Sabia que a cerca de 120 km de São Paulo está o maior acervo de plantas da América Latina? Localizado em Nova Odessa, o Jardim Botânico Plantarum tem quase 4 mil espécies vegetais numa área de 80 mil metros quadrados. E tudo isso começou por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi.

Depois de percorrer os mais variados ecossistemas brasileiros durante 35 anos, o inquieto pesquisador fundou, em 1998, a sede de sua empresa, o Instituto Plantarum, que tem por objetivo a preservação e catalogação da flora nacional. O terreno adquirido passou então a ser moldado de maneira paisagística e ambiental, resultando no lindo cenário que proporciona atualmente.

Aberto ao público desde 2011, o local realiza um profundo trabalho de conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos, instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres e educação ambiental para crianças, jovens e adultos.

Entre as flores, bosques e lagos estão algumas esculturas, como uma ninfa que paira sob um espelho d’água. Os jardins temáticos contam com tipos raros e nativos, como a árvore-do-imperador, petúnias e a ninféia-azul. O espaço também oferece oficinas e cursos na área botânica, além de sediar eventos tanto fechados quanto abertos ao público.

Na hora da fome, os visitantes podem recorrer ao restaurante Naiah, comandado pelo chef Henrique Nunes, que prepara peixes, frutos do mar, carnes, risotos e massas feitos com plantas alimentícias não convencionais (PANCS).

Encontre aqui hospedagem em Nova Odessa

Como visitar o Jardim Botânico Plantarum

Para visitar, basta comparecer ao local de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia-entrada); crianças até 5 anos não pagam. Dica: às quintas-feiras (exceto feriados), todos os visitantes conseguem desconto de 50% no valor da entrada inteira.

Como chegar

Para chegar em Nova Odessa você pode ir de carro próprio, pegar táxi ou Uber (menos de 2hrs de estrada) ou de ônibus pela empresa Paracicabana (saindo da Rodoviária Tietê).

O endereço do jardim é: Jardim Marajoara – Avenida Brasil, 2000 – Parque Industrial Harmonia, Nova Odessa

[+] Hotéis fazenda para descansar a poucos quilômetros de SP

[+] No interior de SP, conheça o Caminho do Queijo Artesanal Paulista

[+] Eterna Primavera: descubra os jardins mais lindos do mundo

4 comentários

  1. Boa noite !
    Por gentileza, como ir ao Jardim Botânico Plantarum, Nova Odessa.
    Se for pacote, onde contratar.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.