É quase impossível que você nunca tenha ouvido falar de Lençóis Maranhenses, um dos atrativos mais lindos do Brasil. Acontece que as belezas da região não se limitam por ali. A Lagoa do Cassó é a esticadinha perfeita para essa viagem e nós podemos provar!

É no município de Primeira Cruz, a cerca de 207 km de distância da capital do Maranhão, São Luís, que fica a lagoa de águas tranquilas e cristalinas. Apesar de pouco explorado, o atrativo já ganhou até um apelido por parte dos turistas: a “Jericoacoara maranhense”, dada a semelhança com o famoso destino no Ceará. Já os locais preferem chamá-la de Pérola dos Lençóis Maranhenses.

Foto: divulgação/pousada porto do caju

No meio da exuberante mata nativa que a circunda, com vegetação transitando entre caatinga, cerrado e restinga, a lagoa de 6 km de extensão chega até 20 metros de profundidade quando é período de cheia, tornando-se uma afluente do rio Preguiça, que fica na cidade vizinha de Barreirinhas. Por essa razão, desde 2015 acontece por lá um desafio para nadadores profissionais e amadores, que chegam a dar braçadas de até 5 mil metros.

Pesquise aqui passagem aérea para São Luís, ponto de partida para conhecer a Lagoa do Cassó

O Cassó é ideal para banho, fazendo a alegria de pessoas de todas as idades. Esportes aquáticos como stand up paddle, windsurf, canoagem e mergulho são outras opções de lazer permitidas no local. Os ventos são favoráveis para as modalidades à vela.

Para completar o cenário paradisíaco foram colocadas redes de descanso no meio da água, assim ninguém vai querer ir embora mesmo. Plataformas flutuantes também ajudam os visitantes a tomar sol e molhar os pés ao mesmo tempo, espantando o calorão. Na busca por uma sombrinha, não se preocupe: há tendas montadas na areia fina e branquinha.

Foto: divulgação/pousada porto do caju
Foto: divulgação/pousada porto do caju

Hospedagens próximas da Lagoa do Cassó

O rústico povoado de apenas 700 habitantes vive a base da pesca e da agricultura. Com uma ampliação da rede de energia, houve melhorias para que o potencial turístico prospere nos próximos anos. Porém, algumas propriedades optam por fontes de energia limpa, seja a solar ou a eólica.

Alguns moradores mantém comércio e pousadas, como a Porto do Caju, uma das primeiras a se instalar na beira da Lagoa do Cassó. Os quartos são equipados com ar condicionado, TV, frigobar e wi-fi. No jardim há algumas redes de descanso coloridas, mesas e cadeiras. Também oferece barracas de camping e café da manhã diariamente.

Boa parte das hospedagens trabalha com serviço de bar e restaurante para visitantes da lagoa. No Porto do Caju o cardápio trabalha com comidas regionais, como galinha caipira, capão caipira, bode no leite de coco, peixe frito, peixada e carne de sol de filé, além de massas, petiscos e bebidas.

Foto: divulgação/pousada porto do caju

Outra opção é o Camping Cassó, que oferece todos os aparatos para acampar, além de um chalé e um trailer para acomodar os hóspedes, propondo uma experiência diferenciada. A infraestrutura inclui banheiros, cozinha completa e aluguel de equipamentos como o caiaque.

Foto: divulgação/camping Cassó

Abaixo você encontra outras opções:

Encontre aqui outras opções com reserva pelo Booking em cidades próximas

Como chegar na Lagoa do Cassó

Prepare-se para um certo nível de aventura se quiser chegar na inóspita lagoa. O percurso tem 200 km de estrada asfaltada e outros 20 km de trilha nativa, acessada apenas por veículos 4×4. Quem vai com carros de pequeno porte costuma deixá-los em um estacionamento no meio do caminho, no Povoado Mirinzal e então fazem a troca para os carros de tração.

Caso haja necessidade de alugar um carro, é recomendável reservar com antecedência.

Saindo de São Luís, pegue a BR-135 até Bacabeira, indo no sentido do município de Rosário. A partir de então basta seguir rumo à Barreirinhas, redobrando a atenção para as placas que indicam o povoado de Primeira Cruz.

Depois de passar por Algodão, já na altura do povoado Sangue, a estrada se complica, com brejos e presença de areais. O caminho é sem sinalização e com várias estradas ao redor, o que exige bastante cautela do motorista.

Peça indicações da pousada antes de chegar ao destino, garantindo que o trajeto será mais fácil.

Foto: divulgação/pousada porto do caju
Foto: divulgação/camping Cassó

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.