A cidade de Roma, capital da Itália, é um dos destinos mais visitados do mundo e um dos mais populares entre os viajantes e não é sem motivo. São inúmeros pontos turísticos, restaurantes, hotéis, passeios, comidas típicas e motivos para se apaixonar e querer voltar mais de uma vez não faltam. Para encher ainda mais seu roteiro (e seus olhos), confira os lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem.

Descubra quanto custa viajar para Roma

Roma é foco de poesias, filmes, livros, tem uma das culinárias mais ricas do mundo, é referência em turismo, tem faculdades reconhecidas globalmente e é com certeza um dos lugares mais encantadores para se conhecer, mas para não se perder nas muitas oportunidades e ficar andando pra lá e pra cá sem rumo, vale montar um roteiro e incluir quais os lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem.

Devido à grande divulgação da cidade e de seus marcos históricos, os viajantes já sabem os lugares mais tradicionais para conhecer, como o Coliseu, por isso vamos incluir neste guia mais opções que vão além do básico ou o básico “melhorado”, em uma versão que você talvez não conheça ainda!

Nos acompanhe nessa aventura e prepare seu bloco de notas do celular (ou print) para anotar as dicas de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem abaixo!

Encontre aqui sua passagem aérea barata para Roma

Lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem

1. Coliseu Subterrâneo

Foto: Wikimedia Commons/Cesar I. Martins

Começando nossa lista de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem, o Coliseu tradicionalmente é um dos primeiros (ou o primeiro) ponto turístico visitado em Roma pelos viajantes, mas nossa sugestão é um passeio nada tradicional e que deve ser agendado com bastante antecedência para ser realizado: o Coliseu Subterrâneo.

Nesse tour, conheça e entre nos locais onde os gladiadores esperavam para adentrar na arena de batalha. O passeio custa por volta de €30 por pessoa e um guia faz o tour em inglês, espanhol ou italiano.

O visitante deve reservar até três meses antes por aqui e vale ressaltar que essa opção não é vendida no dia na bilheteria.

Subterrâneos do Coliseu e Arena + Fórum e Monte Palatino: reserve antecipadamente e em reais aqui

2. Parco Regionale dell’Appia Antica 

Foto: Wikimedia Commons/LorenzaCampanella

Este famoso parque guarda uma área enorme de proteção ambiental e sítio arqueológico, que conta com as catacumbas de São Calixto e São Sebastião, sepulcros, tumbas e cisternas.

Para quem gosta de arqueologia e história, é um super passeio, além de ser possível rodar a atração de bicicleta alugada no local, o que é um baita alívio para os pés que tanto andam em Roma.

A visita ao parque já é uma excelente opção para conferir monumentos antigos, mas as visitas às catacumbas dos Santos é uma atividade extra, que inclusive é paga a parte, e pode tomar um tempinho do seu tempo – e é um tempo muito bem gasto.

Além deles, essas catacumbas do parque abrigam os túmulos de “apenas” 16 papas. 

Além disso, o parque envolve uma das primeiras autoestradas de Roma, construída 320 a.C. por um importante político romano chamado Appio Cláudio Cieco, e a estrada é mantida até hoje com a formação das pedras da construção original.

Confira aqui diversas opções de passeios em Roma para você reservar online

3. Ostia Antiga

Foto: Wikimedia Commons/Patrick Denker

Outra área arqueológica de cair o queixo e que merece um destaque em nossa lista de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem, a região de Ostia Antiga foi uma área com finalidade de facilitar o trânsito de navios e proteger a foz do Rio Tevere contra a pirataria, que ocorria no Mar Tirreno.

A área passou a ser tão autossuficiente que passou a ser chamada de “Pequena Roma”, pois reunia comerciantes, escravos, moradores e mais.

Na Ostia Atinga ainda existem as Termas de Netuno e seus mosaicos, um teatro impressionante que comporta 4 mil pessoas, um Foro e a Piazzale di Corporazione. Todos estes lugares estão ainda lá para o viajante conhecer!

4. Galleria Borghese

Foto: Wikimedia Commons/Alessio Damato

Esta dica pode gerar um conflito na opinião do nosso leitor, pois é um dos museus mais importantes da Itália, mas devido às inúmeras atrações para conhecer em Roma, talvez o viajante ainda não tenha colocado essa opção como prioridade em seu roteiro de viagem, por isso vamos reforçar a dica.

A Galleria Borghese fica no parque Villa Borghese dentro de um palácio de 1600, o que por si só já é impressionante, e é um museu bem pequeno mas que conta com obras de valores inestimáveis. Por lá, o viajante vai poder conferir de pertinho artes de Bernini, Boticelli, Caravaggio e Tiziano.

Os viajantes precisarão desembolsar cerca de €25 por pessoa para visitar esta galeria. Quer reservar já em reais com guia? Garanta aqui seu lugar!

Ainda não tem hospedagem em Roma? Pesquise aqui de acordo com o seu gosto e bolso!

5. Cripta dos Frades Capuchinhos

Um passeio bem curioso e muito fora da rota logo no centro de Roma, nossa última indicação (por enquanto) de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem é a cripta dos Frades Capuchinhos.

Definitivamente não é para todos os gostos, mas vale dar uma pesquisada se interessa, pois é um convento que guarda um cemitério subterrâneo, logo abaixo da igreja, onde ficam os ossos trazidos do velho convento dos Capuchinhos e é onde os frades que faleceram estão enterrados desde 1780.

Reza a história que conforme os frades iam morrendo, não havia mais espaço para armazená-los corretamente, por isso pensaram em uma nova disposição para os restos dos Capuchinhos. 

Um pouco arrepiante para os mais sensíveis, os ossos estão expostos em diversas disposições em seis salas. As salas contam com uma decoração feita inteiramente com ossos e crânios dos frades, ou seja, eles estão no teto e até nas lâmpadas.

O passeio é bem avaliado no Tripadvisor, mas não faltam comentários criticando também qual o sentido da exposição dos ossos dessa forma. Enfim, vai do gosto de cada um e do interesse na história dos Frades em Roma.

6. Castelo de Sant’Angelo

Refúgio de papas e antigo mausoléu romano, o Castelo de Sant’Angelo, às margens do Rio Tibre, é uma fortaleza histórica localizada em Roma que abriga várias lendas e segredos! Construído no século II d.C. como um mausoléu para o imperador romano Adriano, posteriormente foi convertido em um castelo e utilizado como fortaleza, prisão e residência papal. Atualmente, é um destino turístico popular e um símbolo da rica história e patrimônio cultural de Roma.

Reza a lenda que foi lá que o Arcanjo Miguel apareceu para o Papa Gregório I e é possível ver as “marcas” das pegadas de onde ele teria pisado.

Um pouco fora dos guias tradicionais de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem, este castelo tem uma estrutura bem bacana e uma ótima conservação, além de ser um dos passeios mais bem avaliados da cidade, acredita? Mais de 1.500 viajantes avaliaram este passeio, que já pode ser reservado, e a nota média é 9,7/10, verdadeiramente impressionante!

7. Ilha de Ponza

Foto: Flickr/tittimi

Para quem quer ver um mar azulzinho sem ter que ir muito longe de Roma, pode conhecer a Ilha de Ponza, considerada uma das mais belas da Europa, com apenas 7,5 km² de superfície e que fica a apenas 120 km de distância, sendo possível conhecer em um passeio de bate e volta! Ponza é uma ilha de origem vulcânica, assim o viajante você vai notar, logo que chegar, as enormes paredes rochosas. É lindo demais!

Esta excursão tem nota 9,6/10 entre os viajantes então vale conferir esta dica de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem! Inclusive, neste passeio aqui, você pode descer na ilha e nadar nas cavernas próximas!

8. Termas de Caracalla

Outra dica incrível de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem que você provavelmente não conhece são os Termas de Caracalla, a segunda maior construção do tipo em Roma, que ainda sobrevive muito bem dos tempos imperiais. O local já foi considerado no passado uma das sete maravilhas da cidade e recebia até 1500 pessoas de uma vez! A construção é enorme e oferecia gratuitamente piscinas de águas quentes e frias e até “saunas”. Mesmo sem poder te oferecer um dia em um termas, você pode conferir de perto a história e a construção, entrando dentro das áreas que costumam ser usadas.

E se você preferir ir acompanhado neste tour, aqui você confere a opção da visita guiada pelas termas de Caracalla.

9. Anzio

Se você acha que só de construções histórias e gelatos vive Roma, está muito enganado! Anzio, província de Roma, que fica a apenas 60 km, tem águas claras e mar calmo para quem estiver desbravando o antigo continente no verão! Que tal pegar um verdadeiro bronze europeu?

10. Vila Pontifícia em Castel Gandolfo

Não é exatamente um dos lugares em Roma para visitar, mas é muito perto para ignorar vai, já que fica a apenas 20 km. Já imaginou conhecer – por fora pelo menos – a residência de verão do Papa? Pois é, o local tem jardins lindíssimos, quase uma mini Versalhes e que o viajante pode conhecer! Desde o ano de 1596, 15 dos 33 Pontífices pernoitaram ou passaram alguns dias na residência e desde 2016, por desejo do Papa Francisco, foi transformado em museu.

E aí, gostou das sugestões de lugares em Roma para visitar na sua próxima viagem? Conta pra gente se você já visitou algum ou conhece algum passeio fora da rota para indicar aos nossos leitores! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.