Cheio de misticismo, o Peru é conhecido por suas crenças e ancestrais. Celebrando o Novo Ano do Sol, anualmente o dia 24 de junho é celebrado com o Inti Raymi, solstício de inverno que acontece junto com outras duas datas importantes, o dia de San Juan e o Dia do Índio.
Conhecido também como Festa do Sol, o evento histórico é parte do legado do império Inca e acontece desde 1944 em Cusco, começando no Qoricancha (Templo do Sol), seguindo para a Praça de Armas e depois rumo à Esplanada de Sacsayhuaman, um sítio arqueológico onde acontece a cerimônia principal.
Comemorando Inti, o deus do Sol, o festival clama pela volta do Astro Rei, que domina os céus e nos presenteia com seu brilho constante. Os participantes rezam pelo retorno do mesmo, enquanto uma multidão de mais de 100 mil pessoas assiste a esta cerimônia que já dura 800 anos.
A festa não poderia ficar sem muita música, dança e deliciosas comidas típicas andinas. Esta é a maior e mais importante celebração peruana, seguindo uma tradição religiosa cheia de boas energias. A entrada é gratuita até que se chegue à Saqsaywaman, onde há 4 mil lugares disponíveis para quem comprou ingresso, no valor de US$ 50 a US$ 140, dependendo do assento escolhido.
Dicas de hospedagem em Cusco você encontra aqui!
Clique e veja os passeios que você pode comprar online para passeios em Cusco e região
Texto por Brunella Nunes
Fotos via
Tenho muita curiosidade em saber sobre esse lugar maravilhoso e espetacular. a festa do sol é meu grande sonho!!!