A 5 horas de São Paulo, quase na divisa do Paraná, a cidade de Itararé chama atenção pelas suas belas paisagens e pelas trilhas encantadoras, que levam até belas cachoeiras. Se você quer se reconectar com a natureza, certamente esse destino é perfeito.

Para quem quer fugir da rotina sem precisar sair de férias, é só reservar um final de semana e pegar a estrada já na sexta-feira à noite. Vamos acompanhar o que fazer no sábado e no domingo?

Alugue já o seu carro e aproveite uma viagem tranquila com uma ótima companhia!

Descobrindo as trilhas e cachoeiras de Itararé

Antes de sair de São Paulo, já deixe reserva em uma das pousadas da cidade. Lembre-se que são pelo menos 5h de viagem, então é interessante já deixar tudo reservado.

Reserve já sua hospedagem em Itararé aqui

Se você sair no final da tarde de sexta, vai conseguir chegar com tranquilidade para fazer o check-in e descansar para o dia seguinte.

Primeiro dia: a Trilha das Cachoeiras

Depois de uma noite bem dormida, começa o primeiro dia de aventura: a Trilha das Cachoeiras. No percurso você já vai encontrar belas piscinas naturais. Algumas são: a da Cabeceira, dos Veados, dos Bugres, do Lajeadão e do Poço Fundo.

Quem vai com um guia da região, vai poder tomar um café da tarde em uma fazenda de lá. Nossa recomendação é entrar em contato com o time Ecoturismo Brasil, que atende pelo telefone (11) 3903-0277.

Pois é: a trilha é longa, e dura cerca de 8 horas. Ao todo, são 14km percorridos – haja fôlego! Esteja preparado com alguns lanchinhos, muita água e botas de caminhada confortáveis, já amaciadas.

De volta à pousada, tome um belo banho e saia com roupas leves para aproveitar a noite na cidade. Aproveite para comer algo e reabastecer as energias.

Segundo dia: Trilha do Lageado Grande

Quem quer se aventurar em uma descida de cachoeira, o domingo pode ser um dia perfeito. Aproveite para conhece a Cachoeira do Lageado Grande, com 42 metros de altura. Lá, além do belíssimo visual, você também vai poder realizar o cascading, que é como se fosse um rapel para iniciantes, descendo a cachoeira. E aí? Preparado para essa aventura?

Melhor época para ir

Se você gostou de todas esses possibilidades da cidade de Itararé, deve estar se perguntando: já posso ir no próximo final de semana? A resposta é: sim e não.

Como as trilhas são repletas de cachoeiras e o acesso é geralmente por estrada de terra, é melhor escolher a época que chove menos. Ou seja, de agosto a outubro.

Nesses meses, você vai poder fazer qualquer passeio sem ficar dependendo da boa vontade de São Pedro.

O que levar na mala

Como você vai passar um final de semana, recomendamos poucas roupas – mas escolha as roupas certas. Lá em Itararé, mesmo na primavera e no verão, você vai encontrar um clima frio, com uma variação de 14ºC até 28ºC. Por isso, é importante estar preparado.

Leve roupas de ginástica, confortáveis para as trilhas, mas não abra mão de uma blusa de frio ou casaco. O importante é que não ocupe tanto espaço, já que você deve levá-lo também na mochila para conhecer as cachoeiras.

Outro acessório indispensável é um tênis confortável ou mesmo uma bota de trilha já amaciada, se tiver. Como em alguns passeios você vai poder entrar nas cachoeiras, sugerimos também aqueles sapatos “anfíbios”, que nem precisam de meia e podem molhar à vontade.

É importante levar protetor solar ou camisetas UV, e também repelente.

Durante a noite, o clima esfria. Então se você quiser aproveitar um pouco da cidade, esteja preparado para esse friozinho com algumas roupas mais quentes.

Pronto! Com esse pack de sobrevivência você já pode escolher o melhor final de semana, reservar sua pousada e partir rumo à aventura. Depois conta pra gente o que achou da viagem aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.