Não há dúvidas de que o Brasil precisa ser redescoberto pelos próprios habitantes. Em Jaboatão dos Guararapes, interior de Pernambuco, uma atração turística vem dando o que falar. É a Lagoa Azul, formada numa antiga pedreira há mais de 50 anos atrás, que hoje diverte famílias e grupos de amigos.

As águas mornas em tons mais esverdeados do que azuis emergiram na cratera devido a perfuração de um lençol freático no antigo Engenho Guarany, próximo à comunidade de Vila Piedade, zona rural. A paisagem ganhou tanta força que já foi parar no cartão postal do município da Grande Recife.

Foto: Márcio Cabral de Moura

A propriedade, porém, é privada, resultando em horários de funcionamento e num valor a ser pago na portaria. Ao que as avaliações indicam, as opiniões divergem um pouco. Apesar da taxa, muitos visitantes reclamam da falta de manutenção, da infraestrutura precária e do abandono do lugar, prejudicando as condições de lazer para a população.

Os que ainda animam para o passeio podem curtir o visual, de beleza única na região, e aproveitar o dia na lagoa. Mesmo contando com a presença de um salva vidas, é necessário redobrar os cuidados com as crianças, pois boa parte da piscina natural é profunda.

Atividades de aventura como trilhas leves, Bungee Jump, flyboard, rapel, tirolesa, snorkel e stand up paddle estão disponíveis por um valor pago a parte a agências especializadas.

Quanto custa: a entrada é de R$ 15 por pessoa.

Foto: Márcio Cabral de Moura

Como chegar: O acesso à Lagoa Azul, a cerca de uma hora de Recife, é complicado, por meio de estradas precárias. O caminho pode ser pela BR-408 e a BR-232, ou pela PE-007. No GPS o destino aparece como Rua Assucena, bairro Socorro.

Compre aqui sua passagem aérea para Recife!

Para ir de transporte público, siga rumo à estação de metrô Jaboatão e aí chegar no terminal, pegue a integração da linha Vila Piedade.

Alugue online seu carro saindo de Recife

Conheça Bonito, em Pernambuco, um belo lugar para aventuras no Agreste

3 comentários

  1. Jaboatão dos Guararapes não é interior, é região metropolitana do Recife. Se informem antes de divulgar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.