Que tal viajar para um país que liga Europa e Ásia facilmente? Selecionamos 15 lugares incríveis para conhecer na Turquia, região com muita história e miscigenação de culturas. Esta é uma das principais regiões históricas do mundo, com ruínas do século 10. Uma coisa é garantida: paisagens e experiências excepcionais te aguardam!

Alaçati

A pequena vila fundada em meados de 1850 na península de Çeşme tem paisagens tipicamente mediterrâneas, semelhantes as da Grécia, ou seja, o charme é garantido. E não é por acaso que existe essa lembrança, pois foram as famílias gregas que chegaram ali para trabalhar. Perca-se nas ruelas com casas de pedra na cor branca e com detalhes coloridos, cafés, restaurantes e lojas. Windsurfers frequentam a região, que tem ventos favoráveis e ondas tranquilas. É definitivamente uma das paradas obrigatórias da Turquia, repleta de bons hotéis-boutique para acolher os turistas.

Antália

Conhecida como a “capital” da Costa Mediterrânea Turca, essa é uma cidade moderna mas que resguarda características de interior. O centro histórico é charmoso e preservado, com edifícios do Império Otomano, pensões, hotéis e casas restauradas. As praias são extensas, com uma paisagem muito bonita da união de mar e montanha. A de Konyaaltı Plajı, é considerada a melhor delas, com boa infraestrutura e um beach park próximo.

Dois passeios imperdíveis na região: o cruzeiro pelo Green Canyon, uma formação rochosa fantástica. Há paradas para mergulho. E as cataratas de Manavgat, cidade a 72 km de Antália, com praias fluviais ao redor. A paisagem montanhosa e pitoresca ajuda a tornar o local ainda mais bonito. Vida noturna animada é um plus do distrito!

[+] Passeio pelo Green Canyon com almoço

[+] Tour pelas cachoeiras de Antália

Ayder

A vila é semelhante as da Suíça ou Austria, mas fica na Turquia. O estilo alpino de Ayder, a 19 km de Çamlıhemşin, encanta qualquer um. Pequenas casinhas se espalham entre as árvores, as montanhas e os vales verdes, um cenário que parece de contos de fadas. Banhos termais, escaladas na Montanha Kaçkar, caminhadas no Parque Nacional Kaçkar Daglari e as lineares plantações de chá de Rize são alguns de seus principais atrativos. Inúmeros hotéis aconchegantes tornam o destino ainda melhor!

Bodrum

Localizada às margens do mar Egeu, no litoral sul da Turquia, Bodrum tornou-se um balneário de verão europeu. Praias ensolaradas com mar azul, badalação e atrativos históricos a tornam um bom lugar para ter uma casa de veraneio. Fechado para veículos, o centro tem com becos, ruelas e edifícios semelhantes aos das ilhas gregas. Na Baía Kumbahçe concentram-se os hotéis, bares, restaurantes e praia de águas cristalinas. Do pôr do sol à madrugada, os turistas animam a região.

[+] Cruzeiro de 7 dias no Golfo de Gokova a partir de Bodrum

Bursa

Essa grande e árida cidade é um dos principais lugares para conhecer mais sobre o Império Otomano, – do qual Bursa foi a primeira capital -, se deslumbrar com belas mesquitas, pechinchar em bazares e relaxar nos spas de banhos termais. Mas, para fugir de sua paisagem um tanto cinza, a melhor coisa a se fazer é ir até Saitabat, a 12 km de distância. Cercada de pés de carvalho, o reduto verdejante oferece cânions com belas cachoeiras, esportes radicais e gastronomia deliciosa, seja em fartos piqueniques ou pela especialidade local: truta grelhada na manteiga. Há excursões para Bursa a partir de Istambul.

Capadócia

O cenário do principal ponto turístico da Capadócia é bem famoso: balões sobrevoando a paisagem avermelhada do Parque Nacional de Goreme, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Romântica, é a área central e histórica de Anatolia, acessada de ônibus facilmente em vários pontos da Turquia. Hotéis e restaurantes ambientados em cavernas oferecem ótimas vistas para os vales vulcânicos. Por ter um terreno muito fértil, a região é tipicamente rural e, para completar o clima romântico, abriga muitas vinícolas e adegas.

[+] Excursão de 2 dias pela Capadócia

Dalyan

Uma das grandes apostas do governo turco, Dalyan tem tudo para se tornar queridinho dos turistas e casais em lua de mel. A pequena cidade na costa sudoeste da Turquia está em um delta de rio e, portanto, é bastante navegável. A paisagem tem como pano de fundo montanhas deslumbrantes, vistas através de passeios de barco que levam até a praia de Iztuzu, onde tartarugas Caretta Caretta colocam seus ovos nas areias douradas. A região conta ainda com bons hotéis, vida noturna tranquila, banhos de lama e as antigas ruínas de Kaunos, que datam o ano 400 a.C.

