O Piauí é o terceiro maior estado da região nordeste do Brasil, e mesmo com tantas belezas naturais disponíveis para visitação, ainda é um destino pouco explorado pelo turismo. Por ter uma pequena faixa litorânea, muitos viajantes acreditam que as poucas praias piauienses não são suficientes para uma viagem, mas é aí que o turista se engana: há tantas riquezas naturais no estado, que transformam a lista de lugares para conhecer no Piauí em uma preciosidade sem igual. Quer conhecer um pouco mais sobre cada um deles? É só continuar neste artigo que o QCV te mostra!

Antes de tudo: encontre aqui sua passagem aérea barata para Teresina

Lugares para conhecer no Piauí

Parque Nacional da Serra da Capivara

Tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional Serra da Capivara é, sem dúvidas, uma das maiores riquezas históricas presentes no Brasil. Isso porque o local possui a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo, com mais de 30 mil pinturas rupestres que comprovam a existência de uma antiga civilização na região. Tudo isso cercado pelas paisagens áridas do entorno.

No parque há também uma atração imperdível: o Museu da Natureza. O edifício em formato circular e espiral abriga atividades interativas que fazem o visitante vivenciar uma volta ao passado mais longínquo, desde o surgimento do universo até os dias atuais.

O Parque Nacional Serra da Capivara fica na região sul do estado, em Milonga, João Costa. O aeroporto de São Raimundo Nonato é a principal porta de entrada turística de lá.

Para hospedagem na região do parque confira as opções: Casa ecológica Toca do Barreiro | Sertão do Luar

Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

É na cidade de Esperantina que fica o fantástico Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, a 180 km de Teresina. A velocidade surpreendente das águas promove formações rochosas diferenciadas, criando um cenário singular e que renderá belíssimos registros, como este acima. O melhor período para visitar o parque é de janeiro a julho, quando o volume da água se torna maior, e também por conta da Piracema: quando os peixes procuram nascentes do rio para desovar, e enquanto fogem da correnteza forte, saltam sobre as rochas.

Encontre aqui passagem de ônibus para esse e outros destinos

Delta do Parnaíba

Fazendo divisa com o estado do Maranhão está o Delta do Parnaíba, uma formação geológica encontrada somente no nordeste do Brasil, no Egito e no Vietnã, e que faz parte, juntamente com o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão, da Rota das Emoções. A 335,4 km de Teresina, o local ainda serve como habitat natural de algumas espécies de animais em extinção, como macaco prego, jacaré do papo amarelo e os peixes de quatro olhos, e por lá você poderá, além de contemplar uma vista preciosa, se banhar em uma das cinco saídas diferentes para o mar.

Ainda em Parnaíba você encontrará outras atrações imperdíveis que valem a viagem: a Lagoa do Portinho e a Praia da Pedra e do Sal.

Opções de hospedagem: Vila Parnaiba | Pousada Vila Cajuína – Parnaíba

Parque Nacional das Sete Cidades

Na zona rural de Piracuruca, no norte do Piauí, que você encontrará O Parque Nacional das Sete Cidades, uma mescla de biomas do cerrado e da caatinga marcando o cenário dos sete grupos rochosos que estão presentes ali. Essas formações surgiram com as ações da natureza durante os anos, e surpreendem por parecer com animais e figuras humanas.

Para conhecer o local com precisão, o ideal é contratar um guia a parte, e escolher que tipo de passeio deseja fazer (isso influência nos valores da contratação). Assim você poderá conhecer mais a fundo a história das pinturas rupestres encontradas por ali, e curtirá com mais segurança o mirante, a cachoeira e o olho d’água.

Barra Grande

Sabe aquele destino que você escolhe a dedo para fugir da rotina, da agitação das grandes cidades e voltar para a casa com a cabeça descansada e as energias renovadas? É isso que Barra Grande proporciona ao turista que se desloca 70km saindo de Parnaíba, até o município de Cajueiro da Praia. O local oferece uma preservação rústica de encher os olhos, sem perder a qualidade e conforto tanto na hospedagem, como no atendimento do comércio local. Muito frequentado por kitesurfistas, a praia com 0 estrutura tem como características principais o vento forte, a areia branca, o mar tranquilo e águas rasas.

Apesar da falta de estrutura, Barra Grande oferece muitas hospedagens, entre elas destacamos: Paraiso da Barra | Barra Grande Beach Club | Na Praia Pousada

Praia do Coqueiro

É na cidade de Luís Correia que você encontrará as águas mais cristalinas do Piauí: a Praia do Coqueiro. Os recifes que formam as piscinas naturais nesta orla proporcionam uma água quentinha e convidativa para relaxar e esquecer da vida. E depois deste banho de mar, o visitante ainda pode curtir as atrações do entorno da praia, como os museus. O melhor dos dois mundos, não acha?

Para se hospedar: Pousada Vila Cajuína – Luís Correia | Pousada Al Mare Beach | Pousada Villa Coqueiro

Teresina

lugares para conhecer no Piauí
Foto: Wikimedia Commons

Vamos falar agora sobre os principais atrativos da capital do estado que não poderiam faltar na lista de lugares para conhecer no Piauí? Em Teresina, não deixe de dar uma passada no Mercado Central de São José – ali o visitante tem a oportunidade de imergir na cultura do Piauí, cercado de temperos e gastronomia locais, artesanatos, entre outras curiosidades. Outra atração que segue a mesma linha é a Casa da Cultura, com exposições de artesanatos, itens culturais e exposições artísticas.

Ainda na área urbana, o Teatro 4 de Setembro e o edifício Karnak, com arquitetura inspirada em um palácio egípcio não podem faltar em seu roteiro. E se a ideia é emendar um passeio mais próximo da natureza e história, o Parque Ambiental Encontro dos Rios e Floresta Fóssil são imperdíveis: enquanto no primeiro você conhecerá o encontro das águas piauienses e maranhenses, com direito a arte, história, belas paisagens e gastronomia inclusas no passeio, na segunda você conhecerá de pertinho tesouros paleontológicos em um museu natural a céu aberto. Pesquise sua hospedagem em Teresina.

Confira aqui passeios em Teresina que você pode reservar online

Mirante do Gritador

Situado na cidade de Pedro II, o Mirante do Gritador oferece uma vista espetacular do entorno, em um pico a 720 metros de altura. A vegetação nativa do entorno é um plus do passeio, arrancando suspiro de todos que chegam ao topo da formação rochosa. E para aproveitar a viagem até a cidade, aproveite para conhecer também a Cachoeira do Salto Liso, e se a temporada coincidir, o Festival de Inverno de Pedro II é bastante conhecido e vale a visita.

Piauí certamente é um destino que merece a atenção do turista que se surpreende com a natureza e cultura local de maneira enriquecedora. No mais, é só garantir a melhor hospedagem, arrumar as malas e partir para desbravar tais maravilhas.

Precisa alugar um carro para conhecer os lugares incríveis no Piauí? Clique aqui e compare preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.