Pernambuco é um dos estados do Nordeste brasileiro mais culturalmente ricos e com uma história essencial para o desenvolvimento do nosso país! Muita histórica, comida excelente, praias belíssimas, povo caloroso e pontos turísticos incríveis esperam os viajantes que apostarem no destino e são muitos os lugares para conhecer em Pernambuco que são verdadeiramente imperdíveis.

Com clima ótimo para fazer sua viagem praticamente em qualquer época do ano, não tem tempo ruim para escolher os lugares para conhecer em Pernambuco e esse é um dos diferenciais do Estado, já que você pode curtir as paisagens de janeiro a dezembro e não apenas só na alta temporada – que é quando temos o melhor clima e, consequentemente, a maior lotação e maiores preços.

Vem conferir os melhores lugares para conhecer em Pernambuco que não podem faltar no seu roteiro de viagem!

Faça o orçamento da sua passagem aérea barata para Pernambuco aqui!

Dicas de lugares para conhecer em Pernambuco

Recife

Impossível falar dos lugares para conhecer em Pernambuco sem falar da capital do Estado, Recife!

A cidade conta com uma ótima estrutura para receber os viajantes, muitos restaurantes, hotéis, pontos turísticos, praias lindíssimas e uma das praias mais famosas do Brasil fica lá, citada na famosa música “La Belle De Jour” do Alceu Valença, que fala “Eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem”. Quem nunca ouviu né?

Descubra aqui quanto custa viajar para Recife

Outros lugares para conhecer em Pernambuco na capital que valem muito a pena é o Marco Zero – local onde a cidade começou – o Forte das Cinco Pontas, o Paço Alfândega e o Museu Cais do Sertão.

Os melhores hotéis da cidade você confere aqui!

Olinda

Olinda é uma cidade histórica situada a cerca de 9 km de Recife, ou seja, se for conhecer a capital, já vale incluir Olinda como um dos lugares para conhecer em Pernambuco. O centro histórico de Olinda é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é conhecido por suas casas coloniais coloridas, igrejas barrocas e ruas sinuosas.

Olinda abriga várias igrejas históricas, muitas delas construídas nos séculos XVI e XVII. A Igreja e Mosteiro de São Bento e a Igreja da Sé são alguns exemplos notáveis e que aqueles que apreciam história e turismo religioso, vale conhecer! Muitas dessas igrejas têm fachadas ornamentadas e interiores ricamente decorados.

Outro destaque da cidade é o famoso Carnaval de Olinda, uma das festas mais famosas e animadas do Brasil. Durante o Carnaval, a cidade fica repleta de foliões que se juntam aos famosos blocos de rua, como o “Galo da Madrugada”. As ruas são tomadas por fantasias coloridas, música e dança. É lá que existem os famosos bonecos gigantes, que são enormes marionetes que representam figuras históricas, políticas e culturais. 

Confira aqui hospedagens em Olinda

Porto de Galinhas

Foto: Wikimedia

Pernambuco possui praias que são referências de qualidade e beleza no país todo e uma delas é a de Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, um dos lugares para conhecer em Pernambuco mais imperdíveis desta lista!

Localizado a cerca de 60 km do Recife, Porto de Galinhas possui praias de areia branca, águas cristalinas e piscinas naturais. 

Uma pesquisa da Booking, divulgada em fevereiro de 2023, revelou que Porto de Galinhas foi considerado um dos 10 destinos mais acolhedores do MUNDO! Isso diz muito sobre o destino né?

O local conta ainda com hotéis incríveis, resorts com opções all inclusive, mas também opções de pousadas, tornando o destino bem flexível quanto aos gastos por lá.

Encontre sua hospedagem em Porto de Galinhas

Fernando de Noronha

Um dos lugares para conhecer em Pernambuco que é um dos sonhos dos brasileiros e também dos estrangeiros é Fernando de Noronha, arquipélago localizado a cerca de 545 km da costa de Pernambuco. 

O arquipélago é conhecido por suas belezas naturais, incluindo praias paradisíacas, falésias, recifes de coral e vida marinha abundante.

Embora seja um dos destinos mais caros do Estado, também é um dos mais exclusivos e considerado com uma beleza única.

Uma pesquisa da Zarpo de 2023 revelou que Fernando de Noronha apareceu como um dos 10 destinos que os brasileiros mais querem conhecer, configurando em quarto lugar nos sonhos dos viajantes.

Já existem voos diretos até Fernando de Noronha

Saiba valores de hospedagem em Fernando de Noronha aqui

Parque Nacional do Catimbau

Fora dos roteiros tradicionais, um dos lugares para conhecer em Pernambuco é o Parque Nacional do Catimbau, uma unidade de conservação localizada no sertão de Pernambuco, a 300 km da capital, conhecido por ser um dos um dos mais importantes conjuntos de sítios arqueológicos do país e ainda conta com paisagens desérticas, cavernas, pinturas rupestres e trilhas para caminhada.

É uma experiência diferenciada! Confira aqui sobre o Parque Nacional do Catimbau

Praia de Carneiros

Quer conhecer mais uma praia paradisíaca no estado? Então já pode inserir a Praia de Carneiros na sua lista de lugares para conhecer em Pernambuco! Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia é cercada por coqueiros e tem uma bela igrejinha na própria praia para deixar o lugar ainda mais surpreendente. 

