Hoje a dica é boa para nossos viajantes gaúchos e também para quem estiver viajando para o sul! Um ponto turístico que está ganhando o coração dos viajantes e tem ótimas recomendações, a Lagoa do Bacupari em Mostardas, no Rio Grande do Sul, tem águas cristalinas e está te esperando para um mergulho!

Um ambiente super bonito, tranquilo, em meio à natureza, cercado por belezas naturais e uma ótima opção para se refrescar e descansar, a Lagoa do Bacupari tem infraestrutura para receber os viajantes, especialmente aqueles que viajam em família, já que as águas tranquilas são boas para banho até para os pequenos.

Mais um ponto positivo dessa atração natural é que fica próxima ao litoral gaúcho, que tem praias lindas, assim dá para aproveitar e fazer um tour entre as famosas praias e a lagoa.

O que fazer na Lagoa do Bacupari

A Lagoa do Bacupari é uma ótima opção para os moradores da região que querem passar um dia diferente ou para viajantes que estão fazendo um roteiro de viagem e querem incluir uma paradinha na lagoa.

Um dia é suficiente para conhecer a Lagoa do Bacupari e tudo que ela tem a oferecer, mas quem preferir ficar mais dias vai conseguir aproveitar muito mais e realmente relaxar nesta paisagem incrível.

Para quem está programando visitar a atração, saiba que o principal a fazer na lagoa é, de fato, entrar na lagoa! Suas águas cristalinas e calmas são uma pedida certeira para quem quer se refrescar, brincar na água e praticar mergulho.

Chegando na lagoa, já encontre um lugar na areia para encostar suas coisas ou aposte na infraestrutura dos quiosques que existem por lá para comer e beber durante o dia.

Para quem quer se exercitar ou desbravar ainda mais a região da Lagoa do Bacupari, as Dunas de Bacupari são belíssimas e ficam a poucos quilômetros da lagoa, vale fazer aquela caminhada e conhecer mais essa atração natural.

Para quem quer fazer aquelas fotos incríveis e totalmente instagramáveis, vale esperar para ver o pôr do sol nas dunas.

Outro ponto muito legal da lagoa é que existem vários serviços na areia mesmo que oferecem atividades marítimas, assim é possível alugar snorkel, canoa e ainda praticar kitesurf.

Foto: Pxhere

Quem quer estar em “alto mar” da lagoa, dá para reservar um passeio de barco e conhecer ainda melhor todos os cantinhos da Lagoa do Bacupari.

Por fim, mas não menos importante, uma coisa super legal para fazer durante sua visita à lagoa é conhecer a Terceira Lagoa. Com um visual ainda mais impressionante, essa lagoa fica cercada de dunas e mata nativa, proporcionando uma paisagem muito linda.

A 3 km da lagoa principal, é possível contratar um buggy para fazer o trajeto!

Onde fica a Lagoa do Bacupari e como chegar

A Lagoa do Bacupari está localizada ao norte da cidade de Mostardas, no RS, e fica a 125 de Porto Alegre, em uma viagem que de carro dura apenas 2 horas.

Para quem puder ir de carro saindo da POA, basta pegar pela BR-101 e depois a Rodovia Tapir Rocha.

Também é possível fazer o trajeto de ônibus, com a viação Palmares. A viagem nesse formato dura 4 horas e as passagens custam em média R$ 73,50 por pessoa. Pela pesquisa realizada pelo Quanto Custa Viajar, a viação oferece o trajeto em três horários em dias úteis e em um horário aos finais de semana. Vale se atentar aos horários para programar sua viagem e evitar algum perrengue nada chique.

Quem for de fora do estado, pode aproveitar as promoções de passagem até Porto Alegre e seguir a viagem de carro alugado ou de ônibus.

Onde ficar próximo a Lagoa do Bacupari

Para não perder muito tempo de deslocamento, vale a pena buscar opções que fiquem o mais próximo possível da Lagoa do Bacupari. Confira abaixo alguns hotéis e pousadas para você escolher:

Pousada Encantos da Lagoa: localizada em frente à lagoa, esta pousada é bem rústica e tem um ótimo custo-benefício, além de ser uma das mais próximas à atração turística.

Pousada Duas Lagoas: mais uma opção em frente à lagoa, a pousada possui ampla área de lazer e segurança para receber os viajantes. Esta pousada inclusive tem pacotes de feriado, como ano novo e carnaval, que esgotam super rápido e vale ficar de olho já para o próximo ano!

Pousada Pouso Alegre: esta opção fica a 1h de carro da lagoa, mas é considerada uma das melhores da região. O local está situado entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, com excelente infraestrutura para acomodar os viajantes e ainda conta com restaurante e piscina.

Pousada Parque: na mesma rua que a Pousada Pouso Alegre (ou seja, uma hora de distância da lagoa), esta pousada no centro de Mostardas tem quartos amplos e várias atividades para os hóspedes.

Hospedagens no RS e no mundo todo com descontos? Clique aqui!

Onde comer

É possível encontrar opções de alimentação próximo à Lagoa, com quiosques, bares e restaurantes.

Uma das opções mais famosas da região é o Restaurante e Pizzaria Aloha do Bacopari, assim como a Lancheria do Toco e o Boteco do Neco Bacupari.

Melhor época para visitar a lagoa

A melhor época para visitar a Lagoa do Bacupari, assim como muitas outras regiões litorâneas do Rio Grande do Sul, é durante a primavera e o verão. Isso geralmente ocorre entre os meses de setembro a março, quando as temperaturas estão mais amenas a quentes e o clima é mais propício para atividades ao ar livre e para desfrutar das águas da lagoa.

Durante a primavera (setembro a novembro), a vegetação ao redor da lagoa está mais exuberante, com flores desabrochando e cores vibrantes, criando um cenário ainda mais bonito e agradável para os visitantes. As temperaturas começam a subir gradualmente, tornando os banhos na lagoa mais agradáveis.

No verão (dezembro a março), a Lagoa do Bacupari é especialmente convidativa devido ao clima quente e ensolarado. É a época ideal para aproveitar as águas refrescantes da lagoa, praticar esportes aquáticos como stand-up paddle e caiaque, fazer caminhadas pelas trilhas e desfrutar de momentos de lazer e relaxamento à beira da água.

Durante esses meses, também há uma maior oferta de serviços turísticos e estrutura na região, como quiosques, áreas para piquenique, churrasqueiras, banheiros, estacionamento e opções de hospedagem próximas, o que torna a experiência mais confortável e conveniente para os visitantes.

É importante mencionar que, durante a alta temporada de verão, especialmente nos meses de dezembro e janeiro, a Lagoa do Bacupari pode receber um maior número de turistas, tornando alguns períodos mais movimentados. Por isso, se preferir evitar aglomerações, pode ser interessante planejar a visita para os meses de primavera ou início do verão, quando ainda há boas condições climáticas e menos movimento na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.