Converse entre seus amigos e observe que em quase 100% das vezes que alguém comenta que planeja viajar para o Peru, a primeira coisa que você escuta é “vai para Machu Picchu”? Sim, essa herança Inca é um destino muito especial no país e que bom seria se todo mundo tivesse a oportunidade de ver a antiga construção. Mas existem muitos outros lugares para conhecer no Peru que proporcionam experiências de viagens inesquecíveis.

Para começar a organizar uma viagem ao país, use o buscador de passagens aéreas baratas do nosso parceiro Turismocity para encontrar bilhetes com os melhores preços. Aproveite também para baixar gratuitamente a planilha de planejamento de viagem perfeita feita especialmente pelo time do Quanto Custa Viajar para ajudar você a não estourar o orçamento 😉

Agora, é só anotar cada um dos destinos na sua lista dos sonhos!

Lugares para conhecer no Peru

1. Vale do Colca

vale do colca no peru
Foto: Pixabay

Uma formação majestosa repleta de atributos naturais que vão desde mirantes até fontes termais e igrejas coloniais, assim é o Vale do Colca. A principal atração é conhecer o Cânion do Colca, com seus 4.160 metros de profundidade sendo o dobro da profundidade do famoso Grand Canyon.

O mirante que garante uma vista impecável para essa joia da natureza é o Mirante Cruz do Condor, no vilarejo de Cabanaconde. Fazer uma pausa no Mirante de Los Andes, com quase 5 mil metros de altitude e a Cordilheira Vulcânica ao fundo, também garante um momento de reflexão sobre a imensidão do país.

2. Pampachiri

pampachiri
Foto: Reprodução / Club Andahuaylas – Facebook

A 120 km de distância de Andahuaylas, na região de Apurímac, fica um dos lugares para conhecer no Peru mais impressionantes que existe: Pampachiri, uma floresta de pedras carinhosamente chamada de “aldeia dos Smurfs”, já que a semelhança com as casinhas pontiagudas dos pequenos seres azuis realmente é grande.

As formações rochosas dessa aldeia andina surgiram graças a erosões da natureza que aconteceram por mais de 4 mil anos e também pelas erupções dos vulcões Qarwarasu e Sotaya. Algumas “casinhas” de pedra possuem mais de 8 metros de altura e possuem moradores.

3. Parque Nacional Huascarán no Peru

Parque Nacional Huascarán no Peru
Foto: Wikimedia Commons

Viajantes que gostam de natureza, montanhas, lagos e trekking precisam conhecer o Parque Nacional Huascarán. Com lagoas de origem glacial, geleiras, trilhas e circuitos de escalada de diferentes níveis de dificuldade, o parque, localizado a 400 km de distância de Lima, ainda abriga a cadeia de montanhas tropicais mais alta do mundo, a Cordilheira Blanca, além do pico mais alto do país, o Huascarán, a 6.768 metros acima do nível do mar.

Mas, definitivamente, a atração principal é a incrível Laguna 69, com suas águas com tonalidade azul-turquesa, o lago mais se parece com uma joia brilhante no meio da neve branca que o rodeio. Não menos encantadoras, as Lagunas Llanganuco, Laguna Humantay, Laguna Churup e o Lago Paron também fazem parte do roteiro de passeios pelo parque.

4. Iquitos

lugares para conhecer no peru
Foto: Laura de Marco

Ao norte do país fica Iquitos, capital de Loreto e porta de entrada para os turistas que desejam ver de perto as belezas da Amazônia Peruana. Essa é a única grande cidade do planeta onde não é possível o acesso por estrada, apenas por rio ou via aérea. É também onde passa o rio mais extenso do mundo, o Amazonas. Nos arredores vivem a população ribeirinha e povoados indígenas, que obtêm seu sustento a partir da pesca, do artesanato e do turismo. É uma boa oportunidade de conhecer as tradições populares e o misticismo local.

