Lagoa Azul em Primavera do Leste hipnotiza moradores e turistas em dias quentes

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

Não é difícil encontrar no Brasil águas tão cristalinas que pareçam surreais. De aparência hipnotizante, a Lagoa Azul em Primavera do Leste, no Mato Grosso, vem aumentando sua fila de admiradores, pessoas em busca de um belo mergulho para espantar o calor intenso da região ou que simplesmente querem ter o prazer de olhar com os próprios olhos o espetáculo natural.

A atração fica a cerca de 25 km da cidade a três horas de Cuiabá, conhecida especialmente pelo agronegócio. Porém, há um pezinho no ecoturismo, que vem sendo cada vez mais espalhado aos quatro ventos, levando pessoas de outras regiões até a Lagoa da Lua, seu nome oficial.

O local é ideal para os mergulhadores experientes, que podem ter um auxílio de cilindro de ar comprimido para explorar as profundezas das águas, chegando a 10 metros na época das chuvas. Quem é iniciante na modalidade, pode contar com o apoio de instrutores, que irão acompanhar a atividade integralmente.

O fundo de areias brancas se movimenta a partir de nascentes borbulhantes, contando ainda com grutas submersas, formações rochosas curiosas, raízes, caules, algas e vegetação marinha abundante. Um cenário fantasioso se abre no fundo da lagoa azul.

Onde encontrar águas cristalinas no Brasil!

Como um piscina, o local se mantém com temperatura agradável durante boa parte do ano, com uma média de 26 graus, deixando todo mundo à vontade para relaxar. Em noites de lua cheia, os aventureiros saem da toca para mergulhar sob a luz do luar, responsável por clarear o fundo. Dizem que tal fato justifica o nome da lagoa em tons de azul anil.

É preciso lembrar que a lagoa fica numa propriedade particular, dentro da Fazenda Onça Pintada, que limita o número de visita a apenas 40 pessoas por dia. Boa parte da estrada é de terra batida, porém em boas condições. Após 1 km de caminhada a partir da porteira se alcança o oásis em meio a plantação de algodão.

Encontre aqui sua passagem aérea para Cuiabá!

Há ainda outra opção, porém interditada no momento devido a desobediência humana em respeitar a natureza. A Lagoa Encantada fica às margens do Rio das Mortes, tendo alterações na cor da água cristalina. A profundidade é de até 4 metros de altura, onde o olhar expande para uma paisagem exuberante.

Nesta, as condições são propícias para a prática de flutuação, na qual a pessoa boia sobre a água, com auxílio de colete salvas vidas, proporcionando o equilíbrio perfeito para observar os pequenos peixes, como tucunaré, traíra e cará, com tranquilidade.

É bem fácil confundir as duas e as informações na internet são um tanto desencontradas. Então antes de ir, procure entrar em contato com as agências locais especializadas em passeios, para confirmar sobre a abertura, horários e etc.

Quanto custa: R$ 20 de entrada por pessoa, sem equipamento incluso. O mergulho com cilindro custa R$ 75 por pessoa. Algumas agências especializadas no passeio, como a West Dive e a Adrenalina MT, fazem o pacote completo com transporte ida e volta, equipamentos, treinamento, ingresso, etc.

Como chegar na Lagoa Azul: O acesso à Primavera do Leste a partir de Cuiabá é feito pela MT 251, passando pela estrada que pega parte da Chapada dos Guimarães. O caminho segue até o município de Campo Verde, de onde se pega a BR 070 para Primavera do Leste.

É recomendável levar saco de lixo, lanche/frutas para matar a fome e água, pois o lugar não possui infraestrutura. Protetor solar e repelente são indicados, porém, lembre-se de que os produtos químicos irão direto para a água. Reflita sobre a real necessidade dos mesmos em sua pele.

Foto em destaque: Rafaella Zanol/Governo do Mato Grosso

Paisagens surreais e aventura marcam município de Nobres, no Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.