Um dos países mais visitados pelos brasileiros, Portugal tem uma enorme fama por suas paisagens, vinhos, bacalhau e claro, por ser bem mais fácil se comunicar lá do que em outros lugares que falam idiomas diferentes. Para fugir do roteiro básico de Lisboa e Porto, hoje vamos te mostrar outros incríveis lugares para conhecer em Portugal.

Embora seja pequeno em território, as possibilidades para o turismo são enormes e tem muita coisa e muitos lugares para conhecer em Portugal. Seja sua primeira vez no país, seja a terceira, quarta, vale investir nos pontos turísticos abaixo que fogem um pouco do roteiro tradicional.

Se você já tem uma viagem planejada ou está começando a cotar, comece por aqui orçando suas passagens aéreas com várias companhias que fazem o trajeto até Portugal, inclusive com voos diretos de várias capitais do Brasil.

Apaixone-se ainda mais pelo país com essas dicas de lugares para conhecer em Portugal!

Melhores lugares para conhecer em Portugal 

1. Serra da Arrábida

Um lugar que foge bastante do roteiro tradicional de Portugal, mesmo entre aqueles que querem conhecer as praias do país, a Serra da Arrábida é definitivamente um dos melhores lugares para conhecer em Portugal! Amplie as possibilidades de praia além do Algarve e Cascais e venha conhecer esta região que fica a apenas 50 km de Lisboa.

Com uma natureza praticamente intocada pelos humanos, sem muita infraestrutura (por isso vale levar o que for beber, comer e utilizar durante o dia), o local tem uma pegada bem de paraíso escondido.

A Serra da Arrábida faz parte do Parque da Arrábida e pertence à cidade de Setúbal, sendo banhada pelo Oceano Atlântico

Com uma água azulzinha e areia branquinha, o viajante vai se sentir até no Caribe assim.

2. Serra da Estrela

A segunda opção de lugares para conhecer em Portugal fora da rota tradicional vai para um extremo diferente do que o visto acima, já que a Serra da Estrela é o destino dos portugueses que querem ver neve e pode ser o seu também.

Esta é a maior cadeia montanhosa do país e é um lugar imperdível para conhecer no inverno, pois é lá que fica a única pista de ski do país e obviamente só abre quando neve.

Se você for viajar em um período diferente, ainda vale conhecer a Serra da Estrela – mesmo sem neve – devido às paisagens e por ser o local que faz o famosíssimo e caríssimo no Brasil Queijo Serra da Estrela. Firme por fora e cremoso por dentro, o queijo é um sucesso.

Aproveite para conhecer uma das iguarias mais clássicas de Portugal neste destino.

3. Gruta de Benagil

A Gruta de Benagil, assim como o nome sugere, é uma gruta escondida no Algarve, mas a grande graça dela é que existe uma PRAIA dentro da gruta. Tá bom pra você? A gruta é banhada pelo mar, tem areia e ainda tem algumas aberturas no teto para ver o céu.

Um dos lugares para conhecer em Portugal naturalmente incríveis, para chegar na gruta é preciso sair da Praia de Benagil, podendo ir de trilha, de barco ou de caiaque.

Para quem já pretende curtir as praias da região do Algarve, coloque este lugar em seu roteiro de viagem!

4. Capela dos Ossos de Évora

Um dos lugares para conhecer em Portugal mais diferentes e até polêmicos, a Capela dos Ossos fica na cidade de Évora, dentro da Igreja de São Francisco. Assim como o nome implica, sua construção conta com mais de 5 mil crânios e outros ossos, vindos das catacumbas da cidade. E não pense que foram redesenhados de outra forma, eles foram simplesmente encaixados e você consegue ver certinho a formação.

Para ficar ainda mais esquisito, logo acima da entrada da capela, está a frase “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Apesar do tom um pouco macabro, saiba que essa não foi a intenção da construção, feita no século XVII. Os monges apenas queriam demonstrar de forma prática sobre a brevidade da vida humana.

Mesmo se você não quiser incluir no seu roteiro, com certeza é um lugar curioso para saber que existe.

 5. Santuário de Fátima

Um dos pontos mais visitados entre todos os lugares para conhecer em Portugal que falamos até agora, o Santuário de Fátima, na cidade de Fátima, a 130 km de Lisboa, é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e também um dos pontos turísticos religiosos mais visitados do mundo todo.

O santuário foi erguido na Cova da Iria, local de aparição da Virgem Maria. Para quem segue a religião, dizem que é um lugar com uma energia incrível e cheio de bênçãos. Vale conhecer!

+ Viajar para Portugal: tudo o que você precisa saber para aproveitar o país

6. Vale do Douro

Foto: pixabay

Vamos falar de mais coisa boa? Se você é um apreciador de vinhos, o Vale do Douro é um dos lugares para conhecer em Portugal mais imperdíveis, afinal é a área onde as vinícolas se espalham até sair de vista. 

O movimento na região é enorme devido aos excelentes restaurantes e pousadas que ficam na área, garantindo proximidade aos tours nas vinícolas e degustações. Dá para fazer praticamente uma viagem toda destinada apenas a esse destino.

Quem puder e quiser escolher, vale visitar a região do Vale do Douro em agosto, quando acontece a colheita da uva e a região vive seu melhor momento (mas também os maiores preços e menores disponibilidades).

7. Passarela de Arouca

Se frio na barriga é o que você quer, vale conhecer a Passarela de Arouca! Um dos lugares para conhecer em Portugal mais novos, esta atração foi recentemente inaugurada e é a maior passarela do mundo!

Com meros 516 metros de extensão e a 175 metros do chão, a ponte fica a uma hora da cidade do Porto e quem tiver coragem de percorrê-la, irá testemunhar uma vista surreal da Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras, ambos geossítios do Arouca Geopark, reconhecidos pela Unesco como patrimônio do país.

Partiu Portugal? Pesquise aqui sua hospedagem de acordo com seu gosto e bolso!

E aí viajante, se você pudesse aconselhar outros aventureiros, qual lugar de Portugal fora da rota considera imperdível? Compartilhe sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.