Viajando por três horas, chega-se à Reserva Nacional Allpahuayo Mishana, com seus 58 mil hectares com flora e fauna exuberante. A Reserva Nacional Pacaya Samiria, habitat dos raros botos-cor-de-rosa, também pode ser visitada saindo de Iquitos.

5. Montanhas Coloridas

montanhas coloridas no peru
Foto: UI International Programs

Talvez, um dos cenários mais exóticos, bonitos e emocionantes no país. As Montanhas Coloridas, também conhecidas como Montanhas Arco-Íris, Montanha das 7 Cores, Montaña Vinicunca e Cerro Colorado, são formações rochosas nos arredores de Pitumarca, a 130 km de Cusco.

Com tonalidades de vermelho, de amarelo e de azul, muitos turistas desejam ver de perto cada uma de suas linhas vibrantes dessa joia geográfica peruana. No ponto mais alto, as montanhas atingem 5 mil metros de altitude e encantam até mesmo as alpacas e lhamas da região.

6. Huacachina

Foto: Flickr – Carlos Adampol Galindo

Um verdadeiro “oásis da América”. Assim é Huacachina, vilarejo perto da cidade de Ica que possui uma lagoa rodeada por dunas gigantescas com areias claras e macias. O destino é altamente procurado pelos amantes de esportes radicais, que aproveitam as dunas para fazer sandboard e skibunda.

Os passeios de buggy também são tradição em Huacachina, mas é quando a noite cai na pacata vila que o espetáculo começa. Tudo ao redor da lagoa fica iluminando e muita gente sobe no alto das dunas para aproveitar o momento. O Saara do Peru fica a 290 quilômetros de Lima e a melhor maneira de chegar até lá é fazendo a viagem de ônibus.

7. Vale de Lares

lugares para conhecer no peru
Foto: reprodução / SUL Hotels

Imagine passar por 15 biozonas diferentes, cruzar montanhas que passam dos 4 mil metros de altura, conhecer de perto vilas de tradições milenares e ainda encontrar uma verdadeira joia do império Inca. Isso tudo é parte do Vale de Lares, um dos lugares para conhecer no Peru e rota alternativa para quem segue até Machu Picchu. Dependendo do tipo de transporte escolhido, a jornada pode demorar 24 horas para ser concluída.

O fato é que o passeio ainda passa por lagos surpreendentes, campos repletos de lhamas e alpacas, e passagens por lugares como o vilarejo de Choquecancha, onde tecelãs aplicam e ensinam técnicas de tingimento natural.

8. Lago Titicaca

lugares para conhecer no peru lago titicaca
Foto: Pixabay

Com 8300 km² e localizado a 3.821 metros acima do nível do mar, o Lago Titicaca foi importante no período e Inca e também tem destaque no folclore peruano, já que diz uma lenda que o primeiro Inca emergiu dessas águas para dar início a um grande império. O Titicaca é o maior lago navegável do mundo, atingindo 280 metros de profundidade em determinados pontos.

Mais de 30 ilhas povoadas fazem parte da região nas proximidades do lado, sendo a Isla Uros e a Isla Taquile as mais frequentadas por turistas. Também é possível se hospedar em algumas ilhas, ficando com os povos da comunicada, como acontece na Isla Amantaní.

Conheça Inti Raymi, a Festa do Sol celebrada no Peru

9. Catarata Gocta

lugares para conhecer no peru
Foto: Wikimedia Commons

Ao norte do país, no povoado de Cocachimba, fica a Catarata Gocta, formada por duas queda d’água com 231 e 540 metros de altura! Situada entre o Parque Nacional Cordilheira Azul e a Reserva Nacional Pacaya Samira, até pouco tempo atrás quase ninguém conhecia essas quedas d’águas, que foram mapeada somente em 2006. Muita gente tinha medo de chegar até às cataratas porque lendas assustadoras rondavam a região, dizendo pessoas eram petrificadas e que uma mulher assediava e desaparecia com os homens.

