A palavra norueguesa “kos” traz o significado do sentimento de felicidade instantânea que obtemos quando nos sentimos seguros em um ambiente aconchegante e caloroso, seja sozinho ou junto de pessoas queridas. Nesse momento de isolamento social, aprender com os noruegueses e trabalhar o conceito de kos dentro de nossas casas pode nos ajudar a enfrentar a situação com mais tranquilidade e equilíbrio.

O povo nórdico é especialista em se divertir ao ar livre e estar conectado com a natureza exuberante que os rodeia, mas o inverno na Noruega pode durar até oito meses em algumas regiões, trazendo dias de frio intenso, quando a melhor opção é ficar aquecido dentro de casa. Por isso, os noruegueses aprenderam a criar um ambiente aconchegante e acolhedor para tornar os momentos em ambientes fechados bastante especiais.

Para implementar o kos no nosso dia a dia, basta algumas pequenas atitudes que fazem a diferença como acender uma vela, usar uma roupa confortável, se rodear de elementos aconchegantes como uma manta ou almofadas, deixar a iluminação do ambiente mais suave, preparar uma xícara de chá ou café, escutar uma música tranquila. No geral, o mais importante é sempre pensar nos elementos que possam trazer mais alegria e conforto para o nosso espaço, criando momentos especiais de relaxamento dentro da nossa própria casa. 

Com a mentalidade norueguesa do kos conseguimos valorizar os momentos domésticos, encarando de uma forma positiva a experiência de estar em casa. Não é sempre que temos tempo para aproveitar nosso próprio espaço, então a conjuntura atual pode nos dar a oportunidade de valorizar os ambientes de casa e quem sabe adotar novas práticas para o futuro.

Para mais informações, acesse: www.bureaumundo.com

Texto e fotos enviados por Global Vision Access

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *