O nosso giro gastronômico em casa continua! Depois de fazermos um Okonomiyaki e um Shakshuka, hoje a nossa dica de receita internacional para fazer em casa é novamente japonesa: o Lámen.
Nós adoramos a culinária japonesa; além de mais saudável, ela pode ser fácil e é deliciosa. O Lámen cai super bem agora nos dias frios e por isso tem feito parte de algumas de nossas jantas.
O Lámen é tipo uma sopa com bastante sustância 🙂 Na receita original o caldo é feito à base de ossos e carnes (de porco, peixe ou frango), mas como é muito complexo fazer isso a gente dá uma alterada na receita, mas fica igualmente delicioso 😛
Confira a receita original:
Para o caldo, nós fazemos aqui duas versões: uma com shoyu + sakê + água + gengibre (não temos medidas certas, vai do gosto de cada pessoa e da quantidade que você pretende fazer) e uma versão com caldo de hondashi (o hondashi é um pó de tempero de peixe facilmente achado em mercado que você mistura na água quente).
Acompanhando o caldo tradicionalmente vai um macarrão; você encontra no mercado nas gôndolas internacionais um macarrão japonês chamado Udon ou também o Sobá, se não encontrar nenhum desses dois, pode ser o famoso Miojo (ou o macarrão de Yakissoba).
Além do caldo você pode colocar um ovo cozido, carne, alho poró, broto de feijão, legumes… Vai do seu gosto e fome. O importante é deixar tudo bem gostoso e quentinho para esquentar bem nesse inverno!
Uma das coisas que gostamos de colocar no nosso Lámen é a berinjela com misô e gengibre (confira aqui a receita).
Aqui tem um vídeo de uma versão mais simples mas igualmente gostosa para você reproduzir em casa!
2 comentários