O fato é que todas essas histórias eram contadas para que o lugar continuasse intocado pelo homem, já que a beleza é tanta que realmente dá vontade de “esconder em um potinho”. A reserva fica a 1.192 km de distância de Lima e chegar até lá não é tão fácil assim. O visitante precisa fazer uma viagem de avião até Tarapoto, além de percorrer outros trechos de carro, de cavalo e a pé.

10. Piscinas naturais de Millpu

lugares para conhecer no peru
Foto: Wikimedia Commons

Sabia que existem piscinas naturais com águas cristalinas com tonalidade azul-turquesa em terras peruanas? Uma série de 20 pequenos poços arredondados cortam um paredão rochoso ao meio, criando assim as piscinas naturais de Millpu. O termo vem de millpuy, da língua Quechua e significa “engolir/deglutir/tragar”. Diz a lenda que o exuberante espaço é, na verdade, a garganta do diabo, o que acabou afastando as pessoas por um bom tempo.

Faz poucos anos que os moradores das pequenas vilas tradicionais da região decidiram permitir a entrada de pessoas de fora no local, o que justifica o fato dessa joia natural permanecer desconhecida até então. Porém, paga-se uma pequena taxa para acessar suas terras.

11. Vale Sagrado

vale sagrado peru
Foto: Wikimedia Commons

Visitar o Vale Sagrado dos Incas é o segundo principal passeio no Peru. Às margens do Rio Urubamba, muitos povoados e sítios arqueológicos fazem parte do vale. Em Pisaq, impera o comércio e artesanato, além de grandiosas ruínas que são observada do alto da montanha.

Em Ollantaytambo, mais ruínas Incas e muita história espera por você em um passeio surreal pelo Templo das Dez Janelas, nos banhos de Ñusta e no Templo do Sol. Já em Chinchero, os visitantes conhecem ruínas e também artesãos que trabalham com as típicas lãs peruanas. Muitas agências oferecem a excursão, que na maioria das vezes parte de Cusco.

12. Laguna Humantay

lugares para conhecer no peru
Foto: Pexels

Localizada a 4.630 metros de altitude e cercada pela Cordilheira dos Andes, a Laguna Humantay é um dos cenários mais incríveis para se visitar na região de Cusco, no Peru.

Após uma hora de trilha, com trechos de subida, o visitante chega a uma lagoa com água cristalina e coloração azul-turquesa que enche o coração de alegria. Todo esforço valerá a pena para contemplar esse paraíso.

Viu como tem um montão de lugares para conhecer no Peru fora da rota tradicional? Quem tem a oportunidade de planejar uma viagem esse país encontra diversos passeios que resgatam a cultura, origem e tradições peruana, sempre com um cenário natural lindo de se ver!

Lugares para conhecer no Peru: quando viajar

A melhor época para visitar o Peru depende bastante do que você planeja fazer durante a viagem, já que o país possui diferentes regiões com climas variados. Geralmente, a estação seca, que vai de maio a setembro, é considerada a melhor época para visitar muitos dos destinos turísticos do Peru, como Lima, Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado. Durante esses meses, o clima é mais estável, com dias ensolarados e temperaturas agradáveis, tornando-se ideal para atividades ao ar livre e para explorar as ruínas históricas.

No entanto, é importante mencionar que a alta temporada turística no Peru ocorre de junho a agosto, especialmente em Machu Picchu. Portanto, se você prefere evitar multidões e desfrutar de preços mais acessíveis, pode considerar viajar durante a baixa temporada, que vai de outubro a abril. Nesse período, você pode encontrar menos turistas, tarifas de hospedagem mais econômicas e uma atmosfera mais tranquila em muitos destinos.

Independentemente da época do ano em que você decidir visitar o Peru, certamente será cativado pela riqueza cultural, beleza natural e hospitalidade do país. Prepare-se para uma viagem inesquecível e cheia de descobertas!

Descubra aqui quanto custa viajar para Cusco

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.