Você pode fazer um passeio para conhecer essa praia saindo de Recife!

São Benedito do Sul

Para os fãs de ecoturismo e turismo de aventura, Pernambuco tem um destino ótimo para isso! Em São Benedito do Sul os viajantes podem aproveitar cachoeiras, piscinas naturais e trilhas para caminhada.

Ipojuca

Um dos chalés do Nannai Muro Alto/Foto: Booking

Ipojuca é uma cidade localizada no litoral sul de Pernambuco, a 50 km de Recife e é bem popular em suas praias. Como te contamos antes, Porto de Galinhas faz parte de Ipojuca! Mas além desta, outras duas praias fazem muito sucesso na região e merecem ser consideradas entre os lugares para conhecer em Pernambuco.

A Praia de Muro Alto e a Praia do Cupe também ficam em Ipojuca e por ali ficam alguns dos hotéis mais chiques do Brasil – e também mais bem avaliados – como é o caso do Nannai Muro Alto e o Summerville All Inclusive Resort. Viajantes do país todo vão para a região muitas vezes só para ficar neles.

Costa Dourada

Se você gostou das dicas para conhecer a Praia de Carneiros e Porto de Galinhas – que fazem parte da famosa Costa Dourada da região – é hora de conferir os outros lugares para conhecer em Pernambuco que fazem parte deste trecho do litoral sul pernambucano que conta com 90 km de extensão de praias incríveis.

A Costa Dourada também é chamada Costa dos Arrecifes ou Terra dos Coqueiros (por que será né?) e é uma das principais regiões turísticas do país, conhecido por suas praias paradisíacas, águas cristalinas, piscinas naturais e arrecifes de corais.

A Costa Dourada começa na cidade de Cabo de Santo Agostinho, inclui Ipojuca e Tamandaré. Por lá, as principais praias da região são: Calhetas (ótima para snorkeling), Xaréu (bem preservada e com pouca estrutura) e Paiva (ponto ideal para esportes aquáticos). Além dessas três, as outras duas praias que falamos no comecinho também fazem parte da Costa Dourada.

Que tal alugar um carro e se deslumbrar com algumas das praias mais bonitas do Brasil? São 90 km e muita paisagem pra ver! E se quiser saber no detalhe sobre essa região, já fizemos um guia sobre a Costa Dourada.

Lagoa Azul

Foto: Flickr Everaldo Vilela

E não só de praia vive o estado e existem lugares para conhecer em Pernambuco que envolvem água doce! Gostou? Então bora visitar a famosa Lagoa Azul, em Jaboatão dos Guararapes, interior de Pernambuco, uma atração turística formada naturalmente em uma antiga pedreira que há mais de 50 anos vem recebendo visitantes!

A lagoa tem cerca de 100 metros de diâmetro e suas águas são cristalinas e de coloração azul turquesa, o que faz jus ao nome do lugar! A lagoa é cercada por uma vegetação exuberante e vale a pena reservar um dia para curtir a área.

Existe uma taxa para entrar na área da lagoa, isso porque ela fica em propriedade privada e pode ter horários variáveis. Para saber mais dicas de como conhecer a belíssima lagoa, aqui te damos as dicas.

São José da Coroa Grande

Não dá para cansar das praias do estado então a próxima dica de lugares para conhecer em Pernambuco é a cidade de São José da Coroa Grande, ao sul de Pernambuco, a 120 km de Recife. O pequeno município conta com praias incríveis, piscinas naturais e um mar calmo e quentinho que não dá para pensar duas vezes antes de colocar com certeza o destino em seu roteiro de viagem.

O mar é bem clarinho e sem ondas, então dá para fazer várias atividades aquáticas por ali! E a areia branquinha é bem convidativa para depois tomar aquele sol e colocar o bronzeado em dia!

Bonito

Também existe uma cidade chamada Bonito em Pernambuco, que assim como o famoso destino no Mato Grosso, é uma cidade indicada para quem quer ter aventuras! A cidade pernambucana é formada por paisagens montanhosas, cachoeiras e muita tranquilidade, diferente da realidade de Recife, que fica a apenas 130 km de distância.

Apelidada como “capital nordestina do ecoturismo”, a região de Bonito é um dos lugares para conhecer em Pernambuco que tem reservas ecológicas e Mata Atlântica preservadas com nascentes, riachos, lagos, bicas, corredeiras para quem quer praticar atividades como boia-cross, rapel e muito mais!

Carnaval Mascarado

Foto: Flickr Amom Mandel Lins

Para quem gosta de festas temáticas, aqui a dica é para passar o próximo Carnaval em Pernambuco para curtir o Carnaval de Bezerros, um colorido e animado baile de máscaras a céu aberto. A festividade já é bem tradicional e muito procurada por moradores e viajantes, que querem aproveitar o período para curtir além das praias do estado. Inclusive, o pessoal leva tão a sério o baile de máscaras que existe premiação em dinheiro para a melhor máscara!

Se você se programar rapidinho, dá para passar o Carnaval 2024 lá!

E aí, bora conhecer alguns ou todos estes lugares para conhecer em Pernambuco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.