, três pistas de dança e área externa com mesas.

Casa da Matriz

A casa do Grupo Matriz se consolida como um marco da cultura alternativa e uma das principais casas noturnas de Botafogo. Frequentada por pessoas interessadas em música e manifestações artísticas há mais de 15 anos, conta com duas pistas de dança, um bar, fliperamas e uma loja com itens descolados.

Teatro Odisseia

Dos mesmos donos da Casa da Matriz, o Teatro Odisseia foi um dos primeiros lugares a abrir as portas quando a Lapa ainda era um reduto perigoso e decadente. Mais de um década depois, o bairro hoje resguarda alguns dos melhores endereços da noite carioca e a casa segue como uma das principais da região. Instalada em um casarão do século 19, é frequentada por um público alternativo, que permeia suas festas irreverentes, noites de rock, eletrônico, indie, samba e MPB.

Galeria Café [LGBTQ friendly]

Focada na diversidade e na inclusão, a casa noturna em Ipanema é um mix de eventos alternativos, festas, exposições, pocket shows e lançamentos de livros e CDs. Há quase 20 anos na pista, se consagra como um dos principais pontos de encontro da comunidade LGBTQ, abraçando também os simpatizantes. A programação segue firme e forte de quarta a domingo, incluindo o Café Bazar, burburinho garantido aos finais de semana, quando a casa abre as portas parece expor produtos de designers e estilistas, com direito a drinks e música, é claro.

Lugares para curtir a noite carioca – Música ao vivo

Quadra do Santa Marta

Quem quer curtir a noite carioca com todas as forças precisa estar disposto a subir o morro. Na base da favela Santa Marta, uma das mais seguras e coloridas do Rio, o público de várias classes sociais se mistura em um imenso espaço coberto para dançar. Funk, samba e pagode são as principais vertentes da quadra, que recebe tanto DJs como apresentações ao vivo.

Pedra do Sal

A cultura e história brasileira são marcantes na Pedra do Sal, um reduto repleto de tradições, especialmente quando o assunto é samba. A multidão disputa, amigavelmente, por um espacinho na pedra que oferece visão para as apresentações musicais, rodeadas não só de pessoas, mas também de arte, que forra as paredes ilustrando a luta da comunidade afro.

Beco das Garrafas

A origem do Beco das Garrafas faz jus ao seu nome. Em meados de 1950, a farra dos músicos boêmios que se reuniam na travessa sem saída de Copacabana causava tanto incômodo, que os vizinhos atiravam garrafas para conter o barulho. O mesmo espaço passou a sediar apresentações de músicos de peso, como Elis Regina, Jorge Bem e Wilson Simonal. Após anos de abandono, são novos talentos que sobem ao palco diariamente, com atenção especial a Bossa Nova.

Carioca da Gema

Se estamos falando em noite carioca, não podemos não falar da Lapa. A região ferve depois que o sol se põe, em lugares como o clube Carioca da Gema, onde todo dia é dia de festa. Não por acaso se tornou referência em samba, choro e MPB, assistido para um pequeno público com aproximadamente 30 anos de idade. No térreo estão as mesas e o palco, que já recebeu artistas da nova e da velha geração, e no mezanino dá para tomar um chope tranquilamente.

Circo Voador

Aberto em 1982 no bairro da Lapa, logo ao lado dos Arcos que dão fama à região, o Circo Voador é uma das mais conhecidas casas de shows do Rio, onde já pisaram bandas como Legião Urbana e Planet Hemp. Apesar de ser um espaço com capacidade para 2.500 pessoas, consegue trazer uma atmosfera intimista, de proximidade com o artista. É para ir e fazer barulho, porque a galera é pra lá de animada!

Fundição Progresso

Uma antiga fábrica de objetos de ferro foi desativada nos anos 1970 e deu origem a um enorme galpão que é palco para eventos variados. A Fundição se tornou referência do Carnaval brasileiro, criando um concurso nacional de marchinhas, movimentando cerca de 30 mil pessoas a cada edição. Além de sediar ensaios dos blocos de rua mais importantes do Rio, também já recebeu grandes nomes da música nacional e internacional, como Cássia Eller, Lenine, Motorhead, Manu Chao, Franz Ferdinand e Marilyn Manson. Orquestras, grupos de teatro e cinema são inclusos na programação local.

Lugares para curtir a noite carioca – Bons drinks

Garoa Bar Lounge

Bar elegante e chique para você apreciar as melhores cervejas artesanais da região! Foi 3 vezes eleito o Melhor Bar, Barman e Gin Tonica pela Veja Rio. Então é um espaço que merece a sua visita! Além dos drinks, você vai poder curtir muita música com os djs que sempre animam o local.

Explorer Cocktail Bar

Instalado em um casarão vitoriano de Santa Teresa, o Explorer Bar lança o conceito de “luxo acessível”, com a promessa de oferecer produtos de qualidade a um preço camarada. A cozinha internacional do gastrobar dá o tom do menu, incluindo pratos da Ásia, Europa e Oriente Médio. Inspirados em receitas do mundo, mas feitos com ingredientes brasileiros. Lá, você vai ficar com água na boca!

Ah, lá você vai poder se deliciar com os amigos em um happy hour estendido, de terça a sexta, das 17h até as 20h.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.