Alagoas é um destino que atende as expectativas de todos os tipos de viajantes, já que os visitantes que mais procuram o estado nordestino para passar as férias vão desde pequenas e grandes famílias, até casais em busca de um momento à dois ou grupo de amigos que querem dias de diversão. Para os amantes de praia, a orla alagoana é uma das mais bonitas do país, mas para quem busca por uma boa história e tradição, o interior é um prato cheio para enriquecer a bagagem cultural de quem passar por lá. Há diversas opções de lugares para conhecer em Alagoas para conhecer no verão, no inverno, de casal, de família, em viagens rápidas ou de férias…

Encontre aqui sua passagem aérea barata para Maceió

A seguir você conferirá uma lista completa de lugares para conhecer em Alagoas que não podem faltar em seu roteiro:

São Miguel dos Milagres

Começando a lista de lugares para conhecer em Alagoas está a linda São Miguel dos Milagres. Por estar próximo da capital de Alagoas, São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais visitados do estado. E não é para menos: as águas límpidas de suas praias, somando as atrações históricas são um prato cheio para o turista que se apaixona facilmente por esses dois universos. Aproveite para curtir as orlas da Praia de São Miguel dos Milagres, do Riacho, do Toque, a Praia do Marceneiro, do Porto da Rua, e a Praia do Patacho – em todas elas, o mar cristalino enchem os olhos! Já a Rota Ecológica dos Milagres oferece os passeios de buggy com diferentes rotas. Mas se a sua atividade preferida é pedalar, aproveite o itinerário da Praia do Morro até o Pontal de Camaragibe para apreciar a paisagem formada por praias desertas, coqueirais, falésias e espelhos d’água. Confira aqui mais detalhes sobre as praias de São Miguel dos Milagres.

Encontre sua hospedagem em São Miguel dos Milagres aqui.

Japaratinga

Japaratinga é um município que tem a mesma calmaria de suas águas, se tornando um destino perfeito para famílias que querem fugir da agitação das cidades adjacentes. Além da praia homônima, você poderá curtir também a Praia de Bitingui, do Boqueirão, de Barreiras do Boqueirão, e também a Praia do Pontal. E para avistar tudo isso em uma bela panorâmica, a cidade possui inúmeros mirantes sensacionais. Tome nota aí: Aruanã, Boqueirão e Monte Tabor. E quando for curtir os restaurantes do centrinho, aproveite o passeio para conhecer também o Mercadão e a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias.

Precisa de hospedagem? Clique aqui e confira.

Maragogi

Maragogi, sem dúvidas, é o destino mais popular na lista de lugares para conhecer em Alagoas. Chamado de “Caribe Brasileiro”, a cidade faz parte da Costa dos Corais, e vendo a imagem acima, o nome já se torna autoexplicativo. Este paraíso oferece uma estrutura caprichada para receber os turistas, e isso inclui hospedagens, restaurantes e até mesmo resorts all inclusive de primeira categoria. Neste guia especial de Maragogi do QCV, você encontrará atrações imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem, independentemente do orçamento e temporada que sua viagem estiver marcada.

Confira aqui opções de pousadas em Maragogi

Porto de Pedras

A antiga e tranquila vila de pescadores se tornou a movimentada Porto de Pedras, vizinha de São Miguel dos Milagres. Também pertencente a Costa dos Corais, o município é um destino mais intimista, que não deixa de ter as mesmas características das cidades vizinhas, – praias maravilhosas, mirante e piscinas naturais – mas que também oferece outras atrações que preservam a história local com carinho, como o Povoado de Tatuamunha e seus casarões, casinhas antigas e igrejas, e o Santuário do Peixe-Boi, que em um passeio de barco, você terá a oportunidade de conhecer o trabalho de preservação destes animais em extinção.

Encontre aqui sua hospedagem em Porto de Pedras.

