As gerações vão avançando, mas alguns costumes não mudam. Muitos casais ainda querem ter um grande dia para celebrar o amor entre seus amigos e familiares queridos. A diferença é que agora existem opções que vão bem além das instituições religiosas. Confira 30 lugares diferentes para um casamento ou mini wedding no Brasil e no mundo.

Seja uma festança ou uma festinha, os matrimônios nunca param de pipocar nas redes e na vida social das pessoas. Depois do casamento convencional, veio o mini casamento, que é mais intimista, em lugares mais criativos e com decoração bem personalizada. Aí surgiu o destination weddingaquele no qual a experiência vale mais do que qualquer coisa: você, seu amor e os convidados vão para algum lugar incrível comemorar juntos.

E há ainda o elopement wedding, uma união secreta e a dois, seja perto ou longe de casa. A modalidade evita saias justas na hora dos convites, os custos altos e até o estresse dos preparativos. Basta que você e mozão estejam na mesma sintonia, em qualquer lugar, para dizer o sim.

Independente da sua vontade, vale a pena dar uma olhadinha nessas opções aqui!

Hotel Surya-Pan – Campos do Jordão

Imagine casar num bosque rodeado por altas araucárias, com uma vista deslumbrante para a Pedra do Baú e direito a um pôr do sol inesquecível. O cenário de conto de fadas é oferecido pelo hotel Surya-Pan, ao lado do Palácio do Governo, em Campos do Jordão (SP). A infraestrutura hoteleira consegue abrigar os hóspedes e acolher os noivos para o grande dia.

Livraria Cultura – São Paulo

Quem diria que uma livraria viraria palco para casamentos. Uma das mais conhecidas da cidade de São Paulo, localizada no Conjunto Nacional – em plena Av. Paulista – abre as portas para noivos e convidados. A loja, que é enorme, realiza cerimônias moderninhas, intimistas e literárias. Caso a festa não caiba no local ou no orçamento, saiba que espaço pode ser locado também para sessões de fotos.

Estaleiro Guest House – Balneário Camburiú

Casar na praia é o sonho de muita gente. Na pousada Estaleiro, dentro da praia do Estaleiro, o altar nem precisa de muito enfeite, porque o cenário de frente para o mar já vale por si só. Os jardins ficam em meio a área preservada da Mata Atlântica, sendo também uma opção para organizar o casamento.

Reserva Tambá – São Sebastião (SP)

A 170 km de São Paulo, a charmosa praia de Toque Toque Pequeno conta com uma antiga capela onde se realizam cerimônias e, logo em frente, está a Reserva Tambá, para quem quer casar de frente para o oceano. O local atende até 400 convidados, contando ainda com um deck de madeira ecológica coberto, cozinha equipada, estacionamento e um belo pôr do sol.

Casa de Santa Teresa – Rio de Janeiro

Com uma das vistas mais lindas do Rio, incluindo a Baía de Guanabara, o Corcovado e o Pão de Açúcar fazendo pano de fundo para as cerimônias, a Casa de Santa Teresa já está entre as favoritas da cidade. O charmoso jardim recebe até 250 convidados e uma área coberta os acolhe durante a festa.

Reserva do Ibitipoca – Minas Gerais

Como já mostramos aqui, Ibitipoca é cheia de encantos naturais. E é no meio de suas belezas que está a antiga sede da Fazenda do Engenho, onde hoje está instalado o hotel Reserva do Ibitipoca. O antigo casarão oferece aluguel de seus espaços para mini weddings ou casamentos ao ar livre, com direito a espaço de 4 mil hectares. Haja criatividade!

Vinícola Laurentia – Rio Grande do Sul

Já imaginou casar entre vinhas? A vinícola Laurentia, em Barra do Ribeiro – a 40 km de Porto Alegre – tem o cenário bucólico perfeito para cerimônias que fogem do lugar-comum. Com um belo jardim e um salão com capacidade de receber até 400 pessoas, a propriedade rural oferece ainda 11 suítes para abrigar pelo menos parte da família e os noivos. Vale a pena dar uma passadinha na adega para degustar os tintos Montepulciano e Tempranillo, o branco Chardonnay e os espumantes Brut e Rosé.

Pousada do Amparo – Olinda

A vibrante cidade de Olinda, a poucos quilômetros de Recife, tem um cantinho especial para mini weddings. Num casarão colonial rústico, a charmosa Pousada do Amparo possui uma área de festas para até 100 convidados, além de nove apartamentos que acolhem até 22 pessoas. Oferece ainda quatro opções de menus no restaurante, incluindo a vegetariana.

