Utilizar o cartão de crédito no exterior não é das soluções mais indicadas por quem viaja pois costuma ter dois grandes problemas; o IOF e a taxa de câmbio que pode variar do dia da compra até o dia do fechamento da fatura. Pois um dos problemas ganhou um respiro a partir do dia 2 de janeiro de 2023, o IOF para comprar no exterior será menor.

O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado sempre que alguém faz compra no cartão de crédito no exterior, seja viajando ou até comprando alguma coisa em sites estrangeiros. Até o ano passado ele era de 6,38% em cima do valor da compra, a partir do dia 2 deste mês o IOF teve uma queda de 1% valendo agora, 5,38%.

Essa mudança já traz um respiro para a reserva de hospedagem feita online e compras de ingressos por exemplo que os viajantes costumam fazer antes de viajar.

O IOF irá cair gradativamente até zerar conforme o decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro:

5,38%: a partir de 2 de janeiro de 2023
4,38%: a partir 2 de janeiro de 2024
3,38%: a partir 2 de janeiro de 2025
2,38%: a partir 2 de janeiro de 2026
1,38%: a partir 2 de janeiro de 2027
zero: a partir de 2 de janeiro de 2028

Para complementar a boa notícia, para quem pretende viajar para a Argentina, o uso do cartão de crédito ganhou mais vantagem pois desde o final do ano passado, qualquer bandeira já está operando com a cotação paralela que é mais vantajosa para os brasileiros. Uma compra feita no cartão de crédito antes era com a cotação oficial que é quase o dobro da cotação do dólar MEP que é a nova cotação utilizada pelos cartões de crédito. Confira aqui detalhes.

Partiu viajar? Encontre aqui passagem aérea barata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.