Maceió

Chegou a hora de rasgar elogios à capital do estado: Maceió oferece excelentes hospedagens, restaurantes, e claro, praias lindíssimas, tornando-se um dos destinos mais requisitados do Brasil. A porta de entrada de Alagoas não poderia ficar de fora dos lugares para conhecer em Alagoas. Tem um centro histórico charmoso e super preservado, contando com edifícios de arquitetura colonial, museus e igrejas que merecem a sua visita. O outro polo histórico da cidade tem uma outra infraestrutura: o Bairro Histórico de Jaraguá também preserva as construções coloniais, que abrigam o polo gastronômico da cidade, e também os barzinhos. E para quem não perde a oportunidade de garantir um artesanato local durante a viagem, o Pavilhão do Artesanato na Praia de Pajuçara é parada obrigatória.

Veja aqui nossa seleção para hospedagem em Maceió

Barra de Santo Antônio

Outro destino pacato para fugir da movimentação turística é Barra de Santo Antônio. A pequena cidade fica a apenas 40km de Maceió mantém suas praias selvagens praticamente intactas. Muitos alagoanos costumam se deslocar para Barra de Santo Antônio em busca de suas tradicionais festas sazonais, como o carnaval e São João, e além das praias, piscinas naturais e passeios de buggy oferecidos aos turistas, o visitante ainda se delicia na Ilha da Croa, pertinho do centro, e que pode ser acessada tanto de barco como por uma ponte.

Veja aqui as opções de hospedagem em Barra de Santo Antônio

Marechal Deodoro

Em 2009, Marechal Deodoro foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por manter o seu perfil de cidade histórica: edifícios de arquitetura colonial são preservados com todo o cuidado desde a sua construção. Erguida às margens dos canais que partiam da Lagoa Manguaba, espere para encontrar as orlas mais lindas do Estado neste município, como a Praia do Francês e a Praia do Saco. Duas outras paradas obrigatórias para conhecer mais da história local são o Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, uma espécie de Mercado de Rendas e o Centro Histórico, com todas as construções mencionadas anteriormente. E para incluir um diferencial à sua visita, inclua no roteiro a Lagoa Mundaú, um dos maiores ecossistemas naturais do estado.

Encontre pousadas e apartamentos em Marechal Teodoro para suas férias

Barra de São Miguel

Quem vai à Maceió geralmente emenda uma visitinha a vizinha Barra de São Miguel, uma pequena cidade que preserva sua biodiversidade e praias cristalinas, mantendo assim uma característica única que podemos chamar de paraíso. Embora a Praia do Gunga seja a mais famosa da região, atente-se também à outras orlas que são tão legais quanto: Praia do Niquim, Praia das Conchas e a Praia de São Miguel. Um passeio tradicional por lá é a Lagoa do Roteiro, um reduto de ostras rodeado por bancos de areia, perfeito para relaxar.

Se você quer conferir hospedagens em Barra de São Miguel clique aqui

Coruripe

Embora Coruripe não seja um destino popular, eis aqui mais uma opção para fugir das grandes lotações turísticas por Alagoas. A cidade está a apenas 87km da capital e possui 3 praias maravilhosas: a Pontal de Coruripe, muito frequentada por moradores, e tem um farol que rende muitas fotos; a Praia da Lagoa do Pau, com larga faixa de areia e mar perfeito para a prática do surf; e a Praia Miaí de Cima, com uma infraestrutura completa, chamando a atenção de um maior movimento de pessoas.

Encontre hospedagem em Coruripe

Jequiá da Praia

A cidade caçula de Alagoas também não é um destino muito popular entre os turistas, mas que já oferece uma infraestrutura completa para recebê-los. Este destino pontua uma rusticidade mais charmosa, com praias selvagens, manguezais e encontro de lagoas com o mar, mas a principal atração de Jequiá da Praia são as Dunas de Marapé, um complexo com pousada e restaurante e área de lazer naturais, para quem busca praticidade durante a viagem, sem grandes deslocamentos.

Há poucas opções de hospedagem lá, então clique para reservar com antecedência.

Piaçabuçu

Foto: AS Martins/Wikimedia Commons

Além das praias exuberantes, Piaçabuçu é aquele destino que oferece uma rotina deliciosa de uma boa cidade litorânea: quer visitar uma feirinha de artesanato e produtos regionais? Vá para o Terminal Turístico de Piaçabuçu. Quer passear de buggy pelos bancos de areia? Vá para as Dunas de Piaçabuçu. Mas é em Foz do Rio São Francisco que a sua visita à cidade fica um pouquinho mais caprichada: conheça a cultura de uma comunidade quilombola, aprecie o encontro do mar com o rio e passeie pelas barracas de artesanato para garantir uma lembrancinha dessa viagem.

Feliz Deserto

A pequenina Feliz Deserto oferece o melhor dos dois mundos em sua extensão: enquanto há praias com infraestrutura completas, outras mantém seu toque selvagem intocado pelo homem. A Praia do Toco, por exemplo, praticamente não oferece estrutura alguma, muito procurada por visitantes que desejam privacidade e sossego, tanto para se banhar nas águas límpidas, como para praticar stand up paddle. Outra orla recomendada para a prática deste esporte é a Praia de Pontal do Peba, pois costuma ficar vazia até mesmo na alta temporada. Já a Praia do Japu foge bastante desta característica tranquila das anteriores, boa para iniciantes do surf.

Piranhas

Rumo ao interior alagoano temos Piranhas, um município com boa infraestrutura turística e construções históricas preservadas. Cortada pelo Rio São Francisco, este é o destino ideal para quem busca um passeio mais cultural, com centro histórico bucólico e cheio de monumentos. Passeando pela Usina Hidrelétrica de Xingó o visitante conhecerá mais da economia da região, enquanto a visita pelo Cânion do Xingó arranca suspiros por sua grandiosidade. No Vale dos Mestres também é possível avistar os cânions, mas o passeio ainda inclui mergulho em piscinas naturais e trilhas. E se a idéia é misturar ecoturismo com história, inclua no roteiro a Grota de Angicos, uma trilha que passa pelo local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos. E para fechar a visita à Piranhas com chave de ouro, há dois passeios imprescindíveis: o Mirante Secular e a rota de barco pelo Rio São Francisco.

Encontre aqui opções de hospedagem no destino.

Delmiro Gouveia

No Alto Sertão de Alagoas está este mais novo destino em ascensão turística, principalmente pelas suas atrações ecológicas. O destino foi incluído neste guia do QCV de lugares diferentes para visitar em Alagoas, se destacando com suas trilhas e monumentos naturais. O que não pode faltar em seu roteiro de Delmiro Golveia? Um passeio à Fábrica da Pedra e toda a sua produção de bordados, o Museu Regional com acervo narrativo sobre a história local, a Usina Angiquinho e seu mirante com vista para a Ilha do Urubu e a Cachoeira de Paulo Afonso, a Furna do Morcego inserida em um cânion, e claro, as praias de água doce e as trilhas ecológicas.

Viçosa

É em Viçosa que você vivenciará a experiência de uma típica cidade de interior: diferentes festas típicas e tradicionais, arquitetura colonial intacta e atividades em meio à Zona da Mata alagoana, como a visitação as cachoeiras da Serra Dois Irmãos, de Santa Luzia e do Anel. O destino é conhecido por ser o último refúgio do líder quilombola Zumbi dos Palmares, lá no século XVII, e também pode servir de refúgio para você turista que procura um ecoturismo longe da agitação dos principais pontos turísticos do estado.

Penedo

Por último na lista de Lugares para conhecer em Alagoas mas não menos importante, Penedo é considerado o berço da cultura alagoana porque foi por lá que tudo começou, ainda no século XVI. Todas as construções históricas permanecem preservadas desde a fundação da cidade, e podem ser conhecidas em um passeio sem pressa pelo centro histórico. O ecoturismo é o ponto forte de Penedo, com atrações tradicionais como o passeio de barco pelo Rio São Francisco, e também pela Ilha de São Pedro, com sua trilha até o mirante Pedra de São Tomé. Para os mais aventureiros, a Área de Preservação Ambiental Marituba do Peixe tem trilhas ecológicas que oferecem um contato maior com a fauna e flora local.

Descubra hospedagens em Penedo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.