Quem vive em São Paulo sempre acaba fugindo da loucura cosmopolita de vez em quando. E não precisa ir tão longe! Contornada por um parque estadual, a Serra da Cantareira reserva surpresas bem agradáveis e convidativas para um final de semana escapista.

Localizado na região Norte da capital, a área com 64.800 hectares e que chega a até 1.215 metros de altura, abrange ainda os municípios de Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Além de ter bastante ar puro, com flora e fauna preservadas, a Cantareira conta com lugares incríveis para mirar o horizonte, comer bem e se divertir.

Confira abaixo o melhor da Serra da Cantareira

  • Miolo Micro Padaria
  • *não abre às segundas-feiras

Que tal um café da manhã caprichado no meio da serra? A charmosa micro padaria Miolo oferece pães artesanais e outras delícias num ambiente ao ar livre, rodeado pela Mata Atlântica, onde antes era a chácara de um marchand.

A produção é comandada por Marcos Carnero, que foi um dos pioneiros na prática de fermentação natural no Brasil. Entre as opções está a focaccia, que acompanha ovos mexidos com tomate assado e queijo coalho, tartines e o clássico pão na chapa, que paulistanos adoram. Pães e geleias também são vendidos separadamente, para ninguém ficar com muita saudade em casa.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Parque Estadual Albert Löefgren e Museu Florestal Octávio Vecchi
  • Rua do Horto, 931

Conhecido como Horto Florestal, a unidade de conservação presta homenagem a seu fundador e também ao cientista Otávio Vecchi, que no museu sediado num belo casarão de 1930 se eternizou suas descobertas botânicas.

Em sua imensidão verde cabem árvores nativas, como o Pau Brasil, lagos, bicas de água potável e fauna silvestre, como esquilos, capivaras e macacos-prego, constantemente flagrados durante as visitas. Também conta com playground, mirante, biblioteca, espaço para piqueniques, quadras e pistas de caminhada.

Foto: Caio Pimenta/ SPTuris
  • Frutta e Crema 
  • Avenida José Gianesella, 500

Com uma bela vista para a natureza da serra, a Frutta e Crema serve algumas maravilhas da culinária italiana: gelatos artesanais, pizzas napolitanas, aperitivos e aos finais de semana um café da manhã tipico italiano (R$ 42/individual e R$ 78/duplo), com pães fresquinhos, frutas, geleias caseiras, croissant com crema gianduia (chocolate e avelã), iogurte artesanal, suco e café espresso.

Às sextas-feiras têm happy hour, o famoso aperitivo italiano, das 17h às 20h com direito a double drink, tábuas fartas de embutidos e queijos, focaccias e bruschettas. Também servem combinados durante o almoço e jantar, com massas artesanais.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Parque Estadual Cantareira
  • Rua do Horto, 1799

Esta é simplesmente a segunda maior floresta urbana do mundo. O parque que regula a temperatura e as chuvas da cidade tem quatro núcleos de visitação, cada qual com seus atrativos. São 7.900 hectares de mata tropical nativa, que protege mananciais e espécies ameaçadas da fauna e flora, como o mamífero jaguatirica e a árvore imbuia.

A área verde tem três trilhas abertas a visitação, pistas de caminhada e contemplação. Não é permitida a prática de esportes, o uso de bicicletas e a presença de animais de estimação. 

Foto: Caio Pimenta/ SPTuris
  • Mirante Pedra Grande

Um dos principais atrativos dentro do Parque Estadual da Cantareira é a Trilha da Pedra Grande, que segue em quase 10 km de extensão (ida e volta) por uma antiga estrada usada por tropeiros. A caminhada leva até o ponto mais alto da trilha, que chega a 1.000 metros de altitude, uma grande formação de granito, se onde se vislumbra diversos pontos da capital paulista. Considerado difícil, o percurso autoguiado dura de 2h30 a 3h.

Foto: divulgação/Prefeitura de SP
  • Ashram
  • Rua Jatobá, 1200 — Parque Petrópolis — Mairiporã

Um Ashram, na Índia, é um local onde as pessoas vivem em paz e harmonia em meio à natureza. Em São Paulo, o espaço proporciona retiros e atividades ligadas ao bem estar, como yoga, massagens, palestras e alimentação vegetariana artesanal e orgânica.

As práticas podem acontecer tanto em ambiente externo quanto interno, incluindo modalidades específicas, como yoga para crianças e gestantes. Também conta com hospedagem e brunch aberto ao público todos os sábados, das 9h30 às 13h. É necessário fazer reserva no site oficial.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Refúgio Cheiro de Mato
  • Estr. Armando Barbosa de Almeida, 8000 – Caceia, Mairiporã

Com 90 mil m² no meio da natureza, o complexo de lazer e hospedagem reúne atrativos tanto para quem deseja passar o dia quanto para quem vai esticar ao longo do final de semana.