Fethiye

As águas azul turquesa do mar Egeu são o cartão postal de Fethiye, distrito da província de Muğla, a 200 km de Antália. Ali estão algumas das melhores praias do país, como a pequena Çalış, ótimos hotéis e um aeroporto que facilita o acesso. Muitos optam por ficar em Ölüdeniz, onde está a Belcekız. A fama fica por conta da paisagem, seja nas areias da praia ou vista de cima a partir de voos de paraglider. Passeios partem rumo às ruínas de Telmessos e para a ilha Gemile, onde há resquícios do Império Bizantino.

Kas

De uma antiga vila de pescadores a destino turístico promissor, Kas está a três horas de carro de Antália. Trata-se de uma adorável cidade litorânea, de atmosfera caiçara, com cafés e restaurantes a beira-mar. Há praias deslumbrantes, como a Kaputas, de areias douradas cercadas por paredões rochosos e mar azul turquesa, e a famosa caverna Azul. A ilha grega de Megisti fica próxima, sendo uma boa opção para bate-volta. Outro ponto importante da região são as ruínas da antiga cidade de Antiphellos, que surgiram por volta do ano 1 a.C.

Kartepe

Essa é uma boa pedida para quem quer ver a neve e para férias em família. Kartepe é conhecida por seu relevo montanhoso e pelos esportes de inverno. A paisagem gelada ao redor do lago Sapanca abriga pistas de ski e snowboard do The Green Park Resort, a apenas 1 hora de carro de Istambul. Outros hotéis e pousadas aconchegantes se espalham pela região, proporcionando um final de semana relaxante para os turcos.

Kekova

Para quem gosta de história, Kekova é imperdível. A ilha conta com ruínas de uma das grandes cidades da civilização lícia, datadas nos séculos 4 e 5 a.C, que está parcialmente submersa. Um maciço rochoso, escadas e pavimentos podem ser vistos em passeios de barco, com guias especialistas no assunto. Há várias ilhotas para conhecer, como Simena, onde há um castelo com vistas panarômicas, teatro, necrópolis, sarcófagos e túmulos cortados em rochas.

Pamukkale

A cidade de Pamukkale é mágica, como já mostramos aqui. A região abriga uma porção de piscinas naturais de águas cristalinas, como a da Cleópatra, também chamada de Piscina Sagrada. A atração fica dentro da Antique Pool, complexo de águas termais que beiram 35ºC e são ricas em minerais. As bacias, protegidas por uma lei turca que proíbe construções em seus arredores, ainda tem como vantagem o clima agradável. Durante seis meses do ano, as águas se mantêm quentes e a temperatura local pode chegar a 33°C.

[+] Tour de dois em Pamukkale e Ephesus

Side

A 65 km de Antália, Side foi uma das cidades portuárias mais importantes da Antiguidade. Hoje, tem cara de “resort de férias”, com muitos hotéis, inúmeras maravilhas naturais e um rico patrimônio cultural e histórico, como as impressionantes ruínas helenísticas e romanas. Turistas e turcos aproveitam os dias quentes nas praias de areia branca, nos restaurantes e bares à beira-mar. Se estiver pela Turquia no verão, evite as visitas aos finais de semana.

Sumela

Um dos pontos turísticos mais bacanas da Turquia, o Monastério de Sumela fica num lugar um tanto improvável, dentro do Parque Nacional de Altindere. Com mil anos de história nas costas, local na costa do Mar Negro fica encrustado em um penhasco com 1.200 metros de altura! O acesso é um tanto complicado, com caminhos íngremes e escadas, mas a vista e a arquitetura valem todo o esforço. A igreja conta com afrescos dos anos 1.300 e 1.700, além de cozinha e biblioteca. O local mais próximo é Trabzon, a 47 km de distância.

Uzungol

Com um visual desses, não é preciso dizer muita coisa. A idílica Uzungol é uma aldeia a 99 km de Trabzon, fundada por volta de 346 a.C e porta de entrada para Sumela. Ao redor de um lago rodeado de montanhas e vegetação estão casinhas, hotéis, restaurantes e lojas de souvenires, a 1.090 metros de altitude. Ainda tímido, o local tem se tornado atração turística, atraindo casais e aventureiros em busca de trilhas. No inverno, a paisagem fica branquinha com a presença de neve e ainda mais bucólica.

Van

A principal atração de Van é o Lago Van, o maior do país. Altamente alcalino e extenso, se faz presente ao longo de 119 km de comprimento. A paisagem selvagem e isolada ao redor deixa tudo mais perfeito ainda. Com 2.935 metros, o extinto vulcão de Nemrut Dağı forma também um lago em sua cratera e acabou virando um dos atrativos. Há passeios rumo a ilha de Akdamar, onde há uma igreja armênia do século 10. Van também é a base para visitas às cidades montanhosas de Hakkâri e Yüksekova. Dado curioso: essa é a autêntica casa dos Van Turcos, raça de gatos muito bonitos, que geralmente tem um olho verde e o outro azul. Meio Bowie!

[+] Excursão de 10 dias pela Turquia: Istambul, Éfeso, Pamukkale, Antalya, Capadócia

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução/agências de viagens

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.