Você está organizando uma viagem para o país do sol nascente? Visitar o Japão é realmente algo que vai ficar guardado na memória e temos certeza que você vai tentar conhecer o maior número de cidades possíveis. Uma maneira de se deslocar pelo país com mais tranquilidade é comprando o Japan Rail Pass, um bilhete único para viajar em trens de alta velocidade de maneira ilimitada pelo país.

Esse ticket deve ser comprado antes mesmo de chegar ao Japão e possui validade para 7, 14 ou 21 dias consecutivos, após ser ativado. O Japan Rail Pass existe exclusivamente para fins turísticos e pode ser comprado por qualquer pessoa com visto de visitante temporário.

Como tirar visto para o Japão? Clique aqui e saiba tudo!

Quanto custa o Japan Rail Pass

japan rail pass
Foto: fletcherjcm

Os preços do JR Pass variam conforme a quantidade de dias que você selecionar para o passe e também de acordo com a classe:

Classe turística

  • 7 dias: $265
  • 14 dias: $424
  • 21 dias: $542

Classe premium conforto

  • 7 dias: $355
  • 14 dias: $575
  • 21 dias: $748

A classe premium é como a “primeira classe” dos trens e aviões, com mais conforto e mimos. Mas mesmo a classe turística (que seria a econômica) é confortável e agradável inclusive para viagens de longa duração.

$erá que vale a pena?

Aqui no Quanto Custa Viajar, você consegue ver os gastos com transporte nas principais cidades turísticas do Japão. Basta acessar o destino da viagem e clicar na aba transporte.

Com isso, você consegue avaliar se fica mais em conta optar pelo Japan Rail Pass ou comprar um ticket avulso ou até mesmo um que permita viagens ilimitadas dentro da cidade por 24 horas. Pense assim: você pretende visitar mais de uma cidade no Japão e tem um roteiro de vários dias pelo país? Se sim, o passe possivelmente vai valer a pena financeiramente.

Se você for ficar 3 dias apenas em Tóquio, por exemplo, comprar tickets avulsos ou all-day fica mais barato. Sempre avalie como está seu roteiro de viagens, combinado?

A Equipe do Quanto Custa Viajar viajou para o Japão em 2015 e comprou o JR Pass. Foram 15 dias por lá, passando por Tóquio, Osaka, Hakone, Nara, Quioto e Hiroshima. Financeiramente, valeu muito a pena e todas as viagens foram feitas com bastante tranquilidade 😉

Quer saber como foi a viagem da equipe do QCV para o Japão? Veja aqui!

Como comprar o Japan Rail Pass

japan rail pass
Foto: Pixabay

O processo de compra é feito pela internet, em um site todo traduzido para o português, e deve ser feito antes de você ir para o Japão, ainda aqui no Brasil. Para isso:

  1. Encomende seu Japan Rail Pass pelo site, adicionando suas informações pessoais e confirmando o pagamento.
  2. Receba no endereço definido no cadastro a sua nota de troca. O envio é feito normalmente em 2 dias úteis.
  3. Quando chegar no Japão, ative seu bilhete, usando essa nota de troca que chegou na sua casa (a ativação pode ser feita no aeroporto ou em estações de trem).
  4. Após ativado, a contagem de dias se inicia e basta curtir a viagem!

Também existe o JR Pass para viagens regionais, que acaba sendo ideal para os turistas que desejam explorar as montanhas de Hokkaido, por exemplo, até às animadas linhas costeiras de Kyushu. Veja aqui as opções e preços de passes regionais e note se vale a pena financeiramente para você.

Quem tem esse tipo de passe pode reservar gratuitamente um assento nos comboios ou simplesmente entrar nos trens que fazem parte do pacote. Fazer a reserva antecipada sempre é legal principalmente para viagens mais longas e noturnas.

O Japan Rail Pass proporciona viagens ilimitadas em toda a rede nacional da JR, incluindo nas linhas de comboios de alta velocidade. Se você pretende visitar diversas cidades, faça as contas que esse passe pode ser bem vantajoso!

Ficou com vontade de arrumar as malas e se mandar? Encontre passagens aéreas baratas para o Japão e comece desde já a sonhar com essa trip <3

11 comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Vou ao Japão muito em breve (em maio) e tenho algumas dúvidas com relação a compra do JR Pass. Estou pesquisando se não é melhor (mais barato) comprar pela internet mesmo. Como foi o seu processo de compra? Pagou com cartão de crédito em dolár com a taxa de IOF apenas, ou houve outras cobranças depois? E chegou via correspondência mesmo? Em quanto tempo?

    Obrigada!

    1. O ticket deve ser comprado pela internet antes de chegar ao Japão como informado no post. O processo de compra é simples, o pagamento é feito em cartão de crédito, cobrado em dólar e com o IOF de 6,38%, não há futuras cobranças. Eles enviam para seu endereço sim, só não lembramos quanto tempo demora pois nossa viagem foi há 4 anos, mas provavelmente no site há essa informação.

  2. Muito interessante essas dicas sobre os custos para uma viagem para o Japão, pretendo ir para a olimpíada com um grupo de 8 – pessoas, sendo 5 familiares, ficando 12 dias, pode nos orientar sobre hospedagem para um grupo desse porte.

    Atenciosamente,
    Valter/Janaúba

    1. Olá Valter, para hospedagem com um grupo grande assim nós recomendamos buscar uma agência de viagem, pois uma agência pode oferecer um pacote com preço bacana para essa quantidade de pessoas.

  3. Olá!
    Fiz a compra do meu Rail Pass, mas notei que não coloquei meu nome do meio no pedido. Assim, ele vai estar diferente do nome do meu passaporte. Isso é um problema na hora de retirar o Rail Pass no Japão?

    Obrigado

    1. Olá Vinícius, o ideal seria entrar em contato diretamente com eles para tirar essa dúvida pois realmente não sabemos como funciona essa questão técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.