Paris tem seus restaurantes requintados mas esse com certeza reuniu pessoas de nomes muito importantes! O Le Train Bleu é um dos restaurantes icônicos de Paris. Um dos fatos que faz com que o restaurante seja um destaque é que recebeu o Imperador Napoleão.
A sofisticação, arte e cultura fazem desse, um dos mais requisitados pontos gastronômicos de Paris.
A história e decoração do Le Train Bleu
O restaurante está localizado na estação de trem Gare de Lyon, uma das seis estações ferroviárias da cidade. Em 1901, o presidente da república na época inaugurou um espaço de buffet dentro da estação que, em 1963, se tornou o Le Train Bleu.
A tradução do nome francês é “o trem azul”, o que faz todo o sentido por estar dentro da estação e todas as poltronas com acolchoado azul que contrastam com o dourado da decoração.
Não demorou muito para que o lugar se tornasse ponto de encontro da alta sociedade parisiense e artistas. E não é pra menos: além do glamour do lugar, são cerca de 42 obras de arte espalhadas por todo o restaurante.
Estar no Le Train Bleu é praticamente voltar alguns anos e chegar na Belle Époque francesa graças à decoração. As cadeiras, mesas e demais móveis são de época e a decoração de madeira e dourado dão o toque especial.
Se prepare para encontrar também um lustre enorme e paredes todas trabalhadas e cobertas por pinturas de arte.
O Le Train Bleu conta com duas salas onde está o restaurante e também uma área de bar com salões. O interessante é que por lá você também pode conhecer um pouco mais do lugar, já que de tempos em tempos um funcionário passa nas mesas contando a história do restaurante e das obras de arte. Sim, é um passeio tanto gastronômico quanto cultural. Mas é preciso fazer a reserva para garantir uma mesa!
O Cardápio
Apesar do requinte e sofisticação, muitos profissionais parisienses aproveitam o menu do dia para o almoço de trabalho e negócios.
A cozinha conta com pratos franceses e de ótima apresentação com pratos de entradas, principais e bons vinhos. O destaque vai para os pratos com molhos e guisados.
Esse é um daqueles restaurantes em que você aproveita não só a comida mas toda a experiência porque é impossível não se apaixonar pela elegância do ambiente que remete a luxuosos passeios de trem daqueles que vemos na televisão com mesa posta e louça impecável.
Ah, e se você for vegetariano pode ficar tranquilo! O restaurante também conta com boas opções de pratos vegetarianos.
Informações importantes
Reservas: +33 1 43 43 09 06
Horário de funcionamento do Bar Lounge: das 7h30 às 22h30
Horário de funcionamento do restaurante: das 11h15 às 15h00 e das 19h00 às 22h30
Faixa de preço: R$ 300 a R$556
Endereço: Place Louis Armand Gare de Lyon, 75012 – Paris, França.
Não entendi uma coisa…se foi aberto em 1901, como Napoleão frequentou?