Se ainda resta alguma dúvida de que o Ceará é um dos lugares mais lindos do Brasil, é porque você ainda não conhece os Lençóis Paracuruenses. O destino vem despertando o interesse nas redes sociais por causa de sua semelhança com os concorridos Lençóis Maranhenses. Mas ainda há muitas outras belezas a serem desbravadas na região.

O município de Paracuru, localizado a apenas 80 quilômetros de Fortaleza, é reconhecido como um dos melhores lugares para a prática de Kitesurf em todo o mundo. Os ventos são igualmente favoráveis para os surfistas, que de dezembro a maio participam de competições internacionais na cidade. Boa parte deles se concentram em Havaizinho, praia de difícil acesso e ondas perfeitas.

Lençóis Paracuruenses

Os 20 quilômetros de litoral da antiga vila de pescadores reserva praias de águas turquesas, faixas de areia branquinha, coqueirais, mata nativa, arrecifes, piscinas naturais e dunas onde se formam as paisagens surreais dada a junção de resquícios da chuva com elevação dos lençóis freáticos na área próxima ao Parque Eólico.

As pessoas podem caminhar em todo o eixo de desníveis de areia, que vão alterando a paisagem a cada ângulo. Mas, vale lembrar: tal cenário só é possível com a precipitação. Sem chuva, as lagoas no campo de dunas da Terra do Sol secam. Assim, o período mais provável de encontrá-lo é de julho a meados de outubro.

 Um dos ‘eventos’ mais disputados nos Lençóis Paracuruenses é o apaixonante pôr do sol

Foto: divulgação/Prefeitura de Paracuru
Foto: Davi Rocha/associação de bugueiros de Paracuru

Na Praia da Barra, onde o mar vai de encontro com o rio Curu, está um dos melhores pontos para os banhistas. O passeio de barco é indicado para quem não dispensa a contemplação de paisagens encantadoras. A água doce marca presença também na praia Bicas de Água, bem pertinho do centro. 

O farol listrado nas cores vermelha e branca indica que você chegou à Muguba, a principal praia de Paracuru. Lá do alto se observa a enseada em formato de meia lua, mais uma cena poética oferecida pela natureza da cidade.

Foto: divulgação/Prefeitura de Paracuru

Uma das praias favoritas dos turistas é a da Pedra Rachada, a 2 km da cidade, sentido Fortaleza. Deserta, garante tranquilidade e ao mesmo tempo tem infraestrutura para atendê-los, com barraquinhas a beira-mar. 

Na busca por emoção, que tal um passeio de buggy? Os bugueiros exploram magues, lagoas e praias da região, além de ir até a beira dos lençóis paracuruenses, visto que veículos não podem adentrar no patrimônio natural. Já nas dunas da praia das Almas o carrinho pode acelerar, aumentando a adrenalina do percurso.

O quadriciclo é outra opção, geralmente praticado na Lagoinha, uma pequena e sossegada vila no trecho que vai até Jericoacoara. 

Foto: Davi Rocha/associação de bugueiros de Paracuru

Depois de um dia cheio de aventuras, os visitantes seguem até o Calçadão da Fama, onde bares e restaurantes estão a postos para não apenas matar a fome como também promover a vida noturna agitada do centrinho.

Foto: divulgação/Prefeitura de Paracuru
Foto: divulgação/Pousada Chill Mango

Onde ficar

Foto em destaque no post por Silva Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.