Entra ano, sai ano e um novo site de viagens aparece no mercado, com um leque de opções de destinos e preços para todos os tipos de orçamentos. Mas por ser um investimento nada barato, é importante checar todas as informações possíveis sobre essas empresas antes de fechar negócio, para que o sonho de conhecer novos destinos não se torne uma dor de cabeça frustrante. Neste artigo, você conferirá diversas pesquisas realizadas para responder a seguinte questão: o Kiwi.com é confiável?

Dica: antes de comparar os preços no Kiwi, compare passagem aérea no Turismocity, metabuscador confiável do mesmo grupo do Quanto Custa Viajar 🙂

Como funciona o Kiwi.com?

O Kiwi.com é um site de viagens que oferece 3 tipos de serviços: voos, aluguel de carros e hospedagem. Segundo a empresa, eles possuem um código especial para encontrar os melhores preços nas categorias citadas que outras ferramentas de pesquisas não conseguem encontrar, apontando a melhor oferta para o destino escolhido, como se fosse um Buscapé, só que de viagens.

Outro ponto de destaque que o Kiwi.com oferece é a possibilidade de fechar pacotes com diferentes destinos, incluindo os serviços desejados pelo viajante, e passagens bem mais baratas (com o ônus de ter muitas escalas durante o voo). 

O Kiwi.com é um intermediário entre a prestadora de serviço e o cliente, mas o pagamento é realizado diretamente para o site. Há uma pequena taxa de serviço, que pode variar de acordo com o destino e cia aérea escolhida, e por oferecer uma busca entre os melhores preços, é possível que o site ofereça viagens de ida e volta entre cias aéreas diferentes, como mostra a imagem abaixo.

Já na área de hospedagens, o Kiwi.com redireciona o site para a página do Booking.com, como um afiliado da outra empresa. Portanto, qualquer reserva é feita diretamente com o parceiro, e consequentemente, se houver algum problema, você deverá buscar a solução também com o parceiro. A mesma coisa acontece com a aba de aluguel de carros do Kiwi.com, que é redirecionado para o site da Rental Cars.

O que é responsabilidade do Kiwi.com?

É importante saber que a única responsabilidade do Kiwi.com é oferecer os vouchers dos voos reservados no site. Há relatos de clientes que se sentiram um pouco inseguros com o prazo de liberação para a impressão dos vouchers, que é de 48 a 72 horas antes de cada voo, e consequentemente você deverá imprimir o voucher do voo de volta para casa no hotel onde estará hospedado. 

Caso você tenha que cancelar o seu voo com o Kiwi.com, o site promete o reembolso somente em alguns casos, e diante de algumas regras. Nos termos e condições oferecidos pelo Kiwi.com as informações são bastante confusas, publicadas em português lusitano, mas basicamente, o cancelamento funciona de acordo com o tipo de tarifa que o cliente escolher na hora da reserva:

  • Tarifa Saver: caso você altere a data de sua a sua viagem, deverá pagar o preço total da nova reserva. Caso queira cancelar, você recebe 10 € em crédito Kiwi.com, podendo ser usado em uma nova reserva.
  • Tarifa Standard: a alteração da viagem implicará no pagamento somente da diferença em relação a nova reserva, e o restante do valor será coberto pelo site. Se você precisar cancelar, receberá 10 € em crédito Kiwi.com, podendo ser usado em uma nova reserva.
  • Tarifa Flexi: você paga somente a diferença em relação a nova reserva diante de uma alteração de data, com o restante do valor coberto pelo Kiwi.com. Se optar pelo cancelamento, a devolução é de 90% do preço que pagou, aí você escolhe se prefere o reembolso monetário ou em crédito Kiwi.com.

Atendimento ao cliente do Kiwi.com é confiável?

Segundo o site, o Kiwi.com é uma empresa com sede na Flórida, EUA, e o telefone de atendimento no Brasil (61- 3550-0836) só foi encontrado em uma busca pelo Google, porque o próprio site não oferece essa informação. De acordo com relatos de clientes, uma das principais dificuldades encontradas por eles, e esta é uma reclamação praticamente unânime, é a falta de retorno da empresa mediante problemas, principalmente com a questão do reembolso: ou o telefone não é atendido, ou o contato via e-mail jamais é retornado.

Há um perfil do Kiwi.com no Instagram em inglês, com selo de verificação e tudo, e os poucos comentários publicados nas imagens postadas são de clientes frustrados com a falta de retorno da empresa nas tentativas de contato. 

Kiwi.com é confiável? O Reclame Aqui responde

O Reclame Aqui é uma das maiores referências de credibilidade das empresas no país. Nele, um consumidor insatisfeito pode registrar uma reclamação, retratando o problema que enfrentou com qualquer tipo de compra, seja na esfera virtual ou não, e cabe a empresa responder a solicitação com alguma solução viável. A reputação do Kiwi.com neste site é declarada como “não recomendada”, pois não responde a pelo menos 50% das reclamações recebidas (o Kiwi.com respondeu apenas 31.9% dos casos).

O Kiwi.com está registrado há 7 anos no Reclame Aqui, com 1594 clientes insatisfeitos, e somente 320 solicitações respondidas até o dia 24 de abril de 2023. As principais reclamações apontadas pelo site são problemas com o estorno do valor pago, mas você encontrará facilmente outros tipos de reclamações, como valores cobrados em dólares, compra cancelada pela cia aérea sem reembolso, cobrança abusiva e propaganda enganosa. A nota dada pelos clientes no Reclame Aqui é muito importante para a empresa, mas neste caso, o Kiwi.com sequer tem esta nota registrada nas informações principais, como pode ser visto na imagem abaixo.

Antes de fechar qualquer negócio, verifique as reclamações mais recentes clicando aqui, para ter a certeza se o Kiwi.com é confiável ou não. Não há termômetro melhor do que o relato de outros clientes para tomar uma decisão, não é mesmo?

Quer saber se o Mytrip é confiável? Clique aqui!

Sobre o Kiwi.com

Criada em 2012 com o nome de Skypicker, a empresa Tcheca Kiwi.com teve uma grande ascensão no mercado internacional até 2018, e com a paralisação das viagens durante a pandemia em 2020, teve que se reinventar para se manter na ativa, passando a oferecer também as chamadas “experiências” para os clientes (embora no site no formato BR não tenha essa nova opção). 

Diante de algo tão grande que é não só o investimento financeiro, mas também tempo e organização de vida para uma viagem, é importante analisar todos e quaisquer pormenores oferecidos pelas empresas de viagens antes de realizar qualquer compra, mesmo que os preços sejam tentadores. Às vezes toda a dor de cabeça, a falta de atendimento que deveria ser prestada ou as incertezas criadas pelas faltas de respostas para certas dúvidas acabam não valendo a economia prometida – é melhor garantir que suas férias sejam perfeitas pesquisando as melhores possibilidades do que pagar para ver, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.