Em 2023, a revista inglesa ‘Time out’ elegeu Laureles em Medellin, Colômbia, o bairro mais legal do mundo, sendo assim o representante latino dessa lista. E esta ótima reputação não chegou à toa: a indicação contava com destinos que oferecessem práticas de turismo responsável e que investem na construção de comunidades vibrantes e sustentáveis. Laureles tem tudo isso e mais um pouco em suas principais características, oferecendo o melhor dos dois mundos em sua estrutura moderna misturada ao tradicional, e atrações que costumam chamar a atenção de todos os tipos de pessoas, desde os que preferem o aconchego de um bom restaurante, até os amantes de futebol.

Confira os melhores preços de passagens aéreas para Medellin

O que fazer em Laureles em Medellin?

De estádio de futebol à restaurantes que se transformam rapidamente em pista de dança, Laureles reserva ao visitante e seus ilustres moradores as mais inusitadas atrações, dignas de um bairro famoso como tem se tornado. Muito embora a imagem de Medellin tenha sido ligada ao tráfico de drogas por longas décadas, graças à popularidade de Laureles isso tem se tornado cada vez mais uma coisa do passado.

Um dos pontos de maior movimentação de locais e turistas, sem dúvidas, é o estádio Atanasio Girardot, que recebe não só partidas importantes de futebol, mas também shows e outros tipos de celebrações. Por lá aconteceu uma emocionante homenagem às vítimas do acidente envolvendo o voo da Chapecoense, em 2016. Confira a programação do estádio e aproveite para curtir também o entorno dele, com diversas lojas e restaurantes.

Mas se e você gosta da badalação, a recomendação é ir para o La 70, uma rua que recentemente passou a ser chamada de Libertadores da América. Por lá você encontrará centenas de bares / balada que funcionam diariamente, tocando o melhor da música local. Entre os mais populares estão o El Tíbiri, um porão em frente ao Hotel Lukas, destinado a quem só se importa em dançar salsa e nada mais – o ambiente é simples e barato, mas muito querido por quem frequenta; o La Tienda de la 70, um bar/restaurante com entrada gratuita, e que reserva diferentes atrações apresentadas no palco durante a noite; e o La Charcu, um bar que tem como público uma mistura entre turistas e locais, ideal para bater papo e apreciar bons drinks.

Por entre as ruas arborizadas de Laureles você encontrará diversas cafeterias, e difícil será escolher entre tantas opções disponíveis. E ir até Medellin e não experimentar o verdadeiro café colombiano é praticamente uma afronta. Dentre as opções mais recomendadas está o Rituales Café (foto), localizado na Avenida Nutibara, e que leva muito a sério a cultura da iguaria até mesmo em sua decoração. O Café Cliché também é uma opção bastante tradicional, mas por ser também um bistrô, oferece um ambiente mais aconchegante a meia luz. Já o Al Alma é um dos caçulas do bairro, instalado bem escondido em cima de um restaurante, com uma decoração mais contemporânea e opções deliciosas de patisserie.

A variedade de restaurantes em Laureles também se estende a uma vasta lista, e para uma experiência completa, experimentar a comida típica colombiana é fundamental. Uma das paradas obrigatórias durante a viagem é o Mondongo’s, que tem como seu carro chefe o prato homônimo – uma sopa típica feita de carne e vegetais cozidos lentamente. As churrascarias também são bastante populares em Laureles, e o Bárbaro (foto) é bastante elogiada principalmente pelos moradores do bairro. Além dos cortes de carnes feitos no capricho, aproveite para experimentar antes de ir embora a famosa lasanha de banana da casa. Mas para quem prefere unir a refeição à um dia de compras, o Santa Fe Mall. Além das lojas e restaurantes, o local também possui diversos bares para encerrar o passeio com uns bons drinks.

Plaza Botero / Foto: Wikimedia Commons

Outro fator marcante em Laureles é a cultura e história preservada no bairro. O visitante que não abre mão de adicionar tais riquezas em seu passeio não pode deixar de visitar 3 pontos importantes: Fundación Aburrá, um museu estilo galeria que conta com um acervo formado por cerca de 3 mil estátuas e obras de arte da era pré-hispânica; o Teatro de Laureles, que recebe inúmeras atrações ao longo do ano, desde cias de comédia, musicais, shows e peças teatrais; e o Teatro Barra del Silencio, um espaço mais raiz, concentrado em peças de artistas locais de Medellin. Mas para mergulhar mais na história de Medellin, não deixe de passar na Plaza Botero (foto), um espaço cercado por estátuas divertidas, criadas por Fernando Botero, e que se torna ainda mais movimentada pela presença de artesãos em seu entorno, além de ótimos restaurantes. A Pueblito Paisa é outra atração imperdível – um modelo de uma cidade antiga do estado de Antioquia, mas adaptando-a como uma pequena vila seria na virada do século 20. A entrada é gratuita, e além de viver a experiência de desfrutar de uma rotina da vilinha, passeando entre as casas, a praça, comendo em um dos restaurantes e visitando a feirinha, você ainda poderá curtir uma vista incrível de Medellin no mirante.

Pueblito Paisa / Foto: Wikimedia Commons

Para uma melhor experiência em Laureles, confira as melhores opções de hospedagem para uma estadia bem imersiva no melhor bairro do mundo. Certamente você voltará para casa com muitas lembranças e histórias para contar.

Descubra aqui quanto custa viajar para Medellin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.