A cidade de Ushuaia, na Argentina, é a capital da Província da Terra do Fogo e o município mais ao sul do mundo, cheio de belezas e passeios imperdíveis, e hoje a dica é de mais um lugar incrível na região: a Laguna Esmeralda em Ushuaia.

Esse destino está cada vez mais popular entre os brasileiros, que ficam atraídos pela charmosa cidade, com ótimas opções gastronômicas, um povo acolhedor e muitos passeios turísticos, além de uma super estrutura para receber os viajantes.

Uma das grandes atrações do lugar é o fato de ser considerado no “fim do mundo” por ser o local mais austral do planeta e ter vários atrativos para os amantes do ecoturismo.

Foto: Flickr

Conhecendo a Laguna Esmeralda em Ushuaia

Um dos melhores passeios da região é a Laguna Esmeralda em Ushuaia, que fica cercada de uma paisagem quase que inédita, digna de uma natureza intocada do fim do mundo, cercada por bosques e muita vida animal.

A lagoa é cercada pelos Andes e por isso, para conseguir acessá-la, será necessário fazer um trekking (uma caminhada em trilhas e montanhas) que envolve 4h de caminhada na lama (verão) ou na neve (inverno).

Turistas que fizeram o trekking até a Laguna Esmeralda em Ushuaia recentemente afirmaram que estão colocando pontes nos lugares mais lamacentos, para deixar mais fácil a trilha.

Como é um passeio super tradicional em Ushuaia, a sinalização até a lagoa é boa, mas evite fazer o passeio sozinho por segurança mesmo.

O passeio tem 10 km, considerando ida e volta, e demora cerca de 2 horas para ir e mais 2 horas para retornar.

A dificuldade, avaliando as condições da trilha e as subidas e descidas, é considerada média. No inverno, o percurso pode ser mais desafiador pela neve.

O solo local é esponjoso, conhecido como turbas, e a parte em que há subidas é apenas no final do percurso, então na maior parte do caminho será apenas uma trilha sem muitas dificuldades.

Durante a trilha, o viajante se deparará com uma beleza surreal, com bosques que guardam lagos incríveis formados pelos castores, habitantes da região, e montanhas que parecem fotografias.

A paisagem é digna de muitas fotos e vale ir com calma para observar tudo ao seu redor.

No inverno, a paisagem muda bastante, continua sendo incrível, mas deixa os lagos congelados e as montanhas cobertas pela neve. Para quem tiver coragem, pode ser uma oportunidade única de andar sobre o gelo, mas não recomendamos a aventura.

Em algumas partes do trajeto será possível ver as castoreiras, diques construídos pelos castores que causam grande impacto no meio ambiente que estão inseridos.

Estes diques são usados pelos animais como refúgio de predadores, mesmo que na região não haja nenhum predador natural, esse costume se mantém.

Uma das coisas mais legais do percurso do trekking é ver a natureza em ação, com pouca intervenção humana, então é normal ver árvores caídas – arte dos castores -, animais caminhando e mais.

Embora seja um passeio clássico, vale ressaltar que a Laguna Esmeralda em Ushuaia é para aqueles que curtem mesmo trilhas e não ligam de passar alguns perrengues, já que é bem rústico e imprevistos podem acontecer.

Foto: Flickr

Chegada na Laguna Esmeralda em Ushuaia

Depois de percorrer todo o trajeto para chegar na Laguna Esmeralda em Ushuaia, quando viajante se depara com o lago já vai ter entendido o motivo de tanto encantamento dos visitantes.

Suas águas esverdeadas e a extensão do lago impressionam e fazem jus ao cartão postal da região.

No verão, o sol incide na água e deixa o lago de fato cor esmeralda, já no inverno costuma estar congelado coberto de neve, sem ser possível ver a água.

O passeio pode ser feito todos os dias, Pode soltar o dedo e fazer muitas fotos!

Foto: Pixabay

Dicas para visitar a Laguna Esmeralda em Ushuaia

  • Na região onde está localizada a Laguna Esmeralda em Ushuaia, dependendo da estação do ano, os dias são bem mais longos, podendo ser bem mais aproveitado;
  • No verão, Ushuaia costuma ter um dia bem extenso, com quase 18 horas de sol, incentivando a visita na época, para que assim os turistas aproveitem todas as atrações ao ar livre e o ecoturismo local;
  • Vale lembrar que a localização ainda é bem fria mesmo no verão, então fica o alerta para aqueles que não curtem invernos rigorosos.  No inverno, as temperaturas ficam entre 2ºC e -20ºC;
  • No verão a situação melhora e a média da temperatura sobe para 12ºC;
  • Para o passeio, independente da estação, é indispensável e diria que é praticamente obrigatório o uso de botas impermeáveis. Se for no inverno, aposte em roupas que também tenham essa característica e em bastões para auxiliar na caminhada.

Uma dica extra, que não é muito difundida entre os visitantes, é que dá para continuar seu passeio na Laguna Esmeralda em Ushuaia: é possível estender a trilha e visitar outro ponto turístico imperdível, o Glaciar Ojo del Albino.

O visitante deve continuar na trilha pela borda direita da lagoa e seguir em direção das montanhas do fundo por mais 4 km, em uma trilha considerada de nível difícil, com vários desnivelamentos. Esse trajeto pode demorar mais 2h apenas de ida.

O caminho é quase abandonado, por isso preste atenção no percurso para evitar acidentes e leve um GPS ou mapa com o trajeto.

Vista aérea do Glacial Ojo del Albino/Foto: Wikimedia Commons

Como chegar ao início do trekking

Para chegar até o começo da trilha até a lagoa, o viajante pode fechar transfers e vans com agências de viagens- você pode reserva online aqui – ou ir sozinho de carro alugado até o local.

Não existe ainda nenhuma linha de ônibus que deixe no local.

A entrada é gratuita e bem sinalizada, e fica localizada na Ruta Nacional 3, a 17 km do centro de Ushuaia.

Existem duas entradas para a trilha principal: a primeira no Valle de Lobos, centro esportivo, que cobra uma taxa para passar por ali. A segunda começa um pouco antes, na área de estacionamentos, e não há taxas.

Partiu Ushuaia?

✈️ Pesquise aqui sua passagem aérea
🏨 Encontre uma hospedagem de acordo com o seu bolso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.