As cidades mais antigas do Brasil têm um enorme potencial turístico. Para provar a teoria, te mostramos 15 lugares em Itanhaém, um dos destinos mais conhecidos do litoral paulista, que ainda tem muito a ser descoberto fora dos guias convencionais.

Fundado em 1502, o município é o segundo mais antigo do país, mantendo ainda uma parte do legado do passado: o centrinho velho, onde se preservam a igreja matriz e alguns comércios com características coloniais. Sem descaso público, daria para ter mantido uma série de charmosas casas dos séculos passados, mas até mesmo o edifício da biblioteca se encontra em condições ruins, o que pode prejudicar os livros ali encontrados.

Encontre aqui sua hospedagem em Itanhaém

Lugares em Itanhaém

Ainda assim, Itanhaém tem seu charme, com uma orla bonita, paisagens a serem desbravadas e novos restaurantes se achegando, convivendo em harmonia com os clássicos da cidade. Confira algumas opções gastronômicas abaixo e boa viagem!

Localizado na Boca da Barra, bem em frente à orla, o charmoso restaurante ocupa um velho conhecido hotel. Mas é novidade! Desde que o chef Luana Zimmerman assumiu a cozinha, o cardápio se tornou mais atraente e condizente com a praia, valorizando peixes e frutos do mar. Recomendo a salada Da Maré, que lembra um poke havaiano: salmão, tomatinhos, manga e mix de quinoa nutrem adequadamente depois de uma manhã de sol e mar.

*Dica extra: o buffet de café da manhã, aberto só público, custa R$ 29,90 a vontade.

Pensa num lugar charmoso, acolhedor e quase secreto. É numa galeria cheia de coisas legais em pleno Centro da cidade que está a cafeteria, aos pés de uma árvore envolvida em um trabalho artesanal de crochê. Nas mesas circulam salada de frutas, lanches, tortas, bolos caseiros e cafezinho. Vai ser difícil não cair nas graças desse cantinho!

Com 10 anos de história, o quiosque é ótimo para quem está procurando por uma culinária mais saudável sem sair da praia. Entre os sucessos está o poke havaiano, tigelas bem servidas com salmão, shimeji, couve crispy, tomate cereja, abacate e outras combinações. O açaí é o principal item do menu. Saboroso e bem servido, inclui frutas diversas e coberturas diversas, a escolha do cliente.

foto: divulgação
  • Nô Bar
    R. Zeferino Soares, 197 – Boca da Barra

Para quem gosta de drinks, esse é o lugar ideal. O bar tem bastante opção, com destaque para a Poterinha. Entre os não alcoólicos, tem chás gelados saborosos e refrigerante artesanal, incluindo Cramberry. Nas porções, destaque para as Tapas de Maíz, grãos de milho empanados e temperados, para acompanhar a cervejinha. Os lanches são bem servidos, com opção vegetariana. O Fish Burguer
combina burguer de peixe empanado, pão de brioche, queijo e maionese de picles.

  • Fuego
    R. Salvador Prestes, 52 – Boca da Barra

O que começou despretensiosamente em uma garagem se expandiu para um charmoso restaurante de inspiração uruguaia, com pratos gourmet elaborados no fogo a lenha. As receitas de dar água na boca são elaboradas com polvo, camarões, bife Ancho, carne de porco, entre outros. Da brasa saem pratos como porchetta e cenoura caramelizada com laranja e tomilho; e salmão com batata doce, salada de rúcula, tomate cereja, cebola roxa, e manga.

De frente para a praia dos pescadores, a hospedagem abre o bar e restaurante ao público. Do deck se sente a brisa do mar e se avista um belíssimo por do sol. Porções, lanches, pratos com pescados e frutos do mar acompanham os drinks. O local também oferece serviço de praia para não hóspedes e aluga pranchas de surf.

foto: divulgação

O restaurante de frutos do mar fica ao lado da praia dos Pescadores, com mesas em um deck dentro da faixa de areia. Serve porções, como Casquinha de Siri gratinada, bolinho de siri, Isca de frango crocante com molho Gorgocream (a base de creamcheese e gorgonzola), e Fish and Chips, iscas de peixe com batata frita. Pratos, saladas e drinks compõem o restante do menu. Entre as comodidades, o local oferece serviço de praia, espaço Kids e estacionamento conveniado.

foto: divulgação

O bar de frente para a praia serve almoço diariamente, com pratos variados, dando atenção especial às carnes na parrilla. Quarta e sábado tem a clássica feijoada, enquanto terça-feira é dia de rodízio de espetinhos. Aos domingos é dia de costela no bafo, junto com música ao vivo. No almoço, uma boa pedida é o Robalo na brasa, arroz com brócolis e purê de batata.

foto: divulgação
  • Tia Lena
    R. Olímpia, 1513 – Satélite

O restaurante é bem tradicional na cidade, mantendo as portas abertas desde 1980. Servindo culinária caiçara, é também um dos mais bonitos e saborosos. Além da caldeirada de frutos do mar, vale a pena provar o Abadejo na Castanha, com arroz de brócolis e purê de mandioquinha; e o Peixe do Val, Saint Peter grelhado coberto com molho suave de coco.

  • Restaurante Caiçara
    Praça Comendador Aurélio Ferrara, 16 – ou Av. Vicente de Carvalho, 800 – Praia dos Sonhos

A casa fundada em 1961 está, atualmente, na terceira geração da família no cargo administrativo. A comida é saborosa e inclui menus especiais de três tempos a um ótimo custo-benefício, de terça a sexta. É o caso do Menu Camarão, com entrada, prato principal e sobremesa a R$ 69,90, incluindo três opções individuais à escolha. Tudo é servido no capricho, com serviço atencioso.

foto: divulgação
  • A Pizza
    Av. Demerval Pereira Leite, 92 – Centro

Com um gramadão convidativo e varal de luzes na área externa, a pizzaria é uma das mais antigas da cidade. Do forno a lenha saem redondas de quatro a oito pedaços. É difícil resistir o sabor Burrata Originale, pizza de mussarela coberta com burrata de búfala, tomate fresco e lascas de azeitonas pretas. Já a Pêrai leva catupiry, queijo gorgonzola, cobertos com compota de pêra em vinho branco e amêndoas laminadas. O local é petfriendly e tem espaço Kids.

Quem ama doce e chocolate, não pode perder a oportunidade de conhecer este lugar. Na cafeteria da empresa especializada em sobremesas há uma infinidade de tortas e bolos, servidos em pedaços, além de sobremesas em taça, donuts, brigadeiros e bebidas açucaradas. Um dos sucessos é a torta Nut Ninho, com a popular mistura de creme de avelã e leite em pó. Mas, eu recomendo a Torta Marroquina, com camadas de doce de leite, creme de baunilha a base de cream cheese, calda de chocolate meio amargo, pedaços de nozes pecã e crutons de chocolate ao leite.

foto: divulgação

Tem comida colombiana em Itanhaém, sabia? O bar e restaurante serve porções e pratos, indo do executivo ao à la carte. O menu é um misto de sabores latinos, mas a melhor coisa é provar os itens típicos, como o Pastel de Pollo, massa de milho recheada com purê de batatas e frango, acompanhada de guacamole. Indo além das clássicas arepas, outra opção é o croquete Papa Rellena, massa de batata recheada com carne ou frango. As caipirinhas acompanham picolé, mergulhado na bebida.

Cozinha espanhola é o foco deste tradicional restaurante de frente para a praia desde 1980, fundado por um casal de imigrantes espanhóis: Sr. Ângelo e Dona Maria. As receitas incluem opções veganas, o que ainda é raridade em Itanhaém. O menu vegano, com cinco opções de pratos, conta com a Paella, no caso preparada com palmito e cogumelos, servindo de duas a três pessoas. Quem come carne pode provar o Bife à Abuelita, filé mignon empanado ao molho, com tomate, cebola em cubinhos e ervilhas frescas. Tem também o Puchero, clássico cozido espanhol, com grão de bico, frango, linguiça, carne, costela suína, batata, cenoura e repolho. Acompanha arroz branco.

foto: divulgação
  • Doce Dúvida
    R. Antonio Olivio de Araujo, 163 – Centro

Na ativa desde 1982, a cafeteria se inspira em Buenos Aires na decoração e nas receitas, produzindo como diferencial na cidade as empanadas Salteñas, típicas da Bolívia, mas que se confundem com o país vizinho devido às semelhanças. O local também tem uma boa oferta de salgados, bolos e sobremesas, bebidas quentes caprichadas, além de servir almoço, com pratos do dia e destaque para as panquecas, bem recheadas.

foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.