Entre as atrações do resort estão atividades de aventura como arvorismo e tirolesa, piscinas adulto e infantil, jacuzzis, massagens relaxantes e passeios de barco, lancha ou stand up paddle na represa da Cantareira. A área gastronômica conta com restaurantes, sendo um deles panorâmico, com vista para a paisagem. Reservas disponíveis aqui.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Café Manacá
  • Av. Ver. Belarmino Pereira de Carvalho — Roseira, Mairiporã

Pequeno e no meio da estrada, o café Manacá poderia passar despercebido, se não fosse pelas cores cheias de vida que tomam conta do lugar. A charmosa e aconchegante casinha pertence a Rebeca e Otávio Neto, que recebem os clientes pessoalmente para um café da manhã ou da tarde no capricho.

Uma lousa posicionada na beira da estrada anuncia as delícias do dia. Além da variedade de cafés especiais, o local serve outras bebidas quentes, smoothie, tostex, crepioca, bolos, cookies, tortas e pães artesanais. Opção não vai faltar! O público pode se sentar nas mesas internas ou externas, que ficam mais pertinho da natureza.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Duana Pizzaria
  • Av. Serra da Cantareira, 11

Instalada em um charmoso casarão, a pizzaria tem lugares disputados no terraço ao livre e no deck, com vista panorâmica para os encantos da Serra da Cantareira. Aos sábados e domingos tem cardápio de almoço, com porções, saladas, feijoada, massas, peixes e carnes. Música ao vivo acompanha. 

No jantar, é o forno a lenha que toma conta do expediente. Entre os sabores da casa estão a vegetariana Quatro Funghi (molho especial, mussarela, champignon, shitaki, shimeje e fungui sechchi); a Pizza do Dalton (molho especial, mussarela, brócolis, bacon, calabresa, cebola e alho torrado) e a Espinafre (molho especial, mussarela de búfala, espinafre fresco, alho e ovo de codorna).

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Empório da Serra
  • Av. Serra da Cantareira, 13, Mairiporã

Com janelas mirando uma vista incrível, o Empório da Serra atrai casais em busca de uma atmosfera mais romântica. A casa é conhecida pelo fondue, servido nas versões doce e salgada, e pelos grelhados servidos em tábuas de carnes nobres como picanha, ancho e chorizo. A opção acompanha guarnições e pode servir duas ou mais pessoas. 

O cardápio também conta com hambúrgueres artesanais e massas. No inverno, caldos e chocolates quentes aquecem os clientes. Aos finais de semana tem música ao vivo, com ritmos que vão do blues à MPB.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Babo Domenico
  • Av. Ver. Belarmino Pereira de Carvalho, 7.600, Mairiporã

A pizzaria e costelaria tem atmosfera de roça, com comida caseira feita no fogão à lenha e servida em sistema buffet. Saladas, feijoada, escondidinho, carnes e algumas frituras estão entre as opções. Quem preferir pode recorrer aos pratos a la carte, que conta com assados, peixes e porções.

Durante a noite o restaurante prepara pizzas com recheios generosos, como a de brócolis com gorgonzola. O ambiente rústico e simples mantêm as características do interior do Brasil. Aos sábados tem música ao vivo. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Jacques Café
  • Av. Serra da Cantareira, 11 — Casa 4 —  Mairiporã

Com receitas de família, uma vista linda e um ambiente bem fofo, o Jacques Café. O nome presta homenagem ao Seu Jacques, que elaborava os quitutes e deixou como legado. Uma porção de bolos, tortas e doces bem montados na vitrine dividem a clientela que senta ali para um cafezinho enquanto o sol se põe.

A variedade de bebidas e salgados também é grande. Entre os favoritos da casa estão o waffle de pão de queijo, a tapioca e o crepe. Na hora de ir embora o público também pode levar geleias caseiras e doce de abóbora para casa. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Recanto Zoe 
  • Rua São Felipe, 414 – Mairiporã

Funcionando como hospedagem, restaurante e espaço de eventos, o Recanto Zoe tem cara de chácara. Conta com amplo espaço de área verde, sala de lareira, sala de cinema, suítes com banheira, salão de jogos, cozinha interativa, capela, pomar e horta acessível à crianças, área de lazer com piscina, playground e estacionamento. 

O público também pode aproveitar os tratamentos integrativos do spa, que possui pacotes personalizados com duração de 2 a 5 dias. Massoterapia, banho de ozônio, detox, treinamento funcional, ioga e aulas de culinária para a reeducação alimentar estão entre as opções do programa. 

O menu do restaurante conta com massas como o ravióli de manjericão com mussarela de búfala. Há também opções vegetarianas, veganas, zero glúten e zero lactose. Reservas aqui.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Chalé das Flores Café
  • Av. Vereador Belarmino Pereira de Carvalho, 10000

Com vista para a natureza da Serra e mesas ao ar livre, a cafeteria serve tortas, quiches, bolos, rocamboles, doces, waffle e hambúrguer caseiro. Entre as delícias doces está a Banoffee, torta de banana, doce de leite e chantilly, que é sucesso onde quer que esteja. Na casa, ela vem acompanhada de uma bola de sorvete de creme e fatias da fruta.

O local também conta com um mini empório que vende queijos da Canastra, semi ou totalmente curados, compotas, geleias, pimentas, cachaça, mel e várias outras delícias.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • Mini Fazenda do Velho Jou
  • R. Padre Celestino André Trevisan, 325 – Mairiporã

O rancho oferece a oportunidade de contato real entre crianças e animais da fazenda, proporcionando uma experiência monitorada e segura. Porcos, galinhas, coelhos, pôneis e cabras interagem com o público de todas as idades. Um lago com diversas espécies de peixes também chama a atenção da garotada.

O espaço rural também inclui no valor da visitação o café da manhã e o almoço com comida típica da roça preparada no fogão à lenha. O espaço conta ainda com playground, redário e piscina. 

Foto: divulgação
  • Pousada Refúgio Dinamarca
  • Rua Bucarest 630 – Mairiporã

A hospedagem familiar e petfriendly tem bastante espaço ao ar livre para os hóspedes curtirem um final de semana ao lado do amigo de quatro patas. Na área externa também são oferecidas massagens terapêuticas, proporcionando maior contato com a natureza.  

Outras atividades de lazer são colocadas à disposição dos hóspedes, como passeio à cavalo e a bordo de veículos off-road, que vão para além das fronteiras da propriedade. Na na represa Paiva Castro o hotel oferece passeio de veleiro, Stand Up Paddle, caiaque, banana boat, wake board e pedalinho. Reservas aqui.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
  • O Velhão
  • Estrada Santa Inês, 3.000 – Mairiporã

O local é, de fato, um velho conhecido de quem vive em São Paulo. O Velhão é como uma enorme vila construída por uma família a partir de sucata e materiais de demolição ao longo de 30 anos. O complexo reúne restaurantes, bares, uma serralheria, uma marcenaria, um antiquário e lojas de artesanato. 

O destaque vai para os ambientes, carregados de memórias e muito encanto. É bonito ver o sonho de Seu Moacyr e dona Iracema de pé. O público pode desfrutar da comida caseira ao longo do dia. Um passeio agradável para toda a família e parada obrigatória na cidade. 

  • Hotel da Mata
  • Rua Benedicto Antonio da Silva Filho, 341 — Mairiporã

Com chalés que miram a piscina com tobogã, o hotel agrada famílias que estão em busca de descanso e lazer perto da capital. Conta com lago, duas piscinas infantis, piscina aquecida coberta, campo de futebol e trilhas. 

 O restaurante serve café da manhã continental ou buffet. Uma vantagem para os hóspedes é o sistema de pensão completa, que já inclui as três refeições do dia no valor das estadias. Reservas aqui.

Foto: divulgação
  • Brunch Cantareira
  • (endereço particular; divulgado apenas após a reserva)

Pensa num lugar fofo e aconchegante, com cara de casa mesmo. Assim é o Brunch Cantareira, que não é um ponto comercial, mas sim uma experiência de comida afetiva oferecida por um casal de advogados que são mestres na arte de receber bem.

Durante o dia é servido café da manhã completo e almoço leve em sistema de buffet, além de uma sobremesa. Entre o café e o almoço são oferecidos aperitivos (alguns tipos de cachaça) e, após o almoço, licores caseiros, feitos por uma tia deles em Paraibuna. Tudo está incluído no valor da reserva.

As datas dos encontros para aquela prosa e um belo brunch acontecem mensalmente e devem ser consultadas no Facebook. Para 2020, a dupla já anunciou que voltará as atividades apenas no segundo semestre.

  • Mercearia do Prosa
  • Estrada da Roseira, 5555 — Mairiporã

Com música sertaneja rolando no ar, o restaurante de comida caipira abraça as origens da roça, que é lembrada tanto no ambiente quanto na trilha sonora e na culinária. Objetos antigos garimpados e estilo rústico na decoração revelam as origens do local.

Com ajuda do fogão à lenha, os pratos elaborados pela Mercearia são servidos em sistema buffet. Há grande variedade de saladas, carnes e guarnições, com destaque para a feijoada e o bolinho de arroz.

Foto: divulgação

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *