A cidade de Itaipava no RJ é um dos destinos mais charmosos e apaixonantes do estado, com pontos turísticos maravilhosos e uma ótima opção para quem quer fugir do agito da capital sem precisar viajar muito longe.

A apenas 90 km da cidade do Rio de Janeiro, Itaipava é um distrito de Petrópolis, a 15 km da cidade, na região serrana, considerado um centro gastronômico muito importante.

Foto: Pxhere

Um local super cobiçado pelos viajantes que querem ar fresco, montanhas e todos os recursos das grandes cidades, o destino é procurado durante todo o ano, especialmente por casais no inverno, considerado também um lugar muito romântico.

Saiba tudo que espera o visitante em Itaipava no RJ neste guia completinho e bora colocar o pé na estrada!

Itaipava no RJ

Um dos destinos mais visados por sua localização, fácil acesso, charme e conforto, Itaipava no RJ recebe turistas o ano todo, sendo um refúgio dos moradores do estado e de várias celebridades.

O simpático distrito é ideal para viagens curtas, sem muitas dificuldades (afinal, menos de 1h da Cidade Maravilhosa) para curtir o clima serrano em hotéis charmosos, lojas famosas, restaurantes de alto padrão, ecoturismo e ainda uma certa badalação no inverno.

Localizado a mais de 1.500 metros de altitude, o destino é uma das principais opções para viagens durante o clima frio, entre os meses de junho e agosto, pelas temperaturas que chegam a menos de 10ºC e pela neblina constante, marca registrada da região, deixando um clima ameno e apropriado para descanso, vinho e boas comidas.

Super popular entre a alta sociedade do Rio, a cidade ainda recebe todos os bolsos e gostos com muita versatilidade, com opções de acomodações e alimentação para todos, atendendo de quem quer curtir a cidade e também para quem quer curtir um spa nas montanhas.

Atrações

O distrito de Itaipava no RJ tem uma das atrações mais famosas do Brasil quando o assunto são castelos. 

É na pequena cidade que fica o Castelo de Itaipava no RJ, o único em estilo medieval de toda a América Latina, onde inclusive é possível passar a noite, jantar e até fazer eventos. Inaugurado em 1920, a proposta é ser uma réplica de castelos renascentistas da Normandia.

Quem quiser apenas passar o dia no local também é possível. O castelo é um dos principais pontos turísticos da cidade e com certeza imperdível.

Aqui você confere tudo sobre o castelo, inclusive como se hospedar.

Foto: Booking

Outro ponto bem famoso é a feirinha de Itaipava no RJ, um dos locais mais importantes de moda da região serrana, com mais de 400 estandes de produtores locais e nacionais. O espaço funciona de sexta a domingo e em feriados, das 10h às 19h, na BR-040, altura do KM 63.

Agora para quem quer curtir a natureza, o Parnaso, ou Parque Nacional da Serra dos Órgãos (seu nome oficial), possui várias trilhas, escaladas, rapel, arvorismo e cachoeiras para serem desbravadas. O parque ocupa um grande espaço e divide território com outros distritos, mas existe uma entrada por Itaipava mesmo. O parque abre todos os dias, das 6h às 22h. 

O Parque Municipal de Itaipava também vale a visita para quem quer apenas fazer o piquenique ou dar uma volta, já que apesar das belezas naturais, o parque tem pouca infraestrutura.

Hospedagens em Itaipava no RJ

Apesar de pequena, Itaipava no RJ tem uma boa seleção de hospedagens, incluindo pousadas, hotéis e até resorts serranos. Escolher a acomodação adequada pode impactar muito na sua experiência. Confira algumas opções:

Castelo de Itaipava Hotel: sim, é possível passar uma noite (ou mais) no castelo! Com várias opções de quartos com decorações variadas, o local ainda oferece café da manhã e possibilita o uso dos outros espaços, como da piscina.

Foto: Booking

Pousada Tankamana: esta belíssima pousada  tem uma pegada super clean e minimalista, muito sofisticada e fica localizada mais na área da floresta (um pouco distante dos pontos turísticos), com café da manhã incluso, piscina e outras amenidades e atividades ao ar livre.

Foto: Booking

Villa Itaipava Resort & Convention: este hotel no estilo resort fica próximo ao Castelo de Itaipava, possui várias atividades para entreter os hóspedes, tem café da manhã e quartos totalmente equipados para receber os viajantes.

Foto: Booking

Onde comer

Com uma gastronomia bastante requintada, os viajantes terão bons momentos em Itaipava no RJ. 

Para aproveitar o melhor da comida italiana no coração do distrito, conheça o Farfarello e suas massas e sobremesas artesanais.

Tiramisù, sobremesa no Farfarello/Foto: Divulgação

Para drinks em um bistrô muito agradável, conheça o Bendito Armazém. O Barão Gastronomia também é uma pedida clássica da cidade, para comidas requintadas e eventos.

Como chegar

Para chegar em Itaipava no RJ saindo da capital, de carro, basta ir pela rodovia BR-040 com destino a Petrópolis e depois até o destino final.

Também é possível fazer o trajeto direto de ônibus, que dura apenas 1 hora, com a viação Águia Branca, às sextas-feiras, saindo da Novo Rio até Itaipava. A buser também faz o trajeto, com uma parada, e a viagem acaba durante um pouco mais (2 horas), mas é mais flexível na questão dos dias oferecidos e tem opções praticamente todos os dias.

Se você vem de outros lugares do país, a forma mais fácil é de avião, pousando no Rio de Janeiro e seguindo viagem de carro alugado ou de ônibus.

Confira aqui várias opções de passagens para o RJ saindo de diversos pontos do país.

Quando ir

Itaipava no RJ possui temperaturas amenas o ano todo, por isso não espere o forte sol e calor do Rio de Janeiro. Se o objetivo do viajante é ir para curtir ao ar livre e não depende da temperatura, vale ir o ano todo, evitando somente épocas de chuva na região, que atrapalham os planos fora do hotel.

Dito isso, o inverno ainda é a época ideal para quem quer fazer planos românticos, relaxar e curtir um vinho aos pés da lareira. A única parte ruim desse período é que passa a ser bem mais disputado, reduzindo as vagas e aumentando os preços dos passeios e pousadas (além de ser época de férias escolares, então a disputa pode aumentar ainda mais, mas não costuma ser um destino tão voltado para famílias e crianças pequenas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.