Existe um lugar no Sul do Brasil onde a Primavera brota o ano todo. É o Agrícola da Ilha, um enorme parque e jardim em Joinville que é aberto à visitação pública, reunindo paisagens floridas encantadoras, área para piquenique e cafeteria. O endereço também é conhecido como Parque dos Hemerocallis.

Com 30 anos de mercado, a produtora do ramo de flores se destaca como o maior produtor da flor hemerocallis na América Latina. Uma das especialidades reconhecidas foi o melhoramento da espécie, que reúne apaixonados em fã-clubes ao redor do mundo. É tão bonita que dificilmente passaria despercebida pelos visitantes. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Ao longo do tempo, a família Bergemann adquiriu conhecimento científico o suficiente para fazer brotar, literalmente, mais de 60 cultivares em hemerocallis. O cultivo de aproximadamente 300 mil mudas por ano, junto a gramíneas e agapantos, é realizado numa área de 10 hectares que funciona como um “showroom” paisagístico.

O vasto terreno florido se tornou palco para o Festival Brasileiro de Hemerocallis, lançado em 2002. Aberto ao público, acabou despertando paixões durante os passeios pelos jardins e campos de produção, chegando a receber cerca de 15 mil pessoas por edição, se consolidando como uma das principais atrações turísticas da cidade. 

Um espaço é dedicado aos colecionadores de cultivares raras, com destaque para as norte-americanas.

Independente do evento, o local permanece aberto o ano todo para as famílias que buscam um local de lazer junto à natureza. Ao longo do tempo foi ganhando contornos ainda mais atraentes para oferecer um ambiente de contemplação, tranquilidade e inúmeras belezas entre seus canteiros. 

Cada área tem seu auge de floração, a depender da época do ano. No Jardim das Tropicais o público encontra em torno de 150 helicônias de variados tipos, uma das espécies queridinhas dos beija-flores. O iluminado campo de girassóis, porém, é recordista em fotografias que proliferam nas redes sociais. As flores amarelas se abrem de julho a novembro.

Os cenários para fotos são inúmeros. Fontes de água, lagos ornamentais, hibiscos, manacás e plantas abrem alas de diversos caminhos ao redor do jardim. Uma lojinha dá conta de vender mudas e vasos para quem quiser levar um pedacinho dessa beleza toda para casa. 

As crianças podem se divertir no Jardim das Aventuras, uma ala aberta recentemente, dedicada a brincadeiras ao ar livre. Um playground feito em madeira dá conta da distração por algumas horas.

A madeira de demolição também é matéria-prima para a construção de uma romântica capela decorada em estilo europeu. Além de ser ponto de visitação e de ensaios fotográficos, o pequeno templo pode ser reservado para eventos com até 500 convidados. Em 2018, seu jardim de 800 metros quadrados chegou aparecer no longa metragem “Uma Carta para Ferdinand”. 

Bora conhecer esse lindo jardim em Joinville? Busque aqui sua passagem aérea!

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Festa das Flores

A bucólica Joinville é conhecida como “Cidade das Flores” devido à influência da imigração alemã do século 19, que herdou a cultura de manter jardins residenciais. A tradição fez com que nascesse, a 80 anos atrás, a Festa das Flores, sempre no mês de novembro.

A mais antiga celebração do gênero reúne exposições temáticas de flores e plantas ornamentais, chegando a reunir em torno de 100 mil pessoas a cada edição. A programação conta ainda com oficinas, concursos e apresentações culturais. A próxima data ainda será divulgada no site oficial.

Onde ficar em Joinville

Foto: divulgação – Naalt Hotel

 Vai lá!

O jardim em Joinville fica na R. Ten. Antônio João, 4257 — Zona Industrial Norte, Joinville (SC).

  • Funcionamento: aberto de terça a sexta, das 07h30 ás 17h; sábado das 09h às 17h.
  • A entrada custa R$ 25 por adulto. Menores de 17 anos e pessoas a partir de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças até cinco anos não pagam. 
  • Contato: 📲 (47) 99773-0082
Foto: divulgação
Foto: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.