La Boca é o bairro mais antigo de Buenos Aires e só por esse motivo já merece sua visita durante uma viagem à capital portenha. Mas, duas das maiores atrações da cidade ficam nesse bairro: La Bombonera, o estádio do Boca Juniors; e a Rua Caminito, a mais colorida da cidade e considerada um museu a céu aberto.

O bairro La Boca começou a ganhar forma em Buenos Aires em 1870, já que ficava pertinho do porto do Rio de La Plata, principal porta de desembarque de imigrantes que saíram da Europa em busca de trabalho na Argentina. Assim, os operários foram construindo casas coletivas, os clássicos “conventillos”, que eram feitas de madeira e ferro.

Bora? Encontre sua passagem aérea para Buenos Aires aqui!

la boca buenos aires
Foto: Pxhere
la boca buenos aires
Foto: Wikimedia Commons
bombonera em la boca
Foto: Pexels

Essas famosas casas coletivas com fachadas coloridas e vibrantes, inclusive, foram preservadas até hoje e são marca registrada de La Boca, tornando o bairro uma referência histórica e cultural.

Bairro La Boca: conheça Caminito

A colorida Rua Caminito é um ponto turístico clássico para quem visita Buenos Aires. O trecho que até 1928 era uma ferrovia tornou-se um dos espaços culturais mais interessantes da cidade com a ajuda da vizinhança e do pintor Benito Quinquela Martín.

Aos poucos, a rua com 150 metros de comprimento foi ganhando vida e muita cor, transformando-se em um museu a céu aberto. A construção mais famosa da rua que também recebe o nome de Caminito hoje abriga uma loja da Havana. As escadinhas em frente à entrada são disputadas entre os turistas!

la boca buenos aires

Foto: Pixabay

Visitar a “Feria de Artistas Plásticos de Caminito” que funciona diariamente das 11h às 18h é tradição! A rua Caminito é muito popular por conta de suas lojas e artesanatos, com certeza você vai trazer algum mimo para casa. Só tenha paciência com os vendedores de rua, já que a insistência deles em muitos momentos pode cansar sua beleza.

Bairro La Boca: La Bombonera

la bombonera boca juniors la boca
Foto: Divulgação

O futebol faz parte do dia a dia do bairro La Boca em Buenos Aires. Também, não é para menos, isso porque o estádio do Boca Juniors, a famosa La Bombonera, fica nessa região, praticamente a 500 metros da Rua Caminito.

Quem é apaixonado por futebol precisa visitar o estádio e também o museu que existe dentro dele. O tour guiado é um dos mais emocionantes da América do Sul, afinal de contas, a torcida do Boca é maluca pelo time e você sente isso durante seu passeio!

Existem três possibilidades de tour: visitar somente o Museo de La Pasión Boquense, que conta a história de glória do time; fazer o tour express pelo estádio e museu e; o melhor de todos, um tour completão guiado pelo estádio e pelo museu, escutando histórias centenárias sobre o time. Clique aqui e confira os valores atualizados.

Veja também: 15 estádios de futebol para visitar pelo mundo durante sua viagem

Bairro La Boca: passeios para quem gosta de artes

Foto: K.B.L Luccia

Quem gosta de museus e obras de arte pode emendar mais passeios pelo bairro La Boca. A dica é ir ao Museu de Arte Quinquela Martín, que tem um andar dedicado aos trabalhos do pintor Benito Quinquela Martín, que ajudou a construir La Boca e até hoje é considerado a maior referência artística da região. Você vai encontrar telas que retratavam a vida agita do bairro, a atividade do porto, as casas coloridas e até as cantinas e bares

A Usina da Arte é mais um espaço cultural dedicado às artes visuais e à música, situada em um prédio histórico tombado como Patrimônio Histórico da Cidade. Logo, quem gosta de arquitetura também vai se divertir no passeio.

Para apreciar arte contemporânea, a dica é ir à Fundação Proa, localizada em um casarão histórico do século XIX. O acervo é composto por fotografias, músicas, desenhos e vídeos, além de receber exposições temporárias, concertos, cursos e programas educacionais.

O Teatro de la Ribera é mais um espaço cultural construído graças à doação do terreno feita por Benito Quinquela Martín. O hall também tem peças do artista argentino, além de ser palco para muitos espetáculos de tango. Ainda no coração de La Boca fica o Museu Histórico de Cera que leva os visitantes a fazerem uma viagem pelo passado por meio de sua coleção.

⚠️Atenção durante seu passeio⚠️

Ao planejar sua visita, foque em montar um roteiro para caminhas pelas partes mais movimentadas do bairro. O estilo de La Boca é meio sinistro, underground e muita gente considera o bairro perigoso fora das zonas turísticas, ok?

Ir para Caminito e La Bombonera é tranquilo, mas tente não se aventurar fora dessa rota popular, principalmente à noite ou quando já começar a escurecer. Não dê bobeira!

Passeios e tours

Para quem não quer se aventurar sem a ajuda de ninguém, separamos aqui dois passeios com guias locais, que vão te direcionar pelos melhores caminhos. Olha só:

Free tour pelo bairro de La Boca

Essa opção não possui um preço fixo, e você pode decidir o valor que pagará ao final do tour, dependendo da satisfação com o passeio e com o guia.

São 2h de duração, passando pelas principais ruas do bairro. O bom é que você terá um verdadeiro contador de histórias ao seu lado (falando espanhol, mas que dá pra entender!), e poderá tirar dúvidas sobre a fundação e manutenção da cultura em La Boca.

Para reservar, basta clicar aqui. O ponto de encontro é na Avenida Don Pedro de Mendoza, 1835.

Tour do futebol, Boca Juniors e River Plate

Para os amantes de futebol, visitar esses dois estádios durante as férias na Argentina é um verdadeiro sonho, né? E ele pode ser realizado sem muito estresse ou programação muito antecipada. O tour nos dois estádios dura cerca de 6h, e pode ser reservado aqui.

Para os dois estádios, o preço custa R$415 (valor em 2022), e inclui:

  • Transporte de ida e volta entre o ponto de encontro e o estádio ou estádios escolhidos
  • Guia de língua portuguesa
  • Ingresso do museu do River (de acordo com a modalidade)
  • Ingresso do museu do Boca (de acordo com a modalidade)

Você pode reservar até as 16h do dia escolhido, e pode cancelar gratuitamente com 3 dias de antecedência.

É perfeito para quem quer fazer o tour com gosta da energia de futebol, e não quer se preocupar com deslocamentos, filas e taxas.

Como chegar em La Boca

Foto: Hernán Piñera

Apesar de ser bem afastado do centro de Buenos Aires, ir para La Boca é relativamente simples. Várias linhas de ônibus passam na região, sendo elas: 8, 29, 33, 53, 64, 86, 152. Quem resolve ir de táxi demora aproximadamente 15 minutos para chegar ao bairro, saindo do centro.

Onde comer?

Foto: reprodução / Wikimedia Commons

Você já sabe que regiões turísticas costumam ter os preços elevados e em La Boca não seria diferente. Entretanto, existem dois lugares icônicos no bairro que vale a pena conhecer.

O primeiro é o Bar La Perla, que funciona em Caminito há mais de 80 anos! Dentro, o visitante se impressiona com a decoração toda de madeira que vai desde o balcão, a porta da geladeira até o teto.

Outra opção é conhecer o clássico El Obrero, fundado em 1954. Não se assuste pela fachada medonha, isso porque esse botequim serve opções genuinamente portenhas! Tanto que pessoas famosas, como Francis Ford Coppola, Mick Jagger, Vox e até o rei da Espanha, Juan Carlos, já visitaram o local. Apesar de ser sempre bem cheio, as filas são pequenas, mas sempre vale a pena chegar cedo se não quiser esperar um tempinho.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre esse bairro de Buenos Aires, conta aqui nos comentários: você já visitou La Boca antes? Se sim, como foi sua experiência, vamos adorar saber!

Onde se hospedar?

Como já falamos aqui, La Boca é um bairro um pouco esquisito – principalmente à noite – e afastado do centro. Então, onde ficar em Buenos Aires? Separamos aqui os melhores bairros para você escolher de acordo com a sua preferência e também com o seu bolso.

  • Recoleta

A Recoleta é um bairro tranquilo, simpático e muito bonito. Costuma ser a primeira escolha dos viajantes por ser um ponto bem estratégico: faz divisa com o centro da cidade (que é cheio de monumentos históricos) e também com o bairro de Palermo, que garante fácil acesso a estações de metrô e shoppings.

Além disso, Recoleta é muito convidativa para ser descoberta à pé. Nossa recomendação é que você faça isso! Por lá, você vai encontrar pontos turísticos como o monumento Floralis Genérica, El Ateneo Grand Splendid (livraria mais bonita do mundo), Museu Nacional Bellas Artes e muitos restaurantes e cafés.

Viva a beleza da Recoleta! Escolha aqui sua hospedagem no bairro.

  • Palermo

Muitos parques, restaurantes, lojas famosas e outlets: essa é a energia de Palermo. Lá, você vai encontrar atrações como o Jardim Japonês, o Planetário Galileu Galileu, o MALBA (Museu de Arte Latioamericano) e muitas lojinhas para visitar.

Escolha a melhor hospedagem para ficar no bairro de Palermo

  • San Telmo

Histórico e charmoso, com uma arquitetura clássica, o bairro San Telmo encanta quem preza pelo custo-benefício. É onde tem as hospedagens mais baratas, mas já calcule que você precisará gastar com Uber ou táxi se quiser se deslocar à noite.

É onde você vai encontrar a maior quantidade de mochileiros, então é um ótimo lugar para fazer amizades e ter uma maior interação cultural.

A famosa estátua da Mafalda fica em San Telmo, e o Mercado San Telmo merece a sua visita.

Clique aqui para escolher a sua hospedagem no bairro.

  • Puerto Madero

Para quem busca algo mais sofisticado e luxuoso, com certeza o bairro de Puerto Madero vai agradar. Além disso, conta com uma vida noturna bem agitada.

Não tem estações de metrô próximas, então é ideal para quem vai alugar carro.

Para reservar sua hospedagem em Puerto Madero, clique aqui!

E aí? Gostou das dicas? Depois comenta aqui pra gente o que achou da viagem e como foram os passeios! Vamos adorar saber e conhecer a visita pela sua perspectiva.

Pensando em conhecer o La Boca e famosa Bombonera? Saiba qual a melhor época para viajar para Buenos Aires

A melhor época para viajar para Buenos Aires, na Argentina, depende das preferências individuais do viajante e das atividades que desejam realizar na cidade. No entanto, existem algumas considerações gerais:

  1. Primavera (setembro a novembro) e Outono (março a maio): Estas são consideradas as melhores épocas para visitar Buenos Aires, pois o clima é agradável, com temperaturas amenas durante o dia e frescas à noite. Além disso, há menos turistas do que durante o verão.
  2. Verão (dezembro a fevereiro): O verão em Buenos Aires pode ser muito quente e úmido, com temperaturas frequentemente acima de 30°C. No entanto, muitas pessoas gostam de visitar durante essa época por causa das festas de fim de ano, das atividades ao ar livre e dos festivais culturais.
  3. Inverno (junho a agosto): Os invernos em Buenos Aires são moderados, com temperaturas mais amenas do que em muitas outras partes da Argentina. Os dias são geralmente ensolarados, mas as noites podem ser frescas. Esta pode ser uma boa época para quem deseja evitar as multidões e desfrutar de preços mais baixos em hotéis e atrações turísticas.

Em resumo, a melhor época para viajar para Buenos Aires depende das preferências pessoais em relação ao clima, atividades e multidões. Para a maioria das pessoas, a primavera e o outono oferecem um equilíbrio ideal entre clima agradável e menos turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.