Bistrô da Mata – Chapada dos Guimarães (MT)

Casar em plena Chapada dos Guimarães é coisa séria. Dentro do Parque Nacional, em Mato Grosso, está o Bistrô da Mata, que oferece um belíssimo pôr do sol para o seu grande dia. Oferece não só belas vistas, como serviço completo de buffet, equipe e o próprio espaço coberto do restaurante, com enormes janelas de vidro, para a festa.

Galeria Jardim – Guaratiba (RJ)

Dentro de uma reserva particular da Mata Atlântica, na cidade do Rio de Janeiro, a Galeria Jardim é ideal para quem quer casar no sítio. Dispondo de um jardim com piscina, o espaço sofisticado oferece serviços de recepção, cerimônia, música e decoração. É do mesmo grupo do Sítio Meio do Mato, um dos lugares mais cobiçados do RJ quando o assunto é casamento.

Castelo Pergentino – Pernambuco

Para as princesas e príncipes de plantão, nada melhor do que um castelo. Remontando as típicas construções da Idade Média, o Pergentino fica entre Bezerros e Sairé, no Pernambuco. Erguido por um empresário, o espaço de eventos oferece toda a infraestrutura necessária para grandes eventos e conta ainda com uma capela rústica.

Espaço Belvedere – Paraná

Em Campo Largo, a cerca de 30 km de Curitiba, há um espaço interessante para mini weddings bucólicos. Seja no deck de frente para o lago, no jardim ou numa redoma de vidro coberta, o Espaço Belvedere oferece ambientes integrados para eventos com até 250 pessoas.

Quintana Café – Curitiba

Os curitibanos que buscam por um cantinho inspirador no meio da cidade podem optar pelo Quintana Café e Restaurante. Bucólico e acolhedor, o local funciona como um refúgio da correria cotidiana e já realizou mini weddings para até 120 pessoas, tanto na área aberta quanto no salão e na biblioteca, composta por 1.500 livros. O serviço de catering tem menu para até 2 mil pessoas.

Foto: @dicastellano

Provence Cottage e Bistrô – Monte Verde (MG)

Os casamentos campestres pedem um clima mais rústico e carregado de romantismo. Semelhante às casinhas de campo que a gente vê nos filmes, o Provence Cottage e Bistrô é um lindo palco para mini weddings. A pousada charmosa em Monte Verde organiza a decoração, cerimônia, almoços e jantares para eventos, seja no restaurante ou entre as araucárias do jardim.

Lajedo – Rio de Janeiro
Mais uma opção para quem deseja se casar na Cidade Maravilhosa. O espaço para eventos Lajedo tem mais de 300 mil m², a maior parte coberta por Mata Atlântica preservada. É possível fazer cerimônia e festa no mesmo local, com direito a cerimonialista, bufê próprio, decoração, iluminação, sonorização e consultoria completa.

Jardim Secreto – Vitória (ES)

Localizado na Praia do Canto, em Vitória, o Jardim Secreto é um espaço para eventos intimistas e aconchegantes. Com espaço para acomodar até 150 pessoas, o local oferece recepção, serviço de mesas, cadeiras e mobiliário. Também há uma área reservada para crianças se divertirem.

Rancho do Peixe – Ceará
O Rancho do Peixe já deu as caras por aqui como Hospedagem dos Sonhos. A pousada com cara de cabana fica na praia do Preá, vizinha de Jericoacoara. Para um casamento pé na areia e de frente para o mar, o local oferece infraestrutura para o evento e acomodação para os noivos e alguns poucos convidados, já que conta apenas com 26 bangalôs.
 Hotel Fazenda Recanto da Paz – Atibaia (SP)
Para os paulistas, Atibaia é sinônimo de descanso e de Festa do Morango. Mas a região a 60 km da capital também pode acolher casamentos intimistas, como se vê no Hotel Fazenda Recanto da Paz. A charmosa propriedade a 1.000 metros de altitude conta com espaços ao ar livre e cobertos, além de 24 acomodações para os convidados. Oferece parte da equipe e mobiliário para os eventos.

Nosso Celeiro – Teresópolis (RJ)
Celeiros ou espaços semelhantes em termos de infraestrutura têm ganhado seu valor quando o assunto é casamento. Foi a partir da própria vontade de se casar que um casal ergueu as mangas para construir o Nosso Celeiro, na serra para Teresópolis, a cerca de 50 minutos do Rio de Janeiro. Simples e muito charmoso, o local abriga até 200 pessoas para uma celebração. A ideia vem atraindo cada vez mais pombinhos apaixonados que querem fugir do óbvio.

Vila Relicário – Minas Gerais

Na serra de Ouro Preto, o hotel Vila Relicário resgata a atmosfera do século passado. Carregado de antiguidades na decoração e com vistas imperdíveis, o local ao lado do Parque Natural das Andorinhas sedia eventos ao ar livre ou entre seus ambientes bucólicos. Apartamentos e chalés podem acolher os noivos e familiares.

Casinha Quintal – São Paulo

Sabe um lugar que definitivamente não parece São Paulo, mas é? Inspirada no Sul da França, a Casinha Quintal é assim. O charmoso espaço para eventos oferece todos os serviços, ideal para quem tem pouco tempo para planejar, incluindo cerimônia, decoração, bolos, doces e bem casados.

Praia da Tartaruga – Búzios (RJ)

Situado na beira da praia, o restaurante Praia da Tartaruga, em Búzios, oferece um belo visual para casamentos com até 300 pessoas. A cerimônia também pode acontecer no jardim, igualmente presenteado com um super pôr do sol. O espaço tem parceria com fornecedores diversos que podem ajudar na organização, como buffets, DJs e floristas.

Pousada A Capela – Bahia

Quando falamos em Nordeste, claro que todo mundo pensa em se casar numa de suas belíssimas praias. Saindo do óbvio, é na vila hippie de Arembepe que um cantinho se destaca para mini weddings ou renovação de votos. A pousada A Capela tem espaço para até 150 convidados e uma capela de verdade, consagrada a São Judas Tadeu. O espaço oferece serviço de bufê, decoração, iluminação e música, sob a condição de reserva de 15 apartamentos, caso o evento seja aos finais de semana.

Pousada Ponta da Vigia – Santa Catarina

Quem pensa em casar na praia e em Santa Catarina, já imagina Florianópolis como o cenário ideal. Saindo da ilha, a nossa dica é a pousada Ponta da Vigia, em Penha, que oferece um belo cenário para mini weddings e toda a infraestrutura necessária. As cerimônias podem ser tanto pé na areia como num deck montado na piscina.

Pousada Viana do Castelo – Portugal

Que sonho casar na Europa, né! Quem deseja dizer “sim” em Portugal pode recorrer à pousada Viana do Castelo, que antes se chamava Hotel Monte de Santa Luzia, erguido em 1918. De suas varandas se avistam a cidade de Viana do Castelo, suas praias e o rio Lima. Esse destination wedding fica dentro do Complexo Turístico Ecocultural do Ribeirão da Ilha.

Foto: BrancoPrata

Aspen Wedding Deck & The Little Nell – Estados Unidos

Com um dos cenários mais privilegiados quando o assunto é casamento, o The Little Nell fica em frente às montanhas de Aspen, em Colorado (EUA). Propício para cerimônias super românticas, abriga até 250 convidados em seu terraço a mais de 3 mil metros de altura. Só falta os noivos saírem flutuando de lá!

Capela Wayfarers – Califórnia (EUA)

Não resistimos e acabamos incluindo mais um destino no Estados Unidos. Dentro do santuário natural de Palos Verdes, uma linda região banhada pelo oceano Pacífico, está a capela Wayfarers, desenhada pelo renomado arquiteto Lloyd Wright, reconhecido por seus projetos “orgânicos”. A entrada de luz natural pelos vidros da capela é realmente divina.

Estância Água Verde – Uruguai

O Uruguai tem bons preços para os brasileiros e para fugir do óbvio em Punta del Este, nossa dica é a Estância Água Verde. O retiro rural no topo do Cerro Eguzquiza conta com lagos, muito verde, uma romântica capelinha, uma vinícola e vistas para o oceano. A localização é perfeita para casamentos bucólicos e tranquilos no campo, sem deixar a elegância de lado.

Belmond Sanctuary Londge – Peru

Imagina se casar em pleno Machu Picchu, um dos lugares mais desejados do Peru. Esse sonho não é impossível! O hotel Belmond organiza o Arac Masin, cerimônia tradicional e simbólica de amor para casais não casados, casados ​​ou para aqueles que desejam renovar seus votos. O ritual ancestral, ambientado com flores e folhas de coca, recria um cenário místico onde os deuses incas são invocados pelo sacerdote andino que fará do seu relacionamento uma dualidade que transcenderá a eternidade. Comporta até 15 pessoas, ou seja, mega intimista!

[+] E agora, partiu Lua de Mel?

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

*queremos dar os créditos a todos os fotógrafos, mas nem sempre encontramos a fonte; se alguma imagem do post for sua, entre em contato